A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento e Padronização de Processos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento e Padronização de Processos"— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento e Padronização de Processos
Desenvolve Minas Mapeamento e Padronização de Processos

2 O que é um Processo? Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. (Hammer e Champy, 1994)

3 Características básicas dos processos
Fluxo de Valor: transformação de entradas e saídas, com a utilização de recursos da empresa, com a esperada agregação de valor; Eficácia: grau com que as expectativas do cliente são atendidas. Ser eficaz é fazer o que o cliente quer; Eficiência: grau com que as expectativas do cliente são atendidas. Ser eficaz é fazer o que o cliente quer; Tempo de ciclo: tempo necessário para transformar uma entrada numa saída. Deseja-se que o tempo de ciclo seja o menor possível; Custo: recursos despendidos no processo. Fluxo de Valor: transformação de entradas e saídas, com a utilização de recursos da empresa, com a esperada agregação de valor. Eficácia: grau com que as expectativas do cliente são atendidas. Ser eficaz é fazer o que o cliente quer. Eficiência: grau de aproveitamento dos recursos para gerar uma saída. Ser eficiente é fazer o que o cliente quer da melhor forma para a empresa (otimizando o processo). Tempo de ciclo: tempo necessário para transformar uma entrada numa saída. Deseja-se que o tempo de ciclo seja o menor possível. Custo: recursos despendidos no processo.

4 O que é Mapeamento de Processos?
O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de fazer a descoberta das informações, partes interessadas, capacidades, recursos que são necessários para entender os processos de negócio. Ajuda a empresa a enxergar os pontos fracos, os pontos de melhoria e os pontos fortes, além de melhorar a forma de entendimento sobre os processos da empresa e também os resultados dos negócios; auxilia no resultado positivo do produto final.

5 Padronização de Processos
“Qual na sua opinião, é o maior exemplo de Mapeamento e Padronização de Processos?

6 Padronização de Processos
Finalidade: Indicar a meta e os procedimentos na execução das funções operacionais; Garantir que a realização das funções seja feita da maneira condensada; A padronização é o meio. O objetivo é entender, documentar, medir e avaliar.

7 Conceitos importantes
Procedimento operacional padrão (POP ou PDO): Documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance do resultado (meta); Fluxograma: Diagrama que apresenta o fluxo ou sequência de um trabalho ou processo, através de uma simbologia própria. Maneira gráfica de se visualizar as etapas de um processo. Processos Críticos: São os processos considerados importantes, fundamentais para a realização de um objetivo. Caso esses processos não sejam executados da maneira devida, isso irá comprometer a qualidade do produto ou procedimento.

8 Como mapear e padronizar
os processos?

9 1. Definição dos Processos a serem padronizados
Os processos a serem mapeados devem ser estabelecidos. Inicialmente, é interessante que apenas os processos críticos sejam mapeados.

10 2. Coleta de Dados O objetivo desta etapa é coletar dados sobre os processos da empresa e analisá-los, visando seu total entendimento. Além disso, a partir da análise dos dados deve ser identificadas melhorias para os processos. A coleta de dados pode ser feita de diversas maneiras: • Elaboração de questionários; • Entrevistas com responsáveis; • Envio de formulário; • Verificação; • Utilização de ferramentas da qualidade.

11

12 Diagrama da tartaruga

13 SIPOC

14 Gráfico de Ishikawa

15 3. Elaboração do Macroprocesso
Macroprocesso: Apresenta os conjuntos de atividades em um nível menor de agregação, claramente definido, de forma que os processos representem uma sucessão clara e lógica de ações interdependentes que geram os resultados requeridos de forma sistêmica.

16 4. Definição do Padrão dos Documentos
Deve ser definidos os padrões dos documentos, o conteúdo destes, padrões de fonte, cabeçalho, espaçamento entre linhas, e quaisquer outros aspectos a serem observados para garantir que todos tenham as mesmas características para “padronizar o padrão”. Elaboração da Norma Zero: Procedimento que conterá as instruções sobre o padrão dos documentos para que sirva de guia para a criação deles.

17 5. Procedimentação A procedimentação visa transformar os dados e as melhorias em padrões a serem seguidos pelos funcionários e devem conter a melhor maneira de executar a tarefa. Passos para procedimentação: • Consenso entra melhor forma de executar as atividades; • Elaborar fluxograma; • Descrever o procedimento (dividir entre responsáveis); • Revisar procedimentos.

18 6. Definição dos processos de controle de documentos
Os documentos devem ser controlados para garantir a melhoria contínua dos processos. O controle de documentos envolve a criação de processos para atualização das revisões dos documentos. Procedimento Controle de Documentos; Lista mestra de documentos.

19 7. Treinamento dos colaboradores
O treinamento visa garantir a perfeita utilização dos documentos de padronização e explicar as alterações (melhorias) ocorridas no processo aos membros, para que eles assimilem a forma correta de realização de suas atividades. Treinamento dinâmico, claro, baseado nos procedimentos.

20 8. Auditorias internas Treinamento de auditoria;
Auditorias internas tem o objetivo de verificar se os processos estão sendo seguidos conforme o estabelecido nos procedimentos. Além disso, a partir de auditorias são identificadas melhorias para os processos. • Cronograma de auditoria; • Listas de verificação; • Relatórios de auditoria.

21 Benefícios do Mapeamento e Padronização
Melhor entendimento do negócio ; Gestão do conhecimento; Domínio tecnológico; Melhoria contínua dos processos; Padronização dos processos; Responsabilidades definidas; Melhoria da qualidade. MPP – mapeamento e padronização dos processos

22 Desenvolvimento 2015 Dúvidas?

23 Diretoria de Desenvolvimento

24


Carregar ppt "Mapeamento e Padronização de Processos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google