A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico e Regulamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico e Regulamento"— Transcrição da apresentação:

1 Histórico e Regulamento

2

3

4

5 resultado da parceria entre várias Instituições públicas
O Programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre várias Instituições públicas e privadas.

6 PARCEIROS

7 OBJETIVO Levar informações sobre saúde, segurança pessoal e
ambiental, principalmente às crianças do meio rural. O Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares.

8 Retrospectiva histórica no Programa
Em 1996 iniciou-se a implantação do programa de forma piloto em cinco municípios paranaenses. No ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da comunidade escolar, buscou-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos outros temas relativos à questão da saúde.

9 Retrospectiva histórica na educação
Parecer /85 do MEC, determina a inclusão de conteúdos ecológicos nos currículos de 1º e 2º graus; 1985 Parecer 226/87 do MEC, normatiza a inclusão da Educação Ambiental no currículo das escolas; 1987

10 Retrospectiva histórica na educação
Constituição Brasileira – art. 225, inciso VI, determina a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino; 1988 Portaria 678/91 do MEC – ratifica as orientações anteriores para a Educação Ambiental (E. A.); 1991

11 Retrospectiva histórica na educação
1992 Agenda 21; Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB; 1996 Promulgação da Lei 9795/99 – Política Nacional do E. A.; 1999

12 Retrospectiva histórica na educação
Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais 2000

13 Retrospectiva histórica no Programa
Em 1998 foram ampliadas e aprofundadas temáticas relativas ao Meio Ambiente (solo, biodiversidade, água e clima) e foi incluído o tema Cidadania, que incorporou as temáticas relativas a Trabalho e Consumo, Temas Locais e Civismo.

14 Retrospectiva histórica no Programa
Nova modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano.

15 Retrospectiva histórica no Programa
Em meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se inicia, e este, se completa em 2006.

16 Retrospectiva histórica no Programa
Em 2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta foi acrescida de novos temas e materiais.

17 Retrospectiva histórica no Programa
Em 2007, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por ano e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros.

18 * INCLUSÃO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO
INTERVENSÕES: PARTICIPAÇÃO MUNICÍPIOS ALUNOS 1996 05 7.443 1997 203 1998 232 1999 310 2000 370 2001 355 2002 394 2003 399 2004 2005 2006 2007* 383   2008 385 2009 386 2010 393 2011 354 2012 329 2013 329 2014 332 * INCLUSÃO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO

19 Retrospectiva histórica no Programa
Em 2012/2013, os materiais dos professores e dos alunos recebem outra estruturação, agora o fio condutor de todo material é a ética e a sustentabilidade.

20 Fio condutor e princípio norteador de todos os trabalhos do AGRINHO
Ética Fio condutor e princípio norteador de todos os trabalhos do AGRINHO

21 PÚBLICO ALVO Alunos e professores da Rede Pública e Privada de Ensino. Ed. Especial; Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

22

23 Tema do concurso: “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”

24 ATENÇÃO PARA O ENDEREÇO
ENVIAR PARA CURITIBA ENDEREÇO QUE ESTÁ NO REGULAMENTO Enviar os trabalhos individualmente Ou seja cada colégio envia seus trabalhos Um envelope por turma (pode ser registrada)

25 REDE PÚBLICA DE ENSINO:

26 1) Categoria Desenho - Educação Especial:
Contemplará na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/desenhos) será premiado. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado apenas o primeiro lugar geral. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – um desenho por escola)

27 2) Categoria Desenho - 1º ano Ensino Fundamental :
Contemplará na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/desenhos) será premiado. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado apenas o primeiro lugar geral. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – um desenho por escola)

28 3) Categoria Redação – Ensino Fundamental: 2º ao 9º ano
Contemplará na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/redações) será premiado. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado apenas o primeiro lugar geral. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – uma redação por ano de cada escola). OBS: A REDAÇÃO PODE SER EM PROSA OU VERSO.

29 4) Categoria Experiência Pedagógica: Serão classificadas 2 experiência pedagógica por regional. Contemplará as experiências, na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/experiências) será premiada. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado do primeiro ao quarto lugar. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada pelo professor – é livre o número de participantes por escola)

30 4) Categoria Experiência Pedagógica - Etapas:
O julgamento das experiências pedagógicas se dará em duas etapas, a saber: Primeira Etapa: A análise dos projetos seguirá os critérios colocados. Será realizada por uma comissão formada por membros de destaque na comunidade do Estado, indicados pela instituição promotora do concurso e pelos parceiros do Programa; - A lista dos classificados na primeira etapa será divulgada no site do programa no dia 23 de setembro de 2015, na página . - Os candidatos selecionados na primeira etapa deverão entrar em contato com os supervisores regionais do SENAR-PR do seu município, entre os dias 23 de setembro e 05 de outubro de 2015, confirmando sua participação na segunda etapa do processo seletivo, que definirá a colocação final dos selecionados. Segunda Etapa: - A segunda etapa do processo de seleção será realizada em dois dias. Dia 06 e 07 de outubro de 2015, das 9h às 18h, na sede do SENAR –PR em Curitiba; - Esta etapa consistirá de uma apresentação do seu projeto, em 15 minutos, para uma comissão formada por membros de destaque na comunidade do Estado, indicados pela instituição promotora do concurso e pelos parceiros do Programa, mais 10 minutos para a arguição da banca;

31 Importante: O professor nessa segunda fase deve trazer fotocopia de RG, CPF e comprovante de residência (luz/água) em seu nome.

32 5) Categoria Escola Agrinho :
Contemplará na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/relatos) será premiado. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado do primeiro ao terceiro lugar . (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – um relato por escola).

33 6) Categoria Município Agrinho:
Contemplará na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/desenhos) será premiado. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado o primeiro ao terceiro lugar . (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pelo secretário municipal de educação– um relato por município)

34 PREMIAÇÃO - REDE PÚBLICA DE ENSINO:
FASE REGIONAL CATEGORIAS: DESENHO E REDAÇÃO 1º AO 11º ALUNO TABLET 1º AO 11º PROFESSOR FASE ESTADUAL PREMIAÇÃO 1º ALUNO NOTEBOOK 1º PROFESSOR CATEGORIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA 1º AO 11º PROFESSOR 1º AO 4º - PROFESSOR AUTOMÓVEL CATEGORIA: ESCOLA AGRINHO 1º AO 11º RELATOR/DIRETOR 1º AO 3º - RELATO/ESCOLA CATEGORIA: MUNICÍPIO AGRINHO 1º AUTORIDADE EDUCACIONAL 1º MUNICÍPIO 1º AO 3º - AUTORIDADE EDUCACIONAL 1º AO 3º MUNICÍPIO PROJETOR MULTIMÍDEA

35 REDE PARTICULAR DE ENSINO:

36 1) Categoria Desenho - Educação Especial:
Contemplará na primeira etapa, fase regional, o primeiro lugar de cada regional (11 regionais/desenhos) será premiado. Na segunda etapa, fase estadual, será premiado apenas o primeiro lugar geral. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – um desenho por escola)

37 2) Categoria Desenho - 1º ano Ensino Fundamental :
Contemplará o primeiro lugar geral - estadual. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – um desenho por escola)

38 Contemplará o primeiro lugar geral – estadual - por ano escolar.
3) Categoria Redação – Ensino Fundamental: 2º ao 9º ano Contemplará o primeiro lugar geral – estadual - por ano escolar. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – uma redação por ano de cada escola). OBS: A REDAÇÃO PODE SER EM PROSA OU VERSO.

39 4) Categoria Experiência Pedagógica: Na primeira etapa, serão classificadas 5 experiências pedagógicas de maior avaliação do estado. Já na segunda etapa, será premiado apenas o primeiro lugar. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada pelo professor – é livre o número de participantes por escola)

40 4) Categoria Experiência Pedagógica - Etapas:
O julgamento das experiências pedagógicas se dará em duas etapas, a saber: Primeira Etapa: A análise dos projetos seguirá os critérios colocados. Será realizada por uma comissão formada por membros de destaque na comunidade do Estado, indicados pela instituição promotora do concurso e pelos parceiros do Programa; - A lista dos classificados na primeira etapa será divulgada no site do programa no dia 23 de setembro de 2015, na página . - Os candidatos selecionados na primeira etapa deverão entrar em contato com os supervisores regionais do SENAR-PR do seu município, entre os dias 23 de setembro e 05 de outubro de 2015, confirmando sua participação na segunda etapa do processo seletivo, que definirá a colocação final dos selecionados. Segunda Etapa: - A segunda etapa do processo de seleção será realizada em dois dias. Dia 06 e 07 de outubro de 2015, das 9h às 18h, na sede do SENAR –PR em Curitiba; - Esta etapa consistirá de uma apresentação do seu projeto, em 15 minutos, para uma comissão formada por membros de destaque na comunidade do Estado, indicados pela instituição promotora do concurso e pelos parceiros do Programa, mais 10 minutos para a arguição da banca;

41 Importante: O professor nessa segunda fase deve trazer copia do RG, do CPF e do comprovante de residência (luz/água/telefone) em SEU nome.

