A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA"— Transcrição da apresentação:

1 NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA
PROJETO ESTRUTURANTE NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA 1º SIMPÓSIO ASPECTOS CONCLUSIVOS

2 RETROSPECTIVA Até 19 de Outubro
Preparação das equipes dos subprojetos e planejamento do simpósio Resultado: concretização do simpósio Créditos: Gen Brandão; Gen Megid; gerentes e supervisores dos subprojetos Efetivos das equipes: De Brasília: 61 De outras guarnições: 60 Créditos: C Mil A e DECEx

3 RETROSPECTIVA 19 e 20 de Outubro
Ambientação e trabalhos internos no âmbito dos subprojetos Resultado: propostas levadas a debate no simpósio

4 RETROSPECTIVA 21 e 22 de Outubro
Apresentações e debates entre os subprojetos Resultado: ampla discussão dos assuntos relativos ao projeto Maior interesse nos debates: Capacitação de Pessoal e Infraestrutura (material)

5 Resultado: - Apresentação dos aspectos conclusivos
RETROSPECTIVA 23 de outubro Encerramento Resultado: - Apresentação dos aspectos conclusivos (base para o documento consolidando as ações visualizadas para o prosseguimento do projeto)

6 OBJETIVOS DO P E N S E 1. IMPLANTAR UM NOVO E EFETIVO SISTEMA DE ENGENHARIA, BASEADO NA RACIONALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS OPERACIONAIS E ORGANIZACIONAIS, POR INTERMÉDIO DA CENTRALIZAÇÃO E MODULARIDADE DOS MEIOS, PRIVILEGIANDO A MOBILIDADE. 2. AMPLIAR A CAPACIDADE OPERACIONAL DA ENGENHARIA. 3. APERFEIÇOAR O CONTROLE AMBIENTAL NAS ATIVIDADES MILITARES.

7 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA 1) Há a necessidade de atualização do Manual “Engenharia em Operações”, em substituição ao C 5-1 que se encontra desatualizado, de modo a alinhar a Engenharia com a evolução da doutrina da Força Terrestre, introduzida por meio dos novos Manuais do EME, editados em 2014.  Ações a realizar: Concluir a proposta de índice já elaborada, de modo a contemplar todos os assuntos relevantes. Buscar a aprovação do EME até dezembro de 2017.

8 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA 2) Até que o Manual “Engenharia em Operações” seja aprovado, elaborar Notas de Coordenação Doutrinária, visando a padronizar o tema, alinhando-o com os conceitos introduzidos pelos novos Manuais do EME e, também, a permitir o debate sobre o assunto, particularmente nas escolas. Ações a realizar: Elaborar NCD, ainda este ano, iniciando com Atividades e Tarefas de Engenharia e Organização da Engenharia no TO.

9 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA 3) Os temas: Estrutura de pessoal e material de Eng para cumprir as tarefas; Reflexos para dimensionamento dos BEC, BECmb, SU; e Constituição da E/Bda não puderam ser debatidos durante o simpósio. Ação a realizar: Incluir os temas nos debates, no âmbito do subprojeto DOUTRINA, a partir de então.

10 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA 4) Foi apresentada a proposta do índice do Manual Engenharia em Operações a seguir Ações a realizar: difundir a todos os subprojetos.

11 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA CAPÍTULO 1 - ASPECTOS GERAIS DO APOIO DE ENGENHARIA 1.1 Missão e organização geral 1.2 Características e princípios gerais de Emp da Engenharia 1.3 Organização para o combate 1.4 As Atividades de Engenharia e as funções de combate CAPÍTULO 2 - APOIO DE ENGENHARIA NO TEATRO DE OPERAÇÕES 2.1 A engenharia na zona de administração 2.2 A engenharia de FTC 2.3 A engenharia de divisão de exército 2.4 A engenharia de brigada 2.5 O processo de geração de forças de engenharia CAPÍTULO 3 - COMANDO E ESTADO-MAIOR DE ENGENHARIA 3.1 Cmdo e EM de engenharia 3.2 Exame de Situação 3.3 Estudo do Terreno 3.4 Planos e Ordens de Eng

