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Outros Modelos de Negócios para a Resolução dos Problemas Sociais

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Apresentação em tema: "Outros Modelos de Negócios para a Resolução dos Problemas Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Outros Modelos de Negócios para a Resolução dos Problemas Sociais
PUC- NEATS Novembro de 2015

2 AGENDA Contexto da Base da Pirâmide
O desafio do financiamento das inovações sociais Conceito de Finanças Sociais e Negócios de Impacto Ecossistema Potencial de Oferta de Capital: Números do Investimento de Impacto: Mundo e Brasil; Recomendações para o ecossistema: Mundo e Brasil.

3 Contexto 47% do PIB 66% da população
O Brasil tem hoje a maior fatia da América Latina de população de baixa renda - 128milhões de pessoas. A pirâmide da classificação econômica brasileira mudou. Testemunhamos o aumento de 62% da classe C (família com renda mensal per capita de R$ 320,01 a R$ 1.120, Serasa), e a redução de 49% das classes DE no período de 2005 a 2010. Somente 54% dos jovens concluem o ensino médio no prazo esperado O SUS é a única forma de acesso à saúde para 67% da população 47,5 % das moradias no Brasil não têm condições adequadas 67% não possuem conta bancária Fonte: Financial Diaries (Plano CDE CGAP) e IBGE (PNAD, 2011)

4 CONTEXTO Os recursos tradicionais –governamental, doações de organismos internacionais, investimento social privado e filantropia – têm sido insuficientes para suprir as demandas dos setores social e ambiental Na última década, as doações de organizações internacionais reduziram (R$ 500 milhões) Apesar do leve crescimento, segundo último censo do GIFE, seus associados investiram cerca de R$ 2,3 bilhões por ano (2012) 1/2 vem de 3 fundações. Destas, poucas fundações tem fundos patrimoniais Segundo o BISC, o recurso investido pelas empresas e fundações está crescendo. A agenda da sustentabilidade mobilizou recursos e suporte de OSC. A legislação no Brasil estimula a doação de indivíduos e empresas para projetos incentivados. Ambos utilizam um parcela mínima do recurso incentivado.

5 CONTEXTO Houve um aumento das transferências voluntárias do governo federal a entidades sem fins lucrativos de 2002 a 2010, mas sem acompanhar o crescimento do volume total do orçamento federal. Em 1999 as transferências foram de R$ 2,2 bilhões, enquanto em 2010 chegaram a R$ 4,1 bilhões. As transferências estaduais e municipais às entidades cresceram mais do que as federais (IPEA, 2011), o que pode ter implicações para o perfil das organizações apoiadas (maior apoio a entidades de assistência em detrimento das de defesa de direitos). (Eduardo Pannunzio, FGV).

6 CONTEXTO

7 Performance Financeiro
TRADICIONAL ALOCAÇÃO DE CAPITAL Filantropia e Investimento Social (apenas retorno social sobre o investimento) Financiamento com expectativa de retorno financeiro OU Impacto Social Performance Financeiro

8 ALOCAÇÃO DE CAPITAL: PERFORMANCE FINANCEIRA E IMPACTO
OU Impacto Social Performance Financeiro E

9 CONTEXTO DO FINANCIAMENTO
É preciso criar condições para atrair mais capital privado para investir na solução de problemas sociais. Mecanismos financeiros, novos e existentes, e organizações de impacto social contribuem para a alocação deste capital para diferentes áreas que geram impacto social. “Ao mesmo tempo em que não há capital suficiente nas fundações e nos cofres do governo para resolver os problemas atuais, há capital privado suficiente no mundo. Só que este está sendo usado nos investimentos privados tradicionais.” JUDITH RODIN Presidente da Rockefeller Foundation | maio 2010

10 Finanças Sociais Compromisso do capital com o impacto social.
Governos, indivíduos e setor privado movidos a doar, investir ou contratar com a intenção de promover uma melhoria da qualidade de vida da população – garantindo ainda um retorno financeiro, no caso dos investidores. Mecanismos financeiros de impacto. Instrumentos e modalidades financeiras (como os fundos de investimento, os títulos de impacto social ou as plataformas de crowdfunding) que possibilitam a contratação e circulação do capital para ações ou Negócios de Impacto. Negócios de Impacto. Empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto social ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável. Monitoramento e mensuração do impacto. As ações implementadas precisam comprovar periodicamente o seu impacto nos indicadores sociais e o seu resultado financeiro (que pode ser reinvestido no negócio de impacto ou devolvido aos investidores)

11 Princípios dos Negócios de Impacto*
Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável Princípios dos Negócios de Impacto* (que os diferenciam das ONGs e dos negócios tradicionais, Independente da constituição jurídica da organização) 1. Propósito de gerar impacto socioambiental positivo explicito na sua missão; 2. Conhecem, mensuram e avaliam o seu impacto periodicamente; 3. Têm uma lógica econômica que permite gerar algum tipo de receita própria; 4. Possuem uma governança que leva em consideração os interesses de investidores, clientes e a comunidade.

