A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de pesquisa científica: Qualitativa e Quantitativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de pesquisa científica: Qualitativa e Quantitativa"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de pesquisa científica: Qualitativa e Quantitativa
As classificações de Barros e Lehfeld (1990), ainda pode-se observar em Demo (1987), Minayo (1996), Marconi e Lakatos (2002), Johan (1997) e Oliveira (2000) que a pesquisa é classificada como quantitativa e qualitativa. Pesquisa quantitativa: leva em conta a metodologia de trabalho do pesquisador, que considera os dados pesquisados (em grande volume) com aplicação de tratamento estatístico.

2 Pesquisa qualitativa: é quando a metodologia utilizada pelo pesquisador analisa o contexto socioeconômico e cultural, que melhor alcança seus objetivos se aplicada por meio de grupos de pesquisa e acima de tudo quando seus objetivos têm relevância e expressão social. Ou, como considera a tendência atual, uma pesquisa pode utilizar, ao mesmo tempo,procedimentos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa.

3 Já vimos que: “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”

4 Elementos de um Projeto de Pesquisa
TEMA JUSTIFICATIVA PROBLEMA OBJETIVOS CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO HIPÓTESES ASPECTOS METODOLÓGICOS ( Amostragem, técnicas para coleta de dados) Interpretação dos dados. CRONOGRAMA ORÇAMENTO BIBLIOGRAFIA

5 A pesquisa científica se completa com a montagem do projeto de pesquisa:
(tema específico. Objetivos). O que pesquisar? Justificativa. Por que se deseja fazer esta pesquisa. recursos / material. Com quais recursos? procedimentos / metodologia. Como pesquisar? Cronograma. Em que período? Orçamento. Quanto vou gastar?

6 Texto básico: GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social . 6. Ed. 2ª reimpr. São Paulo:Atlas, 2009 ( p )

7 PRÉ-REQUISITOS P ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Escolher e organizar o tempo de trabalho; Procurar pessoas (profissionais, profs) que possam ajudar a discutir o assunto; Existência de uma pergunta, questão que deseja responder; Bom levantamento bibliográfico;

8 CONDIÇÕES P REALIZAÇÃO DE UM BOM PROJETO DE PESQUISA
Identificar um tema e delimitá-lo, demarcando-se as fronteiras da pesquisa. (Abrangência, bibliografia disponível, local a ser pesquisado, população, etc.) o TEMA surge: da observação do cotidiano; da vida profissional; de programas de pesquisa, de contatcto e relacionamento com especialistas, do feedback de pesquisas realizadas, do estudo de literatura especializada Organizar e analisar o material selecionado, usando técnicas de fichamento, resumo, etc... Fazer esboços escritos do projeto. É a partir da re-escrita constante desse primeiro rascunho, que se vai chegando a um acabamento mais acadêmico, objetivo tanto do projeto final qto, posteriormente do TCC.

9 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
O projeto de pesquisa deve ser iniciado pela escolha de um problema. Na sequência, procura-se o assunto em livros, revistas científicas especializadas, teses, dissertações etc...em bibliotecas, além das bases de dados encontradas na internet, como Academic Search Elite, MEDLINE, ISI, SciELO, AMED, Environmental Issues & Policy Indexl, LILACS entre outras. Essa busca de publicações serve para conhecer melhor o problema que emerge da pesquisa.

10 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Um projeto de pesquisa deve conter as seguintes partes: CAPA- É formatada pela NBR (2002), e dela devem constar obrigatoriamente o nome do autor do projeto, o título do projeto, a cidade e o ano de entrega do documento. O nome da institucional é opcional.

11 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Folha de Rosto – é igual a capa, devendo-se acrescentar: uma caixa de texto explicando de que se trata o trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc); o objetivo (grau pretendido aprovação em disciplina ou outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; nome do orientador, conforme NBR (2002).

12 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Ficha da Comissão Nacional de Ética em Pesquisas (CONEP). Problemática e Justificativa. Hipóteses ou questões de pesquisa, se houver. Objetivos (geral e específicos). Resultados esperados. Revisão. Metodologia.

13 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Cronograma de execução. Orçamento. Referências (bibliográficas e/ou outras) Anexos

14 COMO INICIAR O PROJETO DE PESQUISA
É O TRABALHO DO TEU – Vejamos a seguir:

15 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Escolha do tema Definido a partir da delimitação de qualquer assunto relacionado á área de interesse do pesquisador e a um problema, que pode consistir da necessidade de conhecer algum aspecto do tema, preenchendo lacunas do conhecimento e fornecendo informações novas sobre algo já estabelecido, ou seja, produzindo um avanço do conhecimento. Deve possuir relevância social e/ou científica. Deve-se verificar a viabilidade de realizar a pesquisa.

16 Recorrer a referencial teórico, para limitar a abrangência do tema...
Tornar o texto do projeto claro e acessível ao leitor, escrevendo de forma clara e objetiva. Fonte: SILVA, José Maria y SILVEIRA, Emerson Sena de. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Normas e técnicas. Ed Juiz Forana, Juiz de Fora, 2002.