42 5) Categoria Escola Agrinho :
Contemplará o primeiro lugar geral - estadual. (Obrigatório o envio da ficha de inscrição, disponível no site, assinada e carimbada pela direção da Instituição de Ensino – um relato por escola).

43 PREMIAÇÃO - REDE PARTICULAR DE ENSINO:
CATEGORIAS: DESENHO E REDAÇÃO COLOCAÇÃO - 1º LUGAR PREMIAÇÃO 1º ALUNO NOTEBOOK 1º PROFESSOR CATEGORIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA 1º ETAPA COLOCAÇÃO: 1º AO 5º LUGAR PROFESSOR TABLET 2º ETAPA COLOCAÇÃO: 1º LUGAR AUTOMÓVEL CATEGORIA: ESCOLA AGRINHO 1º - RELATO/ESCOLA

44 CONCURSO 2015 – DADOS RELEVANTES:

45 TRABALHOS ACEITOS - POR REGIONAL
Rede Pública Região Trabalhos Ponta Grossa 869 Londrina 668 Curitiba 641 Campo Mourão 530 Irati 528 Matelândia 496 Umuarama 367 Pato Branco 279 Mandaguaçu 225 Guarapuava 175 Francisco Beltrão 110 total: 4.888 TRABALHOS ACEITOS - POR REGIONAL Rede Particular Região Trabalhos Londrina 116 Campo Mourão 54 Pato Branco 52 Matelândia 49 Ponta Grossa 17 Mandaguaçu 16 Guarapuava 14 Francisco Beltrão 11 Umuarama Irati 1 total: 341

46 NÃO ACEITOS - POR REGIONAL
Rede Pública Região Trabalhos Ponta Grossa 119 Londrina 116 Curitiba 67 Irati 64 Matelândia 51 Mandaguaçu 41 Campo Mourão 38 Pato Branco 33 Francisco Beltrão 27 Guarapuava 24 Umuarama total: 604 Rede Particular Regiao 14 9 4 3 2 1 TRABALHOS NÃO ACEITOS - POR REGIONAL

47 DESCARTE DE TRABALHOS – MOTIVOS:
Motivo Descarte 1 fora das normas para a apresentação do trabalho 2 erro na digitação / cadastrado errado => cadastrado novamente mais de 25 linhas na redação 6 fora da categoria 8 mais de 1 lauda - lado de uma folha de papel 28 outros 39 outro estado 46 mais de 1 trabalho da mesma escola 49 ficha de inscrição incorreta ou incompleta 67 fora do prazo 185 sem assinatura e/ou sem carimbo 204 sem ficha de inscrição do trabalho 637 Total

48 DATA LIMITE PARA ENVIAR O MATERIAL PARA PARTICIPAR
DO CONCURSO: 20/08/2015

49 COMPOSIÇÃO DAS BANCAS * SENAR * FAEP * SEED * SEJU * SEMA * SEAB
EXP. PEDAGÓGICA (nº de trabalhos = ?) DESENHO E REDAÇÃO MUNICÍPIO ESCOLA * SENAR * FAEP * SEED * SEJU * SEMA * SEAB * DRT/PR * ITAIPU * DOW * Banco do Brasil * UFPR * PUC Suplentes:

50 LIBERAÇÃO DOS RESULTADOS NO SITE: PRIMEIRA QUINZENA DE OUTUBRO

51 CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO Curitiba - PR OUTUBRO / 2015

52 NOVO SITE:

53 AGRINHO EAD: RELAÇÃO DE CURSOS

54 Cursos disponíveis com certificação validada pela SEED
Programa de Educação a Distância – EAD – Agrinho - aprendizagem colaborativa e mapas conceituais (40h); Programa de Educação a Distância – EAD – Agrinho - escola digital e o educador 3.0 (40h); Programa de Educação a Distância – EAD – Agrinho - estilos de aprendizagem e as tecnologias (40h); Programa de Educação a Distância – EAD – Agrinho - interatividade e metodologia de projetos (40h); Programa de Educação a Distância – EAD – Agrinho - novas linguagens, novos desafios: a internet no contexto escolar (40h); Programa de Educação a Distância – EAD – Agrinho - portfólio como ferramenta metodológica e avaliativa (40h).

55 Cursos previstos para 2015 e 2016


Carregar ppt "Histórico e Regulamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google