12 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA CAPÍTULO 4 – AP ENG EM OP DE GUERRA 4.1 Apoio de Engenharia em Op Ofensivas 4.2 Apoio de Engenharia em Op Defensivas 4.3 A Engenharia nas Op Transposição de Curso de Água CAPÍTULO 5 – AP ENG EM OPERAÇÕES DE NÃO GUERRA 5.1 Operações de engenharia 5.2 Ap Eng Op de Paz 5.3 Ap Eng Op GLO 5.4 Ap Eng Op De Pacificação CAPÍTULO 6 - A ENG EM OP COM CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS 6.1 Ap Eng Op aeromóveis 6.2 Ap Eng Op aeroterrestres 6.3 Ap Eng Op contra forças irregulares 6.4 Ap Eng ao ataque a posições fortificadas 6.5 Ap Eng ao combate em localidades 6.6 Ap Eng Op anfíbias 6.7 Ap Eng Op noturnas 6.8 Ap Eng Op Abertura de Brechas

13 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA CAPÍTULO 7 - AP ENG SOB CONDIÇÕES ESP DE AMBIENTE 7.1 Ap Eng em ambiente de selva 7.2 Ap Eng em montanha 7.3 Ap Eng na Caatinga 7.4 Ap Eng sob condições QBRNE CAPÍTULO 8 - TRABALHOS E ATRIBUIÇÕES DE ENGENHARIA 8.1 Rec de Engenharia 8.2 Estradas 8.3 Pontes 8.4 Organização do Terreno 8.5 Instalações 8.6 Assistência Técnica 8.7 Geoinformação e Estudo do Terreno

14 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto DOUTRINA CAPÍTULO 9 – LOGÍSTICA DE ENGENHARIA 9.1 O Gp Funcional Engenharia 9.2 Desdobramento da Eng no TO em Ap à Função Cmb Logística 9.3 Produção de Geoinformação 9.4 Material e Eqp de Engenharia 9.5 Tarefas Afetas à Atv Mnt 9.6 Prev e Prov de Mat CL IV E VI 9.7 Plj e Exe Tratamento de Água 9.8 Estac e Combate a Incêndios ANEXOS - Mementos e Modelos de Ordens de Operações

15 Subprojeto Infraestrutura
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Infraestrutura A obtenção dos materiais/equipamentos de engenharia irá proporcionar o aumento da capacidade operacional da Arma com a finalidade de apoiar o Exército no cumprimento de sua missão. Ações a realizar:  Atualizar o POCME no PEEx; Propor ao EME as minutas de CONDOP e ROB dos materiais de engenharia;

16 Subprojeto Infraestrutura
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Infraestrutura Ações a realizar: Desenvolver ações para alinhar as necessidades da Engenharia com os Pjt Estrt EB;  - Encaminhar, por intermédio do EME, aos órgãos governamentais as necessidades de materiais que gerem capacidades para emprego no apoio à defesa civil e ao desenvolvimento nacional, visando a obtenção de recursos; e Promover campanha de comunicação junto à Alta Administração do Exército, particularmente aos Cmdo Mil A, visando efetivar o POCME.  

17 Subprojeto Infraestrutura
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Infraestrutura 2) Os módulos de materiais/equipamentos para os Gpt E deverão ser customizados de acordo com as “vocações” e peculiaridades de cada C Mil A. Ações a realizar: Apresentar aos C Mil A (por intermédio dos Gpt E quando houver), os Mat/Eqp Eng que proporcionem as capacidades necessárias ao apoio; Assessorar os Cmt Mil A no sentido de que os materiais Eng poderão ser obtidos pelos projetos estratégicos nas áreas daqueles G Cmdo.

