A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros."— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes no País. O Que É? + É o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica. + Leva em conta evidências e lições aprendidas com a construção e implementação de objetivos de aprendizagem dentro e fora do Brasil. + Enfatizar o que deve ser aprendido e não como deve ser ensinado. + Há espaço para a inclusão de conhecimentos e habilidades que cada rede julgar relevante.

3 Princípios: Para que a Base Nacional Comum Curricular(BNCC) possa, de fato, chegar a cada sala de aula brasileira e ajudar a melhorar a educação no país, acreditamos que ela deve ser construída observando os seguintes princípios: Foco nos conhecimentos, habilidades e valores essenciais. Clareza e objetividade. Baseada em pesquisas nacionais e internacionais. Obrigatória para todas as escolas de Educação Básica do Brasil. Diversidade cultural como parte integrante. Respeita a autonomia dos sistemas de ensino para a construção de seus currículos e das escolas para os seus projetos pedagógicos. Construída em colaboração entre União, Estados e Municípios e submetida a consultas públicas. Fonte:

4 Base legal: + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.“ + Também no Art.26 da LDB:"Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar.“ : Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN): Orientações do currículo por etapa, modalidade e atendendo às diversidades : Lei / Plano Nacional de Educação (PNE): Estabelece o prazo de 02(dois) anos para que o MEC, em articulação e colaboração com os entes federados, encaminhe ao CNE, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos do Ensino Fundamental e Médio, precedida de consulta pública.

5 Preceitos da Base Nacional Comum + Educação como direito e igualdade de condições; + Unidade da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; + Articulação dos componentes curriculares em Áreas de Conhecimento; + Educação integral – contempla todas as dimensões de formação do sujeito Fonte: MEC,2015

6 Orientação Normativa da Base Nacional Comum Base Nacional Comum Política Nacional de Formação e Valorização de Professores Política Nacional de Infraestrutura Escolar Política Nacional de Materiais e Tecnologias Educacionais Política Nacional de Avaliação da Educação Básica Política Curricular Nacional Constituição Federal Diretrizes Curriculares LDB Fonte: MEC,2015

7 Base Nacional Comum – Ciclo 2015 e 2016 Mobilização Lançamento do Portal da Base Nacional Comum Webconferências Contribuições de universidades e associações acadêmicas e científicas no documento de referência – Evento nacional para discussão do documento de referência Lançamento de campanha nacional em diversas mídias para mobilização das escolas - Discussão Nacional Discussão nas escolas de educação básica Coleta de contribuições em sistema de informação via portal Consolidação de contribuições das escolas em cada estado Realização de Seminários Estaduais para consolidação de contribuições no estado Realização de Seminário Nacional para consolidação de propostas estaduais - abr/16 Consolidação da Base Nacional Comum Reuniões com a Comissão de Especialistas por Área de Conhecimento Consolidação das contribuições estