A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015 Account Manager: Murilo Hidalgo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015 Account Manager: Murilo Hidalgo."— Transcrição da apresentação:

1 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015 Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com)paranapesquisas@gmail.com Nair Quintanilha (nair.kristina@gmail.com)nair.kristina@gmail.com

2 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Enquadramento3 1.1 Objetivos4 1.2Metodologia6 1.2.1 Caracterização da Amostra8 Análise dos Resultados 2.1 Análise dos Resultados 11 Síntese Analítica 3.1 Síntese Analítica36 genda A

3 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 nquadramento E

4 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 bjetivos 1.1 O

5 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 5 Objetivos A Anoreg/ PR, Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná, contratou o Grupo Paraná Pesquisas tendo em vista um projeto de pesquisa quantitativa junto a sociedade paranaense usuária de serviços de Cartório, cujas características passamos a descrever: Objetivo geral Levantar a imagem que a população paranaense usuária de serviços de Cartório possui dos Cartórios, bem como a satisfação com os serviços que são atualmente ofertados. Objetivos específicos:  Conhecer o perfil do usuário;  Avaliar a qualidade dos serviços oferecidos;  Levantar a imagem dos Cartórios e Cartorários;  Levantar a credibilidade dos serviços de Cartório;  Avaliar a satisfação com a estrutura oferecida;  Avaliar a relação custo-benefício dos serviços;  Levantar os serviços mais utilizados.

6 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 etodologia 1.2 M

7 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 7 Metodologia e Recolha de Informação Metodologia: Para a pesquisa de Imagem dos Cartórios - 2015, o Grupo Paraná Pesquisas empregou a metodologia quantitativa utilizando uma amostra representativa da sociedade parananense. Foram realizadas 1.306 entrevistas com pessoas que tinham acabado de utilizar serviços de Cartório, (abordagem realizada na saída dos estabelecimentos) - técnica flagrante. Não foram entrevistadas pessoas que intermediavam o serviço em nome de outra pessoa, nomeadamente: office-boys, despachantes, etc. A população entrevistada tinha a partir de 18 anos de idade. Para essa pesquisa, foi considerado um nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,77%. Recolha da Informação: A informação foi recolhida por entrevista através do sistema TAPI (Tablet-Assisted Personal Interviewing), com uso de questionário especialmente desenvolvido pelo Grupo Paraná Pesquisas, pré-testado e tecnicamente preparado de forma a não permitir contaminação, a partir das indicações da Anoreg/ PR e dos parâmetros adotados em pesquisas realizadas anteriormente. A Anoreg/PR aprovou a versão final do questionário que foi aplicado com o público usuário de serviços de Cartório do Estado do Paraná no momento em que haviam acabado de utilizar o serviço. Os trabalhos de recolha dos dados foram realizados entre os dias 23 de julho e 13 de agosto de 2015, tendo contado com a participação de 15 entrevistadores recrutados e treinados pelo Grupo Paraná Pesquisas, que receberam uma formação adequada às especificidades deste estudo tanto de forma verbal, quanto de forma escrita. Não foi permitido que nenhum entrevistador fizesse mais do que 35% da amostra total de cada região contemplada no estudo e o material recolhido por cada entrevistado foi checado em cerca de 20% (vinte por cento) para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação bem como a adequação do entrevistado às variáveis das cotas amostrais e a metodologia escolhida para esse trabalho. * Para a pesquisa foi utilizado um nível de confiança de 95%, o que leva a um valor de Z = 1,96 e Margem de erro variando a depender do tamanho da amostra utilizado. Como a real estimativa de p não é conhecida, adota-se por convenção que p= 0,5. Diante desses parâmetros calculamos o valor da amostra e por isso o cálculo do tamanho da amostra não depende do tamanho do Universo a ser pesquisado.