18 Subprojeto Infraestrutura
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Infraestrutura 3) É fundamental o atendimento do DOAMEPI (doutrina, organização, adestramento, material, ensino, pessoal e infraestrutura) para o atingimento das capacidades a serem geradas pela obtenção dos novos materiais/equipamentos. Ações a realizar: Estudar os possíveis alinhamentos relativos à: política de pessoal, política de capacitação e aquisição de material, visando garantir a otimização do ciclo de vida do material de engenharia; Prosseguir nos estudos, no âmbito do Subprojeto, para o atendimento dos demais itens do DOAMEPI.

19 Subprojeto Infraestrutura
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Infraestrutura 4) A concepção de meios de transposição proposta deve ser realista, preservando os meios existentes passíveis de emprego e agregando novos materiais que aumentem a capacidade da Engenharia, contribuindo para o PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO. Ações a realizar: Inserir na proposta orçamentária futura a necessidade de recursos para aquisição de itens para manutenção da operacionalidade do material; Assessorar o EME quanto às CONDOP e aspectos de ROB para a aquisição de novos meios de transposição; e Encaminhar, por intermédio do EME, aos ógãos governamentais, as necessidades de materiais que gerem capacidades para emprego no apoio à defesa civil e ao desenvolvimento nacional, visando a obtenção de recursos. 

20 Subprojeto Infraestrutura
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Infraestrutura 5) É fundamental o fortalecimento da “cultura de gestão do material Classe IV e VI”, em particular a manutenção, o que contribui para ampliar a capacidade operacional do Exército. Ações a realizar: Proporcionar as condições (DOAMEPI) para que a DME venha desempenhar de forma efetiva suas atribuições; e Estabelecer contrato de objetivos DEC / COLOG para definir as responsabilidades das atividades logísticas relativas às Classes VI e IV, eliminando as áreas de indefinições gerenciais.

21 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 1) Ratificação da previsão de um Gpt E por C Mil A, para garantir o assessoramento nas áreas afetas à Engenharia. Ações a realizar: Priorizar a consolidação dos atuais Gpt E e propor a inclusão no PEEx para a realização de EVTEA para os novos Gpt E

22 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 2) Necessidade de definição de um QC para os Gpt E, alinhado com os aspectos doutrinários. Ações a realizar: Elaborar uma proposta de QCP, levando em consideração as atividades prevista para os Gpt E e ativando apenas as estruturas necessárias. Cada Gpt E poderá ter uma estrutura diferente dos demais.

23 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 3) Necessidade de definição da origem dos cargos para as novas estruturas dos Gpt E, relativas a obras militares, patrimônio e Meio Ambiente. Ações a realizar: Garantir que as RM transfiram os cargos correspondentes às atividades recebidas pelos Gpt E e complementar com outros oriundos da racionalização.

24 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 4) As experimentações em andamento apontam para a centralização, nos COE dos Gpt E, da gestão das Obras de Cooperação, Obras Militares, Operações de Engenharia e Meio Ambiente. Ação a realizar: Ratificar ou não ao final da experimentação dos Gpt E.

25 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 5) Necessidade de definição das atribuições do Gpt E com relação à gestão do Material de Engenharia Ação a realizar: Estudar propostas com a DME

26 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 6) A absorção da atividade de Patrimônio Imobiliário pelos Gpt E aponta para a criação de uma seção à parte na estrutura dessas Grandes Unidades, tendo em vista a complexidade e a quantidade de processos nessa área e as implicações doutrinárias. Ação a realizar: Estudar propostas com os Gpt E.

27 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 7) Há necessidade de otimizar a integração das Diretorias nos assuntos correlacionados (Obras Militares, Obras de Cooperação e Projetos de Engenharia), de modo a facilitar o emprego conjunto das estruturas de Obras Militares e Obras de Cooperação no âmbito do Sistema de Engenharia.  Ações a realizar: Estudar propostas junto ao DEC e Diretorias.

28 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 8) Oportunidade de criação do BESl, em Manaus, com ativação de seu Núcleo ainda em 2016. Ação a realizar: Aguardar aprovação do EVTEA.

29 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 9) Necessidade de priorização de recompletamento em RH dos Gpt E existentes. Ação a realizar: Estudar propostas com os Gpt E.