17 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Com o tema definido, inicia-se uma busca bibliográfica mais extensiva e uma leitura sistemática de novas referências bibliográficas, buscando identificar o que se conhece sobre o assunto, se há e quais as controvérsias na literatura, quais as lacunas no conhecimento. É importante anotar a referencia bibliográfica de onde se retirou a informação, incluindo nome do(s) autor(es), título do trabalho, meio de divulgação, o número de páginas consultadas, cidade onde foi feita a publicação, nome da editora e ano da publicação.

18 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Delinear com clareza o objeto de estudo e definir um título. Neste momento inicia-se efetivamente a elaboração do projeto de pesquisa. Introdução do Projeto de Pesquisa Conforme exigência do órgão financiador, pode haver um item especificado como introdução, que deve englobar o problema, a justificativa e os objetivos.

19 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Problema Consiste em uma questão específica sobre o tema, que deve ser respondida após a conclusão da pesquisa. Pode se escrito sob forma de perguntas ou hipóteses, e estas sempre expostas na forma afirmativa. Em pesquisas qualitativas o problema é encarado com uma dimensão maior do que em pesquisas quantitativas. Esta dimensão é definida pelo objeto de estudo.

20 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
É o objeto que determina o alcance teórico epistemológico e de abrangência da pesquisa. Justificativa É o porquê do projeto. Deve indicar a relevância do tema/problema escolhido, esclarecendo sobre a necessidade de estudos na área, que vão possibilitar um avanço do conhecimento e, caso haja aplicabilidade, mostrar os desdobramentos possíveis. Não deve ser colocada ref. Bibl. É de vital importância para a aprovação do projeto.

21 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
A justificativa deve explicitar o problema, que é uma questão específica sobre o tema, e esta deve ser respondida após a conclusão da pesquisa, indicando a relevância social dela. Hipóteses São conjecturas nas quais há necessidade de verificar se a proposta vai funcionar ou não. São as possíveis respostas aos problemas. É uma afirmação provisória a respeito de determinado fenômeno em estudo.

22 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Quando se elabora o projeto de pesquisa, em gEral se faz a afirmação (hipótese). Testa-se empiricamente a hipótese para verse pode ser confirmada (quando positiva) ou rejeitada (quando negativa). Nem sempre o projeto precisa apresentar hipóteses explícitas, variando de acordo com o agente financiador ou a área do conhecimento. A hipótese pode se substituída por questões de pesquisa, as quais aparecem em forma de perguntas, que o pesquisador pode responder com a pesquisa.

23 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Objetivos É o que se pretende com a pesquisa. São divididos em objetivo geral, que é abrangente, de longa duração e diretamente ligado ao objeto de estudo, e os objetivos específicos, em que se delimita e especifica o alcance da pesquisa. O objetivo geral é de grande alcance e deve refletir onde se pretende chegar com a pesquisa. Os objetivos específicos se referem a aspectos mais delimitados e pontuais que, reunidos, permitem alcançar o objetivo geral.

24 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Os verbos utilizados para o objetivo geral devem ser abrangentes, como compreender, descrever, identificar, desenvolver, conhecer, avaliar, entre outros. Comumente há um objetivo geral e alguns objetos específicos, procurando-se limitar estes últimos a cerca de quatro no máximo. Nos objetivos específicos, os verbos devem caracterizar ações de curta duração e definir o alcance da pesquisa, tais como: quantificar, determinar, coletar, reconhecer, comparar.

25 Verbos usados para expressar o Objetivo
No sentido de conhecer: apontar, citar, classificar, conhecer, definir, reconhecer, relatar De compreender: concluir, deduzir, demostrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar; De aplicar: desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar; De analisar: comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, analisar; De realizar síntese: compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir; De avaliação: argumentar, avalar, contrastar, escolher, estimar, julgar, medir.

26 Metodologia É a descrição do conjunto das atividades e instrumentos a serem desenvolvidos para a aquisição dos dados (bibliog ou de campo) com os quais se desenvolverá a questão proposta pela pesquisa. Deve-se ter em mente as seguintes questões: - coleta de dados; que tipo de instrumentos usar (questionário, entrevistas, pesquisa bib., amostragem, observação participante etc); Se o procedimento será qualitativo ou quantitativo

27 Técnicas para Coleta de dados
Questionário (preenchido pelo próprio entervistado) ou formulário (preenchido indiretamente pelo entrevistador) (P. 50 livro Lehfeld) Observação Observação militante Entrevista não diretiva História de Vida

28 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Resultados esperados Devem mostrar o alcance que se pretende com a referida pesquisa, não só em termos de novos conhecimentos obtidos como também de produção científica elaborada na forma de trabalhos acadêmicos e artigos publicados em congressos e revistas científicas.

29 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Revisão Até recentemente era chamado de revisão bibliográfica, revisão de literatura ou fundamentação teórica, ou ainda referencial teórico. Pesquisas baseadas em depoimentos e material divulgado na internet fizeram com que aqueles nomes se resumissem em revisão. É elaborada a partir da leitura de livros, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, leis, decretos, filmes, internet entre outros, que tenham relação com o tema de estudo especificado no projeto.