8 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 1.2.1 Caracterização da Amostra

9 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 9 Distribuição Amostral egião R ipo T BASE: Usuários de Cartórios (1.306) artório C Foram entrevistados usuários apenas de Cartórios de Notas, Registro Civil e Registro de Imóveis. 6% 11% 5% 4% 34% 7% 5% 20% 3% Teórica Amostral de

10 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 10 Perfil da Amostra (Usuários de Cartórios) Gênero A maior diferença no perfil dos usuários dos Cartórios se dá no público dos Cartórios de Registro Civil no que diz respeito a escolaridade e Classe Social, sendo nesse tipo de Cartório registrado uma escolaridade mais baixa e maior incidência de sujeitos pertencentes a Classe C. Faixa Etária BASE: Usuários de Cartórios (1.306) Escolaridade Classe Social

11 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 dos esultados R nálise A 2.1

12 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 genda A Análise dos Resultados 2.1.1 Utilização de Serviços de Cartórios13 2.1.2 Avaliação dos Cartórios28 2.1.3 Satisfação com profissionais e instituições34

13 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 2.1.1. Utilização dos Serviços de Cartórios

14 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 14 Número de vezes que utilizou serviços de Cartórios nos últimos 12 meses (*Valores médios) P. 4 Aproximadamente quantas vezes o Sr(a) utilizou serviços de Cartório, nesse ou em outro cartório da cidade, nos últimos doze meses, contando com o dia de hoje? BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 13 vezes em média. Cartório de Notas: 12 vezes Imóveis: 21 vezes Registro Civil: 5 vezes 4 vezes 7 vezes 12 vezes 7 vezes 16 vezes 5 vezes 4 vezes 11 vezes 22 vezes

15 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 15 Efetividade dos serviços de Cartório (% de Sim) P. 5 O Sr(a) já teve que voltar ao Cartório para resolver/ utilizar um mesmo serviço? P. 6 Por qual(is) motivo(s) o Sr(a) teve que voltar ao Cartório para resolver o mesmo problema ou utilizar o mesmo serviço? (RM) (ESPONTÂNEA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 21% precisou voltar para resolver o mesmo serviço Cartório de Notas: 19% Imóveis: 33% Registro Civil: 14% 10% 20% 23% 21% 11% 19% 12% 14% 30% Principais motivos: Não levou todos os documentos - 13% Demora para ser atendido - 2% Falha do Cartório - 1% Demora para sair documento - 1% Outros motivos - 4%

16 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 16 Serviços utilizados nos Cartórios P. 7 Nos últimos 30 dias, que tipo de serviço o Sr(a) utilizou nesse ou em outro Cartório? (RM) (ESPONTÂNEA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

17 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 17 Serviços que poderiam ser oferecidos pelos Cartórios P. 44 Qual(is) desse(s) serviços o Sr(a) considera que os Cartórios poderiam oferecer a sociedade e que ainda não oferecem? (RM) (ESTIMULADA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

18 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 18 Serviços oferecidos pelos Cartórios através da Internet P. 46 Você tem conhecimento de que alguns serviços de Cartórios podem ser realizados pela Internet? (RM) (ESPONTÂNEA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306) Você tem conhecimento de que alguns serviços de Cartórios podem ser realizados pela Internet? Quais? (RM) (ESPONTÂNEA)

19 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 19 Serviços que poderiam ser oferecidos pelos Cartórios através da Internet P. 47 Quais serviços de Cartório o Sr(a) gostaria de sugerir que fossem disponibilizados pela internet e que ainda não são? (RM) (ESPONTÂNEA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

20 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 20 Percepção do percentual que é pago aos Cartórios e que é destinado a outras Instituições P. 49 Do que você pagou no cartório, sabe me dizer quanto, em percentual vai para outros órgãos e instituições como: Tribunal de Justiça (Funrejus), Prefeitura (ITBI), entre outros? (ESPONTÂNEA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

21 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 21 Satisfação com os serviços de Cartório (*Valores Médios) P. 8 Falando sobre o serviço que o Sr(a) recebeu nesse cartório hoje, que nota você daria de zero a dez, em que dez significa que você ficou totalmente satisfeito e zero significa Nada Satisfeito com o serviço recebido: BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 9,6 9,0 9,3 9,4 9,3 9,5 9,4 9,5 8,9 Média Geral: 9,2 Cartório de Notas: 9,3 Imóveis: 9,0 Registro Civil: 9,2

