A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Música Brasileira I CMU 323 Módulo VI Alberto Nepomuceno Prof. Diósnio Machado Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Música Brasileira I CMU 323 Módulo VI Alberto Nepomuceno Prof. Diósnio Machado Neto."— Transcrição da apresentação:

1 História da Música Brasileira I CMU 323 Módulo VI Alberto Nepomuceno Prof. Diósnio Machado Neto

2 Nacionalismo e os acadêmicos Alberto Nepomuceno recebeu uma formação intelectual totalmente influenciada pela escola de Recife. –A Faculdade de Direito de Recife, nessa época, era um grande centro intelectual do país; por lá fervilhavam idéias e análises sociais de vanguarda, como os estudos sociológicos de Manuel Bonfim e Tobias Barreto, além das teorias darwinistas e spenceristas de Silvio Romero Sílvio Romero desenvolve trabalhos folclóricos. Diz que a idolatria pelo “indígena” está associada a não existência de uma visão étnica afro-brasileira. Incita à repudiar o Romantismo no “pieguismo” de Joaquim Manuel de Macedo e no “indianismo” de Alencar, que considerava “velharias românticas e decrepitudes propõe, também, a busca da identidade nacional pelo estudo analítico e sistemático do folclore brasileiro Empenho em destacar a importância e influência do negro na estrutura do nosso caráter nacional, ainda que conservando, nesse reconhecimento da mestiçagem, preconceitos de natureza claramente racista e pessimista. –Batuque de Nepomuceno, por exemplo. –Esse ideário é fundamental na concepção musical de Nepomuceno.

3 Migração para o Rio de Janeiro Em 1886, ensina piano no Clube Beethoven –Machado de Assis era um dos principais sócios Anos antes, Gustav Helmold, aluno de Liszt, era o regente do coro. Escreveu diversas peças para piano. Essa era uma época de grande efervescência social –Forte imigração estrangeira –Movimentos republicanos e abolicionistas estavam no auge –O romantismo literário produzia seus melhores poetas e escritores: Olavo Bilac, Coelho Neto e Aluísio Azevedo. Machado de Assis ruma para o realismo. Nepomuceno compõem obras em parcerias com esse autores –Em 1887, escreve Dança de Negros – a primeira manifestação musical com elementos étnicos.

4 Viajem para Europa Participa da final que escolheu o hino nacional republicano. Isso lhe vale a passagem para estudar na Europa. –Estuda no Conservatório Santa Cecília de Roma. –Muda-se para Berlim em 1890 - Academia Meister Schulle Estuda com Heinrich von Herzogenberg, grande amigo de Brahms –Conservatório Stern de Berlim Casa-se com uma Norueguesa e estabelece forte relação com o compositor Edvard Grieg –Transfere-se para Paris em 1894 - Schola Cantorum Conheceu Saint-Saëns, Charles Bordes, Vicent D'Indy Assistiu a estréia de Prélude à l'après-midi d'un faune. Esteve em diversos concertos regidos por Brahms e Von Bülow.

5 A luta pela canção nacional No dia 4 de agosto de 1895, Nepomuceno realizou um concerto histórico, marcando o início de uma campanha que lhe rendeu muitas críticas e censuras. –Apresentou pela primeira vez, no Instituto Nacional de Música, uma série de canções de sua autoria em português A polêmica tomou conta da imprensa e Nepomuceno travou uma verdadeira batalha contra o crítico Oscar Guanabarino, defensor ardoroso do canto em italiano, afirmando: "Não tem pátria um povo que não canta em sua língua". Ampliou sua luta pelo nacionalismo editando uma partitura do padre José Maurício e apoiando músicos populares como Catulo da Paixão Cearense O garatuja, comédia lírica em três atos baseada na obra homônima de José de Alencar é considerada a primeira ópera verdadeiramente brasileira no tocante à música. –Ambientação e utilização da língua portuguesa.

6 Nacionalismo com ares europeu Sua música radica na tradição musical européia da segunda metade do século XIX, principalmente no que diz respeito a escola de Weimar e as diretrizes da “Música do Futuro” –Série Brasileira Princípio de composição do romantismo-realista de Liszt Famoso Batuque O garatuja –Os ritmos populares estão presentes nesta obra, como a habanera, o tango, a marcação sincopada do maxixe, o lundu e ritmos característicos dos compositores populares do século XIX, como Xisto Bahia, além das polcas de Callado e Chiquinha Gonzaga. –Prelúdio tem forte influência de Wagner Alberto Nepomuceno ainda estimula jovens compositores, como Heitor Villa-Lobos.

7 Quarteto nº3 Escrito na Europa, em 1891 –Não foi executado durante a vida do compositor Reflete as influências da formação alemã –Forte formalismo Uso de formas clássicas como Sonata, Rondó-Sonata, Tema e Variações etc Controle temático rígido tal qual Brahms –Expansão da harmonia Uso da ambivalência tonal –Instabilidade gerada pelo uso de incessantes passagens de maior para menor (T – Tr, por ex.) Em determinados momentos usa um forte cromatismo –Encadeamentos de dominantes


Carregar ppt "História da Música Brasileira I CMU 323 Módulo VI Alberto Nepomuceno Prof. Diósnio Machado Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google