30 Subprojeto Estrutura Organizacional
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Estrutura Organizacional 10) Possibilidade de obtenção de claros por meios das seguintes ações: - Extinção e/ou transferência de OM; - Absorção administrativa, pelos BECmb, das Cia E próximas, resultando racionalização Adm; - Utilização de PTTC para atuar nas áreas Administrativa, Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Obras; - Contratação de OTT, STT e MOT; - Admissão de Servidor Civil; - Abertura de claros nas OM do SEEx para a classificação de militares de outras A/Q/Sv em funções condizentes, conforme preconizado na proposta de implantação da carreira em “y”. Ação a realizar: Apresentar propostas.

31 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 1) O diagnóstico curricular indicou um desequilíbrio entre os assuntos atinentes às atividades de combate e de construção na formação do Sgt Eng, indicando a necessidade de complementação por meio de cursos e estágios. Ações a realizar: - Realizar Cursos e Estágios de capacitação na área Engenharia nos Estabelecimentos de Ensino.

32 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 2) Identificou-se a necessidade de complementação da formação do Of Eng na vertente Cmb, além do incremento do ensino da disciplina Topografia  Ações a realizar: - Propiciar o aprendizado de disciplinas eletivas para o 4º ano. - Realizar Cursos e Estágios após a formação.

33 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 3) Foi verificada a necessidade de cursos/estágios no nível Gerencial de Engenharia para as Escolas de Aperfeiçoamento (EsAO/EASA) Ação a realizar: - Complementar o aperfeiçoamento por meio de cursos e estágios no nível gerencial.

34 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 4) Diagnosticada a necessidade de racionalizar o PLADIS do curso de graduação FC/IME e de empregar a Capacidade Técnica do IME. Ações a realizar: - Propor a alteração da carga horária da Formação Militar, acrescentando as disciplinas Práticas de Engenharia e Atividades Externas - Estudar a possibilidade de o IME validar Estágios do CIEC e de que professores Ad Hoc possam atuar no Centro. - Ampliar a especialização dos Of QEM FC por meio do Apoio do SEEx.

35 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 5) Verificou-se que a revisão do PPQ , propondo o ajuste da carga horária para 360 horas (9 semanas), não contempla o assunto Meio Ambiente. Ação a realizar: - Propor ao COTER inserir no PPQ o assunto Meio Ambiente.

36 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 6) O estudo da construção curricular das Escolas de Formação e Aperfeiçoamento indica a necessidade de complementar a capacitação dos Oficiais e Sargentos para suprir as deficiências verificadas. Ação a realizar: - Estudar a criação da Escola de Engenharia do Exército, que poderá absorver estruturas existentes ou planejadas.

37 Subprojeto Capacitação de Pessoal
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Capacitação de Pessoal 7) Há necessidade de alinhar a preparação da tropa de engenharia com o processo de Transformação do Exército; atualmente, não há uma estrutura/organização para avaliação das Frações de Engenharia; há pouca interação/integração da Engenharia com as demais Armas; e inexiste Banco de Dados de desempenho e Lições Aprendidas (SADLA/SISPREPARO/SISOMT) no âmbito da preparação da Engenharia. Ação a realizar: - Propor a criação de uma Seção de Engenharia no CAA-Sul.

38 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto SIGAEB 1) Há necessidade de regulamentação da Conformidade Ambiental Militar (CAM), como procedimento administrativo de gestão ambiental Ações a realizar: (Externamente) - Publicar a Portaria Normativa do MD, estabelecendo as diretrizes para a declaração do “caráter militar”; Buscar aprovação do Decreto, dispondo sobre os empreendimentos e atividades de caráter militar previstos para o preparo e emprego, para fim de aplicação da LC 97/99.

39 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto SIGAEB  Ações a realizar: (Internamente) - Atualizar as normas que estabelecem as diversas competências do SIGAEB, em função da aprovação do Decreto do Poder Executivo (atribuições do ODG, ODS e Diretorias subordinadas, Gpt E/RM e das OM). - Atualizar/Criar as Normas Técnicas referentes à gestão do componente ambiental oriundo das diversas atividades/empreendimentos militares dos ODS conforme sua área de atuação; - Regulamentar/normatizar outros aspectos ambientais (supressão de vegetação, atuação das FA em UC e terras indígenas, etc).

