A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,"— Transcrição da apresentação:

1

2 LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas, côncavas ou convexas, que possuem diversas formas.

3 BICONVEXA PLANO-CONVEXA CÔNCAVA-CONVEXA Lentes convexas ou convergentes: estas lentes são mais grossas na parte média do que nos bordos. Dizem-se de bordos delgados.

4 Lentes côncavas ou divergentes: estas lentes são mais grossas nos bordos do que na parte média. Dizem-se de bordos espessos. BICÔNCAVA PLANO-CÔNCAVA CONVEXA-CÔNCAVA

5 ELEMENTOS DAS LENTES CONVERGENTES E.P. R C2C2 OC1C1 Centro Óptico

6 ELEMENTOS DAS LENTES DIVERGENTES E.P. O C2C2 C1C1 R Centro Óptico

7 f (+) F COMPORTAMENTO DA LUZ NAS LENTES Na lente convexa: o feixe converge num ponto do eixo principal designado por foco principal da lente, F.

8 f (-) F Na lente côncava: o feixe diverge como se viesse de um ponto situado no eixo principal, o foco principal da lente, F.

9 Todo o raio de luz que incide na lente paralelamente ao seu eixo principal, refracta-se passando pelo foco ou na sua direcção CF F C CFF C V V

10 Todo o raio de luz que incide na lente passando pelo foco ( ou na sua direcção), refracta-se paralelamente ao seu eixo principal. CFF C CF F C V V

11 Todo o raio de luz que incide na lente passando pelo seu centro óptico, não sofre desvio. CFF C CF F C V V

12 1º Caso: Objecto antes do centro de curvatura (máquina fotográfica e olho humano) CFF C -Real -Invertida -Menor -Entre os pontos F e C FORMAÇÃO DE IMAGENS Lentes Convergentes

13 2º Caso: Objecto no centro de curvatura (copiadora) CF F C -Real -Invertida -Mesmo tamanho -No ponto C

14 3º Caso: Objecto entre o centro de curvatura e o foco (projector de slides) CF F C -Real -Invertida -Maior -Antes do ponto C

15 4º Caso: Objecto no foco (farol) CF F C - imprópria

16 CF F C -Virtual - Direita -Maior 5º Caso: Objecto entre o foco e a lente (lupa)

17 CFF C -Virtual -Direita -Menor Lentes Divergentes V V Caso único (olho mágico)

18 POTÊNCIA DE UMA LENTE F Distância focal A F B A lente A é mais convergente que a lente B, porque tem menor distância focal, logo podemos dizer que a potência focal ou vergência focal, V, dessa lente é maior.

19 Potência focal ou vergência da lente, em dioptrias (D) Distância focal em metros (m) Por convenção: a potência das lentes convergentes é positiva a potência das lentes divergentes é negativa

20 CONSTITUIÇÃO DO OLHO HUMANO

21 O olho humano funciona de forma semelhante a uma máquina fotográfica convencional. Assim: O cristalino é uma lente convergente que permite a focagem. A pupila e a íris controlam a entrada da luz, tal como o diafragma. A retina, na qual se forma a imagem, vai corresponder à película.

22 DEFEITOS DE VISÃO MIOPIA A miopia traduz-se na dificuldade de ver ao longe. Este defeito é devido a uma excessiva curvatura do cristalino. A imagem de um objecto forma-se à frente da retina. Corrige-se com lentes divergentes.

23 HIPERMETROPIA A hipermetropia traduz-se pela dificuldade de ver ao perto. Pode resultar de uma insuficiente curvatura do cristalino ou de um globo ocular mais pequeno. A imagem de um objecto forma-se atrás da retina. Corrige-se com lentes convergentes.

24 PRESBIOPIA A presbiopia ou vista cansada deve- se à perda de elasticidade dos músculos que rodeiam o cristalino. Surge normalmente com o avançar da idade, traduzindo-se pela perda de visão ao perto. Corrige-se com Lentes Convergentes.

25 ASTIGMATISMO Uma pessoa com astigmatismo vê mal tanto ao perto como ao longe. Deve-se a uma deficiência de curvatura na córnea ou no cristalino. Corrige-se com lentes cilíndricas.

26 ILUSÕES DE ÓPTICA Por vezes, os nossos olhos enganam-nos… Nem sempre o nosso cérebro interpreta, correctamente, a informação proveniente do nervo óptico. Este fenómeno designa-se por ilusão de óptica.

27 Homem a tocar saxofone… ou a silhueta de uma mulher?

28 Mulher velha… ou rapariga nova?

29 Mulher a ver-se ao espelho… ou uma caveira?

30 Uma cara… ou duas?

31 Um coelho… ou um pato?

32 A cara de um índio… ou um esquimó?

33 O que é que está virado para ti: A capa… ou as folhas do livro?

34 Olha para o ponto central e move a cabeça (junto com o corpo) para a frente e para trás. Estranho…

35 Quantas pernas tem este elefante?

36 Olha fixamente para o ponto preto. Ao fim de algum tempo a mancha cinzenta, em redor, parecerá encolher?

37 São linhas horizontais e paralelas… ou inclinam-se?

38 Conta os pontos pretos! :-)

39 AZULAMARELOLARANJA PRETOVERMELHOROXO ROXOVERDEVERMELHO AMARELOLARANJAAZUL PRETOAZULVERMELHO AMARELOVERDEROXO LARANJAPRETOVERDE Tenta dizer o nome das cores, mas sem ler.

40 Lê a sentença abaixo: FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS. Agora, conta apenas uma vez o número de letras F. Não contes novamente!

41 Tenta ler...

42

43

44 + Tapa o olho esquerdo e olha para o sinal +. Aproxima-te do ecrã. Tapa agora o olho direito e olha para o sinal . Volta a aproximar-te do ecrã.

45

46 Conta os bonecos… são 12… são 13… são 12… hmmm… 13… são….

47 O que vês na imagem abaixo?? Ok… passa para a imagem seguinte..

48 O peixe, a canoa e a ilha já lá estavam…

49 A aranha está a mover-se… não… sim… não…

50 É uma espiral, ou são círculos ??

51 Quem está em cima?


Carregar ppt "LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google