A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS PENSADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS PENSADORES."— Transcrição da apresentação:

1 OS PENSADORES

2 EMÍLIA FERRERO – ARGENTINA A vanguarda na alfabetização.
Psicolingüista Argentina, doutorou-se pela Universidade de Genebra, orientada por Jean Piaget. Inovou ao utilizar a teoria do mestre para investigar um campo que não tinha sido objeto de estudo piagetiano. Aos 62 anos, é pesquisadora do Instituto Politécnico Nacional, no México.

3 O QUE FICOU As crianças chegam à escola sabendo várias coisas sobre a língua. É preciso avaliá-las para determinar estratégias para sua alfabetização. UM ALERTA Apesar de a criança construir seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização, cabe a você, professor, organizar atividades que favoreçam a reflexão sobre a escrita.

4 CÉLESTIN FREINET - FRANCÊS Uma escola ativa e cooperativa.
Nascido em 1896 em Gars, um vilarejo ao sul da França, o professor primário não chegou a concluir seus estudos na Escola Normal de Nice. Com o início da 1ª Guerra, alistou-se e participou dos combates. Em 1920, iniciou a carreira docente, construindo os princípios de sua prática. A educação, a seu ver, deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Faleceu em 1966.

5 O QUE FICOU Ninguém avança sozinho em sua aprendizagem. A cooperação é fundamental. UM ALERTA Levar a turma a aulas-passeio não faz do professor um praticante da pedagogia de Freinet. É preciso considerar a realidade em que os alunos estão inseridos.

6 PAULO FREIRE - BRASILEIRO O importante é ler o mundo.
Nascido em 1921, no Recife, formou-se advogado em 1959, mas nunca exerceu a profissão. O ensino era sua paixão. Exilado após golpe militar de 1964, foi para o Chile, onde escreveu Pedagogia do Oprimido (1968), livro que o tornou conhecido mundialmente. Morreu em 1997, em São Paulo, cidade da qual foi Secretário da Educação de 1989 a 1991.

7 O QUE FICOU É preciso pôr fim a educação bancária, em que o professor deposita em seus alunos os conhecimentos que possui. UM ALERTA A técnica de silabação utilizada por ele em seu método de alfabetização de adultos está ultrapassada, ainda que a idéia de trabalhar com palavras geradoras permaneça bastante atual.

8 HOWARD GARDNER - AMERICANO Valorizando o ser por inteiro.
O psicólogo americano de 56 anos é professor de Cognição e Educação e integrante do Projeto Zero, um grupo de pesquisa em Cognição humana mantido pela Universidade de Harvard. Também leciona neurologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston. Escreveu dezoito livros.

9 O QUE FICOU A escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não apenas a lógica- matemática e lingüística como é mais comum. UM ALERTA Para que as diversas inteligências sejam desenvolvidas, a criança tem de ser mais que uma mera executora de tarefas. É preciso que ela seja levada a resolver problemas.

10 Da experiência nasce o conhecimento.
JEAN PIAGET - SUIÇO Da experiência nasce o conhecimento. Nascido na Suíça, em 1896, numa família rica e culta, aos 7 anos já se interessava por estudos científicos. Biólogo de formação, estudou Filosofia e doutorou-se em Ciências Naturais aos 22 anos. Em 1923, lançou A Linguagem e o Pensamento na Criança, o primeiro de seus mais de sessenta livros. Faleceu em 1980, na Suíça.

11 O QUE FICOU É na relação com o meio que a criança se desenvolve construindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca. UM ALERTA O professor deve respeitar o nível de desenvolvimento das crianças. Não se pode ir além de suas capacidades nem deixá-la agir sozinhas.

12 PHILLIP PERRENOUD - SUÍÇO
Formação, avaliação, pedagogia diferenciada e principalmente, o desenvolvimento de competências. Doutor em sociologia e antropologia, tem 58 anos e dá aulas nas Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação. 1) Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 2) Administrar a progressão das aprendizagens; 3) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; 4) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 5) Trabalhar em equipe; 6) Participar da administração escolar; 7) Informar e envolver os pais; 8) Utilizar novas tecnologias; 9) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; 10) Administrar a própria formação;

13 O QUE ELE DIZ Relaciona num de seus livros as dez novas competências para ensinar. Também fala sobre avaliação, pedagogia diferenciada e formação. UM ALERTA As dez competências não contemplam todas as relações que se estabelecem em sala de aula. Por isso, nunca deixe de lado sua sensibilidade afetiva.

14 CÉSAR COLL - ESPANHOL Plano curricular que satisfaça todos os níveis de funcionamento de uma escola. Professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil.

15 O QUE ELE DIZ A preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola. O que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelos professores. UM ALERTA O bom funcionamento de um currículo depende não só do professor, mas também dos alunos, pais, funcionários, coordenadores e diretores.

16 ANTÔNIO NOVÓA - PORTUGUÊS
Plano curricular que satisfaça todos os níveis de funcionamento de uma escola. Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

17 O QUE ELE DIZ O desafio dos profissionais da área escolar é manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas eficientes. UM ALERTA A busca isolada pela atualização é difícil e, por isso, é aconselhável um vínculo com uma instituição. Mas o mais importante é entender que o local de trabalho é o espaço ideal para a formação continuada

18 Processos internos e influências externas.
LEV VYGOTSKY - RUSSO Processos internos e influências externas. Apesar da vida curta – morreu de tuberculose em 1934, aos 37 anos – o pensador bielo-russo teve uma produção intelectual intensa. Formado em Direito, também fez cursos de Medicina, História e Filosofia. Por motivos políticos, suas obras foram censuradas e chegaram ao Ocidente apenas nos anos 60 – no Brasil, só no início da década de 80.

19 O QUE FICOU O aprendizado é essencial para o desenvolvimento do ser humano e se dá sobretudo pela interação social. UM ALERTA A idéia de que quanto maior for o aprendizado maior será o desenvolvimento não justifica o ensino enciclopédico. A pessoa só aprende quando as informações fazem sentido para ela.

20 EDGAR MORIN - FRANCÊS Reformar o pensamento
Nascido em 8 de julho de 1921, graduou-se em Economia Política, História, Geografia e Direito. Publicou, em 1977, o primeiro livro da série O Método, no qual inicia sua explanação sobre a teoria da complexidade. Em 1999, lançou A Cabeça Bem-Feita e OS Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, além de outros três títulos sobre educação.

21 O QUE ELE DIZ Defende a incorporação dos problemas cotidianos ao currículo e a interligação dos saberes. Critica o ensino fundamentado. UM ALERTA Sem uma reforma do pensamento, é impossível aplicar suas idéias. O ser humano é reducionista por natureza e, por isso, é preciso esfoçar-se para compreender a complexidade e combater a simplificação.

22 FERNANDO HÉRNANDEZ - ESPANHOL
Projetos Doutor em Psicologia e professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Tem 50 anos e há 20 se dedica a lutar pela inserção dos projetos didáticos na escola.

23 O QUE ELE DIZ A organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem. UM ALERTA Todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.

24 BERNARDO TORO - COLOMBIANO Cooperação - Contextualização
Vice-presidente de relações públicas da Fundação Social, entidade civil cuja missão é combater a pobreza na Colônia. Dirige há oito anos um programa de educação social e preside a Confederação Colombiana de ONGs. 1) Domínio da leitura e da escrita; 2) Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas; 3) Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações; 4) Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social; 5) Receber criticamente os meios de comunicação; 6) Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação; 7) Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

25 O QUE ELE DIZ Criou os códigos da modernidade, que são as 7 competências mínimas para participação produtiva e a inserção social do ser humano no séc. XXI. Para desenvolvê-los o ensino deve ser contextualizado. UM ALERTA Contextualizar não significa utilizar qualquer tema da atualidade. Canalize suas energias para assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.


Carregar ppt "OS PENSADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google