12 Um exemplo que do que estamos falando em SAÚDE
A demanda A oferta A sociedade precisa de produtos e serviços de saúde que atendam suas demandas O Estado oferece, através do Sistema Único de Saúde, acesso integral, universal e gratuito a todos A desafio Pessoas tem dificuldade para conseguir algum serviço de saúde O negócio de impacto Uma solução Buscador Saútil (que pode ser financiado pelo Estado, ou remunerado pelo usuário em serviços customizados) Criar e manter ferramenta on line que ajude a encontrar de forma simples e rápida os recursos de saúde disponibilizados pelo SUS na cidade.

13 Um exemplo que do que estamos falando em DEFICIÊNCIA
A demanda O desafio Garantir a qualidade de vida para deficientes físicos e mentais após a perda de seus responsáveis O Estado não tem produtos e serviços específicos para esse público Uma solução Criar uma previdência / poupança formado por recursos dos pais e um matching do Estado que dê autonomia para o deficiente em caso de perda dos responsáveis Saúde Lazer Saúde Lazer Moradia ... Moradia ... O advocacy A inovação ONGS foram criadas para estimular essa agenda, propor modelos legais e estimular ações piloto. Evitar que o deficiente dependa 100% de serviços públicos, desestimular o abandono de outros familiares e incentivar o surgimento de produtos e serviços para o público deficiente adulto ou idoso.

14 Um exemplo que do que estamos falando: IMPACTO NO SISTEMA PRISIONAL
O desafio Encarcerar pessoas que infringiram a lei e garantir sua reabilitação para retorno a sociedade A lógica atual é de “albergagem dos presos” com contratação de atividades de ressocialização, em alguns casos Uma solução Fazer um contrato cujo pagamento seja por exito (diminuição da reincidência), com flexibilidade nas atividades desempenhadas Capacitação profissional Titulo de Impacto Social Saúde mental Cidadania Ganha (estado economiza) – Ganha (investidor tem retorno financeiro) – ganha (sociedade com menor violência) – ganha (ex-detento reinserido) Um investidor (não) dependência quimica Há indivíduos, institutos, fundações e fundos de investimentos dispostos a financiar essa solução, com o compromisso de ser remunerado pelo Estado caso sejam efetivos na redução da reincidência

15 Ecossistema de Finanças Sociais

16 Alavancas para fortalecimento do campo
- Maior volume de capital - Mais fontes de recursos - Mecanismos financeiros mais inovadores - Mais empreendedores comprometidos com impacto - Mais modelos de negócio validados - Mais produtos oferecidos para população de baixa renda - Mais organizações envolvidas e com nível de maturidade adequado - Maior gama de serviços oferecidos - Maior abrangência geográfica Leo - Mais lideres públicos e privados mobilizados para o campo - Regulamentações e normas favoráveis - Ampla divulgação e interesse pela agenda

17 Recomendações da Força Tarefa para fortalecimento do campo
#1 - Investimento de indivíduos de alta renda em produtos de impacto #3 - Expansão e capitalização de fundos sociais #2 - Protagonismo de Fundações e Institutos #4 - Uso do subcrédito social do BNDES para NI #5 - Inclusão de NI na cadeia de valor das empresas #7 - Chamadas para fundos de investimento de impacto #6 – Criação de Modelos para Inclusão de NI nas compras governamentais #8 – Fortalecimento de incubadoras e #9 - Apoio SEBRAE aos empreendedores de NI #11 - Formatos inovadores para apoio e investimento a NI #10 – Conhecimento e Formação #12 - Promoção da cultura de avaliação Leo #13 - Integração do Governo Federal na agenda de finanças sociais #15 - Princípios para NI no Brasil #14 - Título de Impacto Social

18 Recomendações detalhadas
#1 Investimento de indivíduos de alta renda em produtos financeiros de impacto A Força Tarefa de Finanças Sociais recomenda a indivíduos de alta renda que, direta ou indiretamente (por exemplo, via Family Offices), incentivem as instituições financeiras das quais são clientes, bem como os gestores de fundos de investimentos que administram seu patrimônio, a criar produtos financeiros de investimento com impacto social, e/ou definir, para produtos existentes, um porcentual de alocação nesse tipo de investimento META: Sugere-se que indivíduos ou seus respectivos Family Offices direcionem de 1% a 3% do montante de seus investimentos para fundos/produtos financeiros de impacto social até 2020 Leo

