A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tendências Pedagógicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tendências Pedagógicas"— Transcrição da apresentação:

1 Tendências Pedagógicas
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

2 Educação Libertadora A Educação libertadora vê o educando como um sujeito da História. A educação libertadora busca desenvolver a consciência crítica de que já são portadores os educando. O projeto final da educação libertadora é contribuir para que as pessoa sejam agentes de transformação do mundo.

3 Conteúdos Os conteúdos são denominados “temas geradores”, que são pratica da própria vida dos educando. O importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida.

4 Temas Geradores Podem ser localizados em círculos concêntricos, que partem do mais geral ao mais particular. Temas de caráter universal, contidos na unidade epocal mais ampla, que abarca toda uma gama de unidades e subunidades, continentais, regionais, nacionais, etc. Em círculos menos amplos, nos deparamos com temas e “situações limites”, características de sociedade de um mesmo continente ou de conhecimentos distintos,

5 Métodos Não há lugar para professores que tudo sabe, e o aluno que nada sabe. Em seu lugar haveria: o coordenador de debates, o diálogo, o participante de grupo. A forma de trabalho educativo é o “grupo de discussão a quem cabe autogerir a aprendizagem, definindo o conteúdo e a dinâmico das atividades.”

6 Aluno x Professor Tendo o diálogo como método básico, o professor e o aluno se posicionam como sujeitos de auto conhecimento. Elimina-se toda a relação de autoridade.

7 Aprendizagem A aprendizagem se dá através de resolução de problemas/situação.

8 Papel da Escola Quando se fala em educação no geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, medializados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem num sentido de transformação social.

9 Educação Popular Antes de ser apenas um projeto pedagógico, é um verdadeiro método de ensino, pautado na leitura de mundo e na análise aprofundada das relações e dos diferentes níveis de opressão, que possibilita a politização de todos os participantes do processo e, consequentemente, sua emancipação.

10 O que caracteriza a Educação Popular?
Caracterizada pela dinâmica e a aplicação da metodologia; Mas o que caracteriza a metodologia da Educação Popular é esta aberta a uma visão estratégica, segundo uma concepção de sociedade embutida nessa metodologia, como a critica à sociedade atual, capitalista neoliberal.

11 Para Freire, uma educação popular e verdadeiramente libertadora se constrói a partir de uma educação problematizadora, alicerçada em perguntas provocadoras de novas respostas, no diálogo crítico, libertador, na tomada de consciência de sua condição existencial.

12 Referências TERTO, Jamerson Delmontes et al. Uma abordagem da educação popular em Direitos Humanos no Programa de Assessoria Jurídica Estudantil. SEMINARIO FINAL DO PROGRAMA ALFA Human Rights Facing Sacurity/III Encontro Anual da ANDHEP/IV Seminario Internacional de Direitos Humanos da UFPB, João Pessoa, PB, (Comunicação cientifica).


Carregar ppt "Tendências Pedagógicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google