40 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto SIGAEB 2) Há necessidade de informatizar o Sistema de Gestão Ambiental e de sincronizar as ações entre a DPIMA e os Gpt E/RM/OM. Ações a realizar: - Verificar a viabilidade de interligação com outros sistemas - Sugerir a automatização da análise do componente ambiental das obras militares no Sistema OPUS. - Identificar os problemas ambientais mais relevantes; - Definir indicadores de desempenho ambiental; - Definir metodologia de medição do desempenho da CAM; - Fazer estimativa de necessidade de pessoal e recursos financeiros.

41 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto SIGAEB 3) O conteúdo do assunto meio ambiente nos Planos de Disciplinas das Escolas e no SIMEB deixa a desejar. Ações a realizar: - Propor a revisão do conteúdo de disciplinas das áreas do Meio Ambiente nos currículos das Escolas do DECEx (PLADIS) e no SIMEB (PIM e PP); - Patrocinar cursos no meio civil na área de meio ambiente; - Priorizar a realização de cursos de meio ambiente para os Gpt E / RM.

42 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto SIGAEB 4) Há entendimento para a criação de um Centro de Educação Ambiental Ações a realizar: Aguardar a conclusão e aprovação do EVTEA. Estudar a proposição de normas para a regulamentação do Centro, caso seja aprovado. Estudar a proposição de incluir o Centro na Escola de Engenharia.

43 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto SIGAEB 5) Há uma transversalidade das ações do SIGAEB com os demais subprojetos do PENSE Ação a realizar: - Estabelecer permanente ligação com as equipes dos demais subprojetos.

44 Subprojeto Legislação
ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto Legislação 1) A legislação diz respeito a todos os subprojetos e as demandas são decorrentes das suas necessidades Ações a realizar: - Fazer pesquisa e levantamento de documentos atuais que necessitam de atualização; - Estabelecer permanente ligação com as equipes dos demais subprojetos; para a elaboração da legislação necessária.

45 ASPECTOS CONCLUSIVOS Gpt E Necessidades comuns Atualização da missão e definição do QC dos Gpt E Completamento dos cargos necessários às novas atividades Reestruturação do Gpt E Definição da sistemática de gestão do Material de Engenharia Gestão do controle patrimonial (legislação) Experimentação Ações a realizar: Concluir a experimentação no prazo e apresentar propostas. Interagir com o PENSE para buscar definições.

46 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 1) A realização do simpósio em si cumpriu uma das entregas do subprojeto GESTÃO, contribuindo para o desenvolvimento do Plano do Projeto, apontando ações que poderão ser tomadas em direção aos objetivos do PENSE. Ações a realizar: Divulgar no âmbito do Sistema Engenharia do Exército as realizações do PENSE.

47 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 2) Constata-se que temos dificuldades de empregar com naturalidade a metodologia de planejamento de Projetos. As NEGAPEB, aprovadas pelo EME não estão, ainda, suficientemente incorporadas na nossa cultura institucional. A metodologia preconizada comprovadamente facilita o planejamento, a execução e o controle das ações de um projeto. Em que pese haver oportunidades de realização de cursos e estágios voltados para esse assunto, a realidade é que muito poucos a praticam. Ações a realizar: Intensificar a divulgação e o emprego do método apontado pelas NEGAPEB no âmbito do Sistema Engenharia do Exército, particularmente nos subprojetos do PENSE.

48 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 3) Há convicção de que é necessário: que as atividades estejam contempladas no PEEx; que seja prevista, sempre, a realização de EVTEA; seguir a Metodologia de Planejamento de Projetos O que constar do PEEx pode acontecer; o que não constar, com certeza não acontecerá. O EVTEA dá suporte jurídico e técnico para a realização da atividade. A metodologia de Planejamento de Projetos facilita as tomadas de decisão. Ação a realizar: Manter a recomendação, no âmbito do Sistema Engenharia, para que sejam seguidos esses procedimentos.