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20 Nossos contatos Telefone: Celia Cruz:

21 Estratégia de Atuação

22 Estratégia de Atuação

23 Site: www.forcatarefafinancassociais.org.br
Vídeo:

24 Grupo de Apoio Contínuo (GAC)
Força Tarefa das Finanças Sociais Força Tarefa Ary Oswaldo Mattos Filho Fabio Barbosa Antônio Ermírio de Moraes Neto Guilherme Ferreira André Degenszajn Luiz Lara Vera Cordeiro Pedro Parente Comitê estratégico Maria Alice Setubal Instância deliberativa Membros Diretoria executiva Financiadores Grupo de Apoio Contínuo (GAC) Instância consultiva (100 pessoas) Inspirados pela trajetória de outros países, constituiu-se um grupo para liderar o movimento em prol das finanças sociais no Brasil, ainda incipiente e descentralizado. A Força Tarefa atua como catalisador e articulador para o campo. Nossa Crença Modelos de Negócios podem resolver problemas sociais Nossa Missão Articular sua rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros para que façam acontecer modelos de negócios rentáveis que resolvam problemas sociais ou ambientais e com isso, mudem a mentalidade sobre como gerenciar recursos e necessidades da sociedade

25 Teoria de Mudança Nosso impacto para o campo Nossas atividades 2016
Implementação das 15 recomendações de avanços ao campo até 2020 Mudança de mentalidade de investidores e empreendedores sobre como gerenciar recursos e necessidades da sociedade Nosso impacto para o campo Plano de implementação das recomendações Produção de conteúdos Plano de articulação Plano de comunicação Nossas atividades 2016 Articulação Identificar, mobilizar e conectar atores estratégicos do ecossistema Influência Produzir, sistematizar e disseminar conteúdos relevantes para o campo Proposição Construir, disseminar e gerir recomendações para avanços do campo Monitoramento Acompanhar e divulgar avanços do campo local e global Nossas estratégias de atuação

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27 Programa de Apoio às A&I
Nossa Crença As incubadoras e aceleradoras têm um enorme potencial de influenciar a agenda empreendedora do Brasil, disseminando o conceito de negócios de impacto em escala nacional, e contribuindo para que mais soluções para a resolução de problemas sociais surjam e se fortaleçam. Fernanda e Celia Como portunidade o que a gente percebe é que existem hoje investidores dispostos a alocar parte do seu capital em Negócios que tenham ao mesmo tempo performance financeira e impacto social. Ao mesmo tempo, a gente vê que existem hoje organizacoes intermediarias realizando um excelente trabalho na aceleracao e incubacao de Negócios, e muitas delas apoiando negóciso tradicionais, e que têm um grande potencial de trazer para a sua agenda e para a sua atuação Negócios de impacto. E por outro existem emprendedores hoje que querem empreender com proposito. Nossa Proposta Mobilizar incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil para a atração, seleção e acompanhamento de negócios de impacto Realização Parceria

28 Sistematização e Disseminação
Teoria de Mudança A&Is conectadas com atores do ecossistema e compreendendo visão de impacto social Negócios de Impacto prontos para serem investidos Nosso impacto para o campo Conjunto de atividades de formação presenciais e à distância Prêmio ICE, Anprotec e SEBRAE Fortalecimento da Rede de Aceleradoras e Incubadoras com foco em NI Produção de conteúdos Nossas atividades 2016 Fernanda e Celia Como portunidade o que a gente percebe é que existem hoje investidores dispostos a alocar parte do seu capital em Negócios que tenham ao mesmo tempo performance financeira e impacto social. Ao mesmo tempo, a gente vê que existem hoje organizacoes intermediarias realizando um excelente trabalho na aceleracao e incubacao de Negócios, e muitas delas apoiando negóciso tradicionais, e que têm um grande potencial de trazer para a sua agenda e para a sua atuação Negócios de impacto. E por outro existem emprendedores hoje que querem empreender com proposito. Capacitação Preparar organizações para construção de plano de ação Reconhecimento Identificar e premiar A&Is com melhores planos de ação Sistematização e Disseminação Produzir, sistematizar e disseminar boas práticas para o campo Articulação Identificar, mobilizar e conectar A&Is com atores estratégicos do ecossistema Nossas estratégias de atuação

29 Ecossistema de finanças sociais
OFERTA DE CAPITAL Governo Organismos nacionais de fomento Organismos Multilaterais de Crédito Pessoas Jurídica Instituições de finanças comunitárias Fundações e associações Pessoa Física Recursos disponíveis para o campo social (base 2014) R$ 413,0 R$ 0,5 R$ 16,0 R$ 13,9 R$ 0,0 R$ 2,0 R$ 6,0 Recursos disponíveis para o campo social (base 2014) R$ 456,8 Bilhões No ator “Instituições de finanças comunitárias”, o segmento de Cooperativas não foi incluído no estudo

30 Recursos investidos através de mecanismos de finanças sociais
OFERTA DE CAPITAL Governo Organismos nacionais de fomento Organismos Multilaterais de Crédito Pessoas Jurídica Instituições de finanças comunitárias Fundações e associações Pessoa Física Recursos disponíveis no campo social (base 2014) R$ 413,0 R$ 0,5 R$ 16,0 R$ 13,9 R$ 0,0 R$ 2,0 R$ 6,0 R$ 456,8 Bilhões Recursos investidos através de mecanismos de finanças sociais (base 2014) R$ 0,00 R$ 0,10 R$ 0,50 R$ 12,33 R$ 0,00 R$ 0,02 R$ 0,01 R$ 13 Bilhões

31 Recursos investidos através de mecanismos de finanças sociais e Meta para 2020
R$ 50 Bilhões Valor R$ 13 Bilhões 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

32 Investimento em impacto social
OFERTA DE CAPITAL Governo Organismos nacionais de fomento Organismos Multilaterais de Crédito Pessoas Jurídica Instituições de finanças comunitárias Fundações e associações Pessoa Física Recursos disponíveis no campo social (base 2014) R$ 413,0 R$ 0,5 R$ 16,0 R$ 13,9 R$ 0,0 R$ 2,0 R$ 6,0 R$ 456,8 Bilhões Recursos investidos através de mecanismos de finanças sociais (base 2014) R$ 0,00 R$ 0,10 R$ 0,50 R$ 12,33 R$ 0,00 R$ 0,02 R$ 0,01 R$ 13 Bilhões Meta 2020 de recursos investidos através de mecanismos de finanças sociais R$ 4,13 R$ 0,60 R$ 2,50 R$ 41,91 R$ 0,00 R$ 0,19 R$ 0,39 R$ 50 Bilhões

33 Nossos contatos Telefone: Celia Cruz:

34 PANORAMA DAS DOAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTEXTO PANORAMA DAS DOAÇÕES INTERNACIONAIS Motivos da redução / retirada de recursos: A pesquisa Articulação D3 e Instituto Fonte buscou identificar quais foram os motivos responsáveis pela diminuição / retirada dos recursos. O estudo agrupou em seis categorias que estão apontadas por ordem decrescente de frequência. Crise econômica mundial com decorrente redução de orçamento; Mudança de prioridade e/ou investimento para outras regiões do mundo; Alto nível de desenvolvimento econômico e social brasileiro; Mudança da estratégia de atuação da organização; Maior potencial de captação interna e possibilidade crescente de auto sustentabilidade do campo social brasileiro; Alcance dos objetivos com melhoria da problemática trabalhada.

35 Detalhamento das amostras
CONTEXTO CONTEXTO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Empresas e Fundações Detalhamento das amostras BISC GIFE 224 empresas 30 fundações empresariais 1 instituto independente 1 federação de empresas do setor de indústrias (ano base 2012) 13 empresas 58 fundações empresariais 29 fundações e associações familiares, independentes e comunitárias (ano base 2011) Amostra BISC Amostra GIFE 11,8% CAGR (08-12) 3,6% CAGR (08-12)

36 CONTEXTO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Empresas – doação com recursos incentivados
Pesquisa em construção da Força Tarefa de Finanças Sociais, realizada pela Deloitte Análise dos recursos incentivados por Pessoa Jurídica 2013 Arrecadação PJ R$ em milhões Total arrecadado IRPJ / CSLL Estimativa lucro real (68%) Potencial (9%) 12.066 Valores doados por meio de recursos incentivados Fundos da Criança e do Adolescente 206 Fundos do Idoso 21 Incentivo ao Desporto 184 Programa Nacional de Apoio à Cultura 1.102 Pronas/PCD 9 Pronon 13 Total 1.537 Doação efetiva em relação ao potencial (%) 12,7%

