A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUTENÇÃO INDUSTRIAL"— Transcrição da apresentação:

1 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
AULA 4

2 TÉCNICAS PREDITIVAS Introdução
Como já visto anteriormente, a manutenção preditiva é aquela que indica a necessidade de intervenção com base no estado do equipamento. A avaliação desse estado se dá através de medição, acompanhamento ou monitoração de parâmetros. Esse acompanhamento pode ser feito de três formas: Acompanhamento ou monitoração subjetiva. Acompanhamento ou monitoração objetiva. Monitoração contínua.

3 Monitoração Subjetiva (Monitoração sensitiva)
Variáveis como temperatura, vibração, ruídos e folgas já são acompanhadas há muitos anos pelo pessoal da manutenção, independente da existência de instrumentos. Quem ainda não viu um oficial, supervisor ou engenheiro “auscultar” um equipamento via capacete, caneta esferográfica ou através de estetoscópio? Ou alguém colocar a palma da mão sobre uma caixa de mancal e diagnosticar em seguida: “Está bom!” ou “A temperatura está muito alta”. A folga entre duas peças – Por exemplo, eixo-furo- é “sentida” estar boa ou excessiva pelo tato. Também pelo tato os lubrificadores reconhecem se o óleo está “grosso ou fino”. Na realidade o seu “viscosímetro de dedos” está comparando aquele óleo com o óleo novo. O ruído e o tato podem nos indicar a existência de peças frouxas. Esses procedimentos fazem parte da monitoração da condição do equipamento, e serão tanto mais confiáveis quanto mais experientes sejam os profissionais de manutenção. Mesmo que a experiência propicie uma identificação razoável nesse tipo de verificação, ela não deve ser adotada como base para decisão por ser extremamente subjetiva. Cada pessoa terá uma opinião. A temperatura de uma caixa de mancal pode estar boa para um e estar muito alta para outro. Apesar disso, o uso dos sentidos pelo pessoal de manutenção deve ser incentivado.

4 Monitoração Objetiva A monitoração ou o acompanhamento objetivo é feito com base em medições utilizando equipamentos ou instrumentos especiais. É objetiva por: Fornecer um valor de medição do parâmetro que está sendo acompanhado; Ser o valor medido independente do operador do instrumento, desde que utilizado o mesmo procedimento. Para utilização de qualquer meio de acompanhamento do estado de equipamentos por meio de instrumentos – monitoração objetiva .

5 É fundamental que: O pessoal que opera os instrumentos seja treinado e habilitado para tal; Os instrumentos estejam calibrados; Haja pessoal capaz de interpretar os dados coletados e emitir diagnóstico; e finalmente, mas tão ou mais importante do que os três itens relacionados, a média e a alta gerência confiem no diagnóstico de seus técnicos. Atualmente, estão disponíveis várias técnicas que estão relacionadas nos quadros a seguir, separados por classes de equipamentos. Mais adiante, serão detalhadas algumas técnicas preditivas apresentadas nos quadros.

6 Monitoração Contínua A monitoração contínua, que é também um acompanhamento objetivo, foi inicialmente adotada em situações onde o tempo de desenvolvimento do defeito era muito curto e em equipamentos de alta responsabilidade. Isso significa uma excelente proteção desde que, usualmente, a monitoração contínua venha associada a dispositivos que, em um primeiro momento, alarmam e em seguida promovem a parada ou desligamento do equipamento, uma vez atingido o valor-limite estipulado. Como os sistemas de monitoração contínua tinham um preço muito elevado, somente na situação descrita sua aquisição era justificada. Com o desenvolvimento da eletrônica e de sistemas digitais, a oferta de sistemas de monitoração teve seu leque de aplicações ampliado e o preço final tem caído. Isso vem permitindo, também, a utilização de sistemas de monitoração à distância. É possível monitorar variáveis típicas de processo, como densidade, vazão, pressão, etc., e variáveis relacionadas mais diretamente com os equipamentos, como vibração, temperatura de mancais, temperatura de enrolamento de motores elétricos, etc.

7 Outros aspectos importantes da monitoração contínua:
Independe de pessoal. Efetua monitoração realmente contínua, o que não é razoável de ser conseguido com pessoas operando instrumentos. Pode enviar os dados em tempo real para unidades lógicas de processamento ou computadores com programas especialistas. Pode ser configurada de acordo com as necessidades do cliente, fornecendo redundância onde se exija alta confiabilidade e saídas para acoplamento de instrumentos e processadores visando a análises mais aprofundadas. Alguns fenômenos, particularmente na área de equipamentos rotativos, somente podem ser detectados através do acompanhamento permanente de determinadas variáveis. Alguns dados só podem ser levantados em situação de parada ou partida das máquinas, por serem muito rápidos ou por ocorrerem em horários e condições que viabilizam o levantamento manual de dados. Sistemas de monitoração contínua são adequados para verificação de transientes, o que não ocorre com coletores manuais. A existência de sistemas de monitoração é fator de economia em relação a prêmios de seguros e tempo de campanha.

8 São comumente empregados os seguintes tipos de instalação:
No campo. Todo o sistema, desde os sensores até o painel, é instalado no campo, normalmente ao lado das máquinas ou instalações. Painel na casa de controle local, quando a indústria utiliza o conceito de casas de controle por unidades operacionais ou conjunto fabril. Painel ou Dados para a casa de controle central, principalmente quando a planta usa sistema centralizado de controle como o SDCD – Sistema Digital de Controle Distribuído. Painel na unidade operacional, em uma das três opções acima, e dados em locais remotos – sede da empresa, centro de controle, etc., distantes fisicamente da planta.

9

10 PRINCIPAIS TÉCNICAS PREDITIVAS
Análise de vibração; Termografia; Inspeção visual; Ensaios não-destrutivos; Ferrografia;


Carregar ppt "MANUTENÇÃO INDUSTRIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google