A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk."— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk

2  Marx nasceu na Alemanha, na pequena cidade de Treves em 5 de maio de 1818. Nesta cidade ainda no ginásio pode-se identificar duas de suas ideias que marcariam profundamente o seu pensamento. 1.A primeira é a ideia de que o homem feliz é aquele que busca fazer todos os homens felizes, isto é, que trabalha em prol da humanidade. 2.A segunda é a ideia de que os homens não podem determinar, em grande medida, o seu desenvolvimento, isto é, estão profundamente condicionados pelo estado social da sua existência.

3  Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado.

4  Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.

5  Karl Marx fez uma análise dialética sobre o tema, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, na disputa desigual entre capital e proletário sempre o primeiro sai vencedor.

6  A teoria do valor-trabalho de Marx tem sido submetida a intensa e sistemática crítica, desde praticamente o seu surgimento, há mais de um século. Todo o esforço dirigido a mostrar seus supostos equívocos ou inconsistências, sem dúvida nenhuma, tem uma elevada motivação ideológica. E não é para menos. Como é óbvio, o que está por trás de toda a discussão e de toda fúria que sustenta tal esforço não é uma preocupação técnica sobre como se determinam os preços, mas a explicação da origem do lucro numa sociedade capitalista.

7  De fato, ao contrário das teorias de Smith e Ricardo, a teoria marxista do valor tem como consequência necessária a conclusão de que o excedente econômico capitalista e, em particular, o lucro é fruto da exploração, do trabalho não pago. Não é possível aceitar integralmente a perspectiva de Marx sobre a riqueza e sobre o valor sem concluir-se que a própria natureza íntima do capital implica uma contradição antagônica entre classes e que ele significa uma violência contra a natureza humana. Nessa perspectiva, o capital é a própria negação do Homem e a teoria de Marx é, por si mesma, radicalmente anticapitalista.

8  Em uma indústria têxtil, um trabalhador precisa apenas de 4 horas por dia para produzir bens no valor do seu salário mensal. Assim, partindo do princípio que a jornada diária de trabalho tem 8 horas, em um mês com 22 dias de trabalho, o trabalhador precisa apenas de 11 dias para produzir o valor equivalente ao seu salário. Apesar disso, ele não pode trabalhar apenas 11 dias por mês ou 4 horas por dia, e deve continuar produzindo. O lucro obtido com o seu trabalho nas restantes horas vai para o seu patrão e é designada como mais-valia. De acordo com Marx, este exemplo designa a mais- valia absoluta.

9  A mais-valia relativa remete para o aumento da produtividade através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.  Marx chega a afirmar que como critério determinante do valor de uma mercadoria “impõe-se o tempo de trabalho socialmente necessário à sua produção, que é a sua lei natural reguladora.

10  Só mesmo dentro de uma mesma faixa tecnológica os meios tradicionais de aumento da lucratividade, apontados por Marx, continuam determinantes. Não sendo assim, o que importa é adicionar tecnologia a um produto. Aliás, com a economia globalizada e informatizada, intermediada por softwares, cada vez mais é a capacidade do produto de inserir-se e articular-se com a rede de mídias que garante a sua lucratividade.

11  Fonte: http://pt.shvoong.com/social- sciences/1705312-karl-marx-conceito-mais-valia, acesso em 25/05/2015.  http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_ biblioteca/cm16carcanholo.htm


Carregar ppt "Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google