30 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
A revisão precisa ser fidedigna ao escrito original do autor citado, não devendo em momento algum modificar ou interpretar o que o autor pesquisado escreveu, sempre fazendo a citação da fonte de informação. A revisão para a elaboração de um projeto não precisa ser muito extensa, mas no mínimo de cinco a oito autores diferentes ou com publicações diferentes devem ser consultados. Isso se deve à necessidade de obter embasamento teórico sobre o tema proposto, para checar a sua originalidade, e conhecer o estado-da-arte sobre o assunto em pauta entre outros.

31 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
As citações dos autores, ou seja, as menções no texto de uma informação extraída de outra fonte podem ser feitas de várias formas: antes, no meio oua pós o trecho transcrito para a revisão. A norma NBR (2002) trata da apresentação de citação em documentos. Metodologia É a parte do projeto em que é feito um esclarecimento sobre a (s) forma(s)pela(s) qual (is) os objetivos propostos serão alcançados.

32 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
É onde se estabelecem os passos que serão dados para a execução da pesquisa. Inclui uma revisão, que deve ser diretamente relacionada aos problemas, conhecimentos, métodos técnicas a serem utilizados na pesquisa, e uma parte prática. Esta pode ser realizada em laboratório (experimental) ou no campo, por intermédio de observações sistemáticas com controlede variáveis entre outras. Tanto na pesquisa experimental como na de campo há necessidade de especificar a população que será pesquisada.

33 Elaboração de Projeto de pesquisa
Cronograma de Execução: No cronograma deve ser previsto o tempo necessário para a coleta de dado ou de execução dos experimento. O cronograma deve listar cada proposta da metodologia juntamente com o tempo de execução predeterminada para ela.

34 Elaboração de Projeto de pesquisa
Orçamento É a parte do projeto em que são especificados os materiais de consumo e os permanentes necessários à execução do projeto, além dos recursos humanos. Materiais de consumo são: De consumo rápido – ex: cartuchos para impressora, papel,baterias, reagentes, etc. De consumo permanente – são os de durabilidade maior como armários, arquivos, carros, equipamentos, computadores, impressoras, máquinas e outros.

35 Elaboração de Projeto de Pesquisa
Recursos Humanos – relacionar as horas necessárias a cada pesquisador por semana e o total de semanas ou meses de atuação no projeto, serviços de terceiros (como digitador, editor de mapas, entre outros) Deve-se prever todos os gastos necessários para aa execução do projeto. Recomenda-se no item orçamento incluir um novo campo chamado fundo de reserva, cujo valor varia entre 5 e 10% do total geral.

36 Elaboração de Projeto de Pesquisa
Referências As referências devem ser elaboradas conforme as normas da NBR 6023 (2002). A sua localização pode ser no rodapé, no fim do texto ou do capítulo ou ainda em lista de referências, sendo esta última a mais usada para trabalhos monográficos, dissertações e teses.

37 Elaboração de Projeto de Pesquisa
Anexos Os anexos são textos, documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação e ilustração (NBR , (2002, p. 2). Em geral a sua extensão é superior a uma página. Pode-se citar como exemplo: uma legislação ou mesmo uma mapa extenso demais para ser apresentado no meio do texto.

38 Elaboração de Projeto de Pesquisa
Ainda devem compor os anexos, no caso de pesquisas envolvendo seres humanos, as exigências da resolução 196/1996 do CNS, providenciando-se o Consentimento Livre Esclarecido e protocolo da pesquisa quando necessário. Esteitem não recebe numeraçãono sumário como capítulo e seu título é centralizado, em letras maiúsculas e em negrito.

39 Elaboração de Projeto de Pesquisa
Apêndices: São textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar a sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho (NBR , 2002, p.2).

40 TEU – DIA ELABORAR UM ESBOÇO DO PROJETO DE PESQUISA TENDO COMO REFERÊNCIA AS QUESTÕES A SEGUIR:

41 1. Indicar o problema a ser investigado.
2. Planeje seu estudo exploratório observando: 2.a Referências bibliográficas encontradas sobre o tema. 2.b Exame de doc sobre pesquisas realizadas no país, na área. 2.c Separe obras, artigos, e resenhas a serem pesquisados. 3. Redefina e formule melhor o problema a ser pesquisado 4. Especifique o que conduziu a pesquisar tal tema e a formular os problemas enunciados

42 Dados de identificação do Projeto
A) Dados de Identificação 1. Título da Pesquisa 2. Pesquisador 3. Entidade/Instituição Responsável 4. Período de realização B) Proposta de Estudo Tema a ser pesquisado. Formulação do Problema Hipótese Objeto Objetivo Metodologia de estudo Instrumento de coleta de dados e análise Referencial Teórico Cronograma Plano Orçamentário


Carregar ppt "Tipos de pesquisa científica: Qualitativa e Quantitativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google