A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jardson brito| redação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jardson brito| redação"— Transcrição da apresentação:

1 Jardson brito| redação
Manifesto Jardson brito| redação

2 O que é um Manifesto? Trata-se de uma declaração pública através da qual se assume uma posição sobre um assunto de interesse geral. Pode ser escrito por uma única pessoa ou por um grupo, por um partido político, por um movimento social, por uma categoria profissional. O manifesto é uma forma de ser atuante na sociedade, interferindo em seus rumos pela participação.

3 Qual é a tipologia de base do Manifesto?
O Manifesto é claramente de natureza argumentativa. Sua sustentação tipológica é a dissertação.

4 Que linguagem se usa no Manifesto?
O Manifesto deve privilegiar a linguagem formal, valendo-se da modalidade escrita padrão para, em interlocução direta com o público a que se destina, fazer-se claro e bem compreendido.

5 Como encaminhar as ideias no Manifesto?
Você pode organizar as ideias do Manifesto do seguinte modo: l) Título: deve conter de forma clara e direta o objetivo do Manifesto. 2) Corpo: deve conter o detalhamento do propósito do Manifesto e as justificativas. 3) Local e data; assinatura(s) ou identificação da entidade que se manifesta.

6 Exemplo O princípio da igualdade política e jurídica dos cidadãos é um fundamento essencial da República e um dos alicerces sobre o qual repousa a Constituição brasileira. Este princípio encontra-se ameaçado de extinção por diversos dispositivos dos projetos de lei de Cotas (PL 73/1999) e do Estatuto da Igualdade Racial (PL 3.198/2000) que logo serão submetidos a uma decisão final no Congresso Nacional.

7 Exemplo O PL de Cotas torna compulsória a reserva de vagas para negros e indígenas nas instituições federais de ensino superior. O chamado Estatuto da Igualdade Racial implanta uma classificação racial oficial dos cidadãos brasileiros, estabelece cotas raciais no serviço público e cria privilégios nas relações comerciais com o poder público para empresas privadas que utilizem cotas raciais na contratação de funcionários.

8 Exemplo Se forem aprovados, a nação brasileira passará a definir os direitos das pessoas com base na tonalidade da sua pele, pela "raça". A história já condenou dolorosamente estas tentativas. (...)

9 Exemplo Qual Brasil queremos? Almejamos um Brasil no qual ninguém seja discriminado, de forma positiva ou negativa, pela sua cor, seu sexo, sua vida íntima e sua religião; onde todos tenham acesso a todos os serviços públicos; que se valorize a diversidade como um processo vivaz e integrante do caminho de toda a humanidade para um futuro onde a palavra felicidade não seja um sonho. Enfim, que todos sejam valorizados pelo que são e pelo que conseguem fazer.

10 Exemplo Nosso sonho é o de Martin Luther King, que lutou para viver numa nação onde as pessoas não seriam avaliadas pela cor de sua pele, mas pela força de seu caráter. Rio de Janeiro, 30 de maio de 2006.


Carregar ppt "Jardson brito| redação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google