22 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 22 Satisfação com a capacidade dos Atendentes em resolver o Assunto (*Valores Médios) P. 9 Continuando com a escala de 0 (zero) a 10 (dez), em que 10 (dez) significa Totalmente Satisfeito e 0 (zero), Nada satisfeito, como você classifica o serviço que recebeu hoje nesse Cartório, quanto à Capacidade do atendente de resolver o assunto com cordialidade e atenção : BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 9,5 9,4 9,2 9,0 9,3 9,5 9,3 9,2 Média Geral: 9,3 Cartório de Notas: 9,4 Imóveis: 9,2 Registro Civil: 9,3

23 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 23 Satisfação com a rapidez na prestação dos serviços (*Valores Médios) P. 10 Continuando com a escala de 0 (zero) a 10 (dez), em que 10 (dez) significa Totalmente Satisfeito e 0 (zero), Nada satisfeito, como você classifica o serviço que recebeu hoje nesse Cartório, quanto à Rapidez na prestação do serviço (tempo de espera/ fila de atendimento/ quantidade adequada de funcionários para atendimento/ agilidade para o pagamento) : BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 9,4 9,0 9,2 8,8 9,0 9,5 9,0 9,1 8,6 Média Geral: 8,9 Cartório de Notas: 9,0 Imóveis: 8,9 Registro Civil: 8,9

24 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 24 Satisfação com o preço (*Valores Médios) P. 11 Continuando com a escala de 0 (zero) a 10 (dez), em que 10 (dez) significa Totalmente Satisfeito e 0 (zero), Nada satisfeito, como você classifica o serviço que recebeu hoje nesse Cartório, quanto ao Preço do serviço : BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 8,0 7,6 7,2 7,7 7,8 8,6 7,9 8,6 8,1 6,5 Média Geral: 7,4 Cartório de Notas: 7,3 Imóveis: 7,2 Registro Civil: 7,7

25 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 25 Satisfação com as instalações (*Valores Médios) P. 12 Continuando com a escala de 0 (zero) a 10 (dez), em que 10 (dez) significa Totalmente Satisfeito e 0 (zero), Nada satisfeito, como você classifica o serviço que recebeu hoje nesse Cartório, quanto às Instalações : BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 9,2 8,8 8,7 8,6 9,2 8,8 8,5 9,2 8,4 Média Geral: 8,8 Cartório de Notas: 8,8 Imóveis: 8,8 Registro Civil: 8,7

26 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 26 Satisfação com a facilidade de acesso/ localização do Cartório (*Valores Médios) P. 13 Continuando com a escala de 0 (zero) a 10 (dez), em que 10 (dez) significa Totalmente Satisfeito e 0 (zero), Nada satisfeito, como você classifica o serviço que recebeu hoje nesse Cartório, quanto a ser de Fácil acesso/ Localização: BASE: Usuários de Cartórios (1.306) 9,4 9,3 9,0 8,7 9,0 9,3 9,0 8,6 9,2 8,8 Média Geral: 9,0 Cartório de Notas: 9,1 Imóveis: 8,9 Registro Civil: 8,9

27 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 27 Segurança com as transações em Cartórios (*Valores Médios) P. 30 Os documentos e transações realizadas em cartórios: (ESTIMULADA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306) Podem ocorrer fraudes 2,5% Falta de segurança 1,3% Não há fiscalização 0,9% Há corrupção nos Cartórios 0,8% Fica exposto/ sem privacidade 0,7% Sempre tem falhas 0,7% Outras citações 3,0% Por que o Sr(a) acredita que os documentos e transações realizadas em cartórios NÃO SÃO seguras? (RM) (ESPONTÂNEA)

28 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 2.1.2. Avaliação dos Cartórios

