A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A."— Transcrição da apresentação:

1 Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A

2 ● Inconfidência Mineira ● Conjuração Baiana Revoltas Coloniais

3 Inconfidência Mineira (Vila Rica, MG, 1789) ● foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. ● O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”.

4 Principais integrante ● Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) – alferes, minerador e tropeiro ● Claudio Manuel da Costa – poeta ● Inácio José de Alvarenga Peixoto – advogado ● Tomás Antônio Gonzaga – poeta ● Francisco de Paula Freire de Andrade – coronel ● Carlos Correia – padre ● Oliveira Rolim – padre ● Francisco Antônio de Oliveira Lopes - coronel

5 Principais causas: ● Exploração política e econômica exercida por Portugal sobre o Brasil; ● Derrama: caso uma região não conseguisse pagar 1500 quilos de ouro para Portugal, soldados entravam nas casas das pessoas para pegar bens até completar o valor devido;

6 Objetivos da luta ● Obter a independência do Brasil em relação a Portugal; ● Implantar uma República no Brasil; ● Criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica.

7 Objetivos da luta ● Obter a independência do Brasil em relação a Portugal; ● Implantar uma República no Brasil; ● Criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica.

8 Consequências ● O movimento foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis ao governador da província, em troca do perdão de suas dívidas com o governo. ● Os inconfidentes foram presos e condenados. Enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, os outros foram exilados na África.


Carregar ppt "Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google