49 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 4) Há a necessidade e oportunidade de completar e atualizar a documentação dos subprojetos, pois a conformidade documental é que dá a segurança jurídica para os atos decorrentes do planejamento realizado no âmbito do projeto, perante os órgãos de controle interno e externo (CCIEx e TCU). Ação a realizar: Concluir e atualizar a documentação de todo o projeto, realizando a sua publicação e encaminhando ao EME, a fim de dar conformidade jurídica aos atos decorrentes do projeto.

50 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 5) A necessidade de recursos para o PENSE será grande. Ação a realizar: Intensificar a interação com o EME e com os Cmt Mil A, no sentido de sensibilizar quanto às necessidades e prioridades do Exército.

51 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 6) Manter as equipes para continuidade dos subprojetos. Ação a realizar: Publicar em Boletim do Exército a constituição das equipes, assim como a documentação completa do projeto.

52 ASPECTOS CONCLUSIVOS Subprojeto GESTÃO 7) O simpósio cumpriu, também, o objetivo de divulgar as realizações do projeto para além do Sistema Engenharia. O conhecimento do projeto e o envolvimento de integrantes do Exército fora do Sistema Engenharia, particularmente os mais jovens, é essencial para dar sustentação e credibilidade aos atos decorrentes do projeto.  Ações a realizar: - Atuar, particularmente junto aos estabelecimentos de ensino, na divulgação do Projeto; - Manter atualizado o site publicando as realizações do simpósio.

53 O QUE SE PRETENDE NO FUTURO
REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA ENGENHARIA, CENTRALIZANDO NO DEC O APOIO TÉCNICO A TODAS AS ATIVIDADES DE ENGENHARIA 2. CENTRALIZAÇÃO SELETIVA DOS MEIOS DE ENGENHARIA DE TODOS OS COMANDOS MILITARES DE ÁREA NOS GRUPAMENTOS DE ENGENHARIA, ATENDENDO AO PRINCÍPIO DE EMPREGO DA ENGENHARIA

54 O QUE SE PRETENDE NO FUTURO (ESCOLA DE ENGENHARIA?)
3. CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS PARA ESPECIALIZAÇÃO DE PESSOAL NAS ATIVIDADES DE ENGENHARIA (ESCOLA DE ENGENHARIA?) 4. AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE ENGENHARIA MODERNO E ADEQUADO À MISSÃO 5. OBTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA PARA AS OM DE ENGENHARIA

55 O QUE SE PRETENDE NO FUTURO
6. PARTICIPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO DA ENGENHARIA 7. ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE ÀS ATIVIDADES DE ENGENHARIA 8. OBTENÇÃO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

56 COMO ATINGIR ESSA PRETENSÃO?
ATIVIDADES NO PEEx ESTUDOS DE VIABILIDADE METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETO (NEGAPEB) RECURSOS

57 HÁ MUITO O QUE PODE SER FEITO SEM A NECESSIDADE DE MUITOS RECURSOS
POR ENQUANTO, HÁ MUITO O QUE PODE SER FEITO SEM A NECESSIDADE DE MUITOS RECURSOS (PLANEJAMENTO)

58 a transformação da ENGENHARIA vai depender do êxito do PENSE
CONCLUSÃO O pretenso êxito do simpósio deveu-se ao trabalho das equipes dos subprojetos, assim como a transformação da ENGENHARIA vai depender do êxito do PENSE

59 Projeto Estruturante Novo Sistema de Engenharia
O QUE COMO PENSE Projeto Estruturante Novo Sistema de Engenharia GRANDE COMECE Centralização Organizacional e Modularização para Emprego Coordenado da Engenharia PEQUENO ANDE Ações Necessárias para o Desenvolvimento da Engenharia RÁPIDO (Com os pés no chão)

60 ENTÃO, AO BRAÇO FIRME! AVANTE REMAR!


Carregar ppt "NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google