29 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 29 Satisfação com os Cartórios de uma maneira geral (*Valores Médios) Falando dos Cartórios em geral, eu vou ler algumas características e gostaria de saber que nota você daria de zero a dez, onde 10 (dez) significa Totalmente Satisfeito e 0 (zero) significa Nada Satisfeito. Que nota de zero a dez você daria para o(a): P. 14 Honestidade/ seriedade dos Cartórios / P. 15 Competência dos Cartórios / P. 16 Tradição dos Cartórios / P. 17 Confiança e Credibilidade dos Cartórios / P. 18 Agilidade e a rapidez dos Cartórios / P. 19 Infraestrutura oferecida BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

30 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 30 Grau de concordância com atributos dos Cartórios (%Concorda totalmente + Concorda em Partes) Eu vou ler algumas frases sobre os cartórios e gostaria que você me dissesse se concorda ou discorda de cada uma delas P. 40 Os funcionários dos Cartórios sabem esclarecer as dúvidas e são atenciosos / P. 41 Os serviços e o atendimento nos Cartórios de uma maneira geral melhoraram nos últimos anos / P. 42 De um modo geral, os preços pagos pelos serviços dos Cartórios são adequados BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

31 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 31 Importância dos serviços dos Cartórios para a sociedade P. 43 De modo geral, os serviços que os Cartórios prestam à sociedade são: (ESTIMULADA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

32 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 32 Percepção quanto a forma de se tornar Titular de Cartório P. 48 Em sua opinião, por qual(is) dessas formas uma pessoa chega a ser titular de cartório? (RM) (ESTIMULADA) BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

33 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 33 Percepção quanto a qualidade dos serviços de Cartório caso fossem Estatizados P. 49 Atualmente, o serviço prestado pelos cartórios é privado. Em sua opinião, caso os serviços de Cartório passassem a ser oferecidos pelo Estado (ESTATIZADO), eles ficariam melhores, iguais ou piores? BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

34 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 2.1.3. Satisfação com Profissionais e Instituições

35 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 35 Satisfação com os serviços prestados por Profissionais e Instituições (*Valores médios) P. 20 a 29 Gostaria que o Sr(a) me desse uma nota de 0 (zero) a (dez), sendo 10 (dez) a nota máxima e 0 (zero), a mínima, que nota o Sr(a) daria para os serviços prestados para uma das instituições que lhe vou ler: P. 32 a 39 E, falando sobre a confiança/ credibilidade em cada profissional que eu vou citar, que nota você daria de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 10 (dez) a nota máxima e 0 (zero) a mínima, para: BASE: Usuários de Cartórios (1.306)

36 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 íntese S nalítica A

37 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 37 Indicadores Utilização dos Serviços: Geral: 13 vezes Notas: 12 vezes Imóveis: 21 vezes R. Civil: 5 vezes Satisfação geral: Geral: 9,2 Notas: 9,3 Imóveis: 9,0 R. Civil: 9,2 Valores Médios Satisfação com o serviço: Atendente: 9,3 Rapidez: 8,9 Preço: 7,4 Instalações: 8,8 Facilidade de acesso: 9,0 Valores Médios Satisfação com os Cartórios: Honestidade: 9,0 Competência: 8,9 Tradição: 8,9 Confiança: 9,1 Agilidade: 8,3 Infraestrutura: 8,3 Satisfação com Instituições: Cartórios: 8,2 Igrejas: 8,1 Correios: 7,9 Imprensa: 7,3 Empresas Privadas: 7,1 Ministério Público: 6,8 Polícia: 6,6 Judiciário: 6,5 Empresas Públicas: 5,8 Governo: 4,7 Segurança dos Cartórios: Geral: 90,4% Notas: 89,7% Imóveis: 89,4% R. Civil: 92,3% %São totalmente seguras Importância dos Cartórios: Geral: 96,1% Notas: 94,4% Imóveis: 96,1% R. Civil: 98,0% %Muito importantes + Importantes

38 Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Paraná PesquisasParaná Pesquisas – Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015Agosto 2015 Pesquisa de Imagem dos Cartórios 2015 Account Manager: Murilo Hidalgo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google