37 CONTEXTO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Empresas – Recursos incentivados para OSCs
Estima-se que 69% das empresas (PJ) realizam algum tipo de ação social. Esse investimento abrange desde ajuda a pessoas em região em volta da empresa, como também benefícios não obrigatórios para funcionários, como cestas básicas e outros. A arrecadação por meio de recursos incentivados vem crescendo nos últimos anos e tem um enorme potencial para ser explorada. Pesquisa em construção da Força Tarefa de Finanças Sociais, realizada pela Deloitte

38 DOADORES INDIVIDUAIS Principais números do Brasil Recurso anual destinados a doação pelos brasileiros 23% do brasileiros* fizeram uma doação em dinheiro no último mês 34 milhões de pessoas | 8º País no ranking Rendimento Mensal por Salário Mínimo (SM)** % doador Doação anual (em milhões) Doação média por faixa de rendimento Acima de 5 SM 14,9% R$ 992 R$ 63,45 1 a 5 SM 12,4% R$ 2.488 R$ 31,43 1/2 a 1 SM 8,1% R$ 1.569 R$ 17,13 1/4 a ½ SM 4,9% R$ 178 R$ 9,40 Abaixo de 1/4 3,8% R$ 8 R$ 2,10 14% dos brasileiros* ajudaram um estranho no último mês 19 milhões de pessoas | 5º País no ranking 45% dos brasileiros* dedicam-se a voluntariado no último mês 63 milhões de pessoas | 9º País no ranking **Salário mínimo 2010: R$ 510,00 (2) Estudo Childfund Brasil e Rgarber R$ 5,2 bilhões 2011 Indivíduos de alta renda no Brasil Classe Quantidade de indivíduos Patrimônio Bilionários 3 (Patrimônio igual ou superior a US$ 1 bilhão) 61 US$ 182 bilhões UHNWI4 (Patrimônio superior a US$ 30 milhões) 4.122 US$ 865 bilhões Classe “A” 5 (Renda familiar acima de RS ) N/D No Brasil, em média, bilionários, doam pouco mais de US$ 100 milhões longo de suas vidas. Valor equivalente a 3% do seu patrimônio líquido. No mundo, 35% dos bilionários do mundo têm as suas próprias fundações privadas.

39 DOADORES INDIVIDUAIS Recursos Incentivados
O montante doado por contribuintes, pessoas físicas, quase dobrou em 4 anos. Espera-se que em 2013, tenham sido doados quase R$ 108 milhões, por meio dos recursos incentivados 15,5% a.a. Potencial de captação através de recursos incentivados R$ 5,7 bilhões Total arrecadado R$ 107 milhões (10) Receita Federal (11) Receita Federal “Grandes números DIRPF ano-calendário 2012” * Estimado – CAGR (09 – 12)

40 Potencial que os recursos incentivados podem alcançar
VISÃO CONSOLIDADA Pessoas Físicas Doação total de pessoas físicas Ainda há muito para se explorar as arrecadações de pessoas físicas no País. Aposta-se que as novas plataformas de tecnologia tragam forças para o setor facilitando o processo de doação aumentando o volume de recursos arrecadados. Valor ajustado para 2014 R$ 5,2 bilhões 2011 R$ 5,54 milhões Considerações As doações de pessoas físicas podem chegar a um montante de 5,5 bilhões em Entretanto, ainda é necessário avançar principalmente no que envolve os mecanismos de arrecadação. Recursos altamente pulverizados Boa parte das doações é pontual às causas específicas, envolve pequenas doações no dia a dia para públicos distintos. As novas plataformas tecnológicos ajudam a unificar doações de pessoas e aumentar o acesso em escala ao recursos, entretanto as ferramentas ainda são muito incipientes. Alto potencial de crescimento dos recursos incentivados As Leis de Incentivos são utilizadas predominantemente para projetos culturais e esportes o que torna difícil o acesso a curto prazo para projetos fora desse escopo. Entretanto, existem dois fatores para potencializar esse mercado: incentivar empresas a doarem mais recursos e por outro lado é preciso uma profissionalização do desenvolvimento dos projetos para captar os recursos. Mecanismos de doação Face-to-face Marketing Relacionado a causas Microdoações Crowdfunding Incentivado Potencial que os recursos incentivados podem alcançar Projeção R$ 5,7 bilhões R$ 107 milhões doações realizadas por meio das leis de incentivos fiscais no ano de 2013 Pesquisa em construção da Força Tarefa de Finanças Sociais, realizada pela Deloitte *Nota: Valor ajustado pela inflação mais o PIB referente ao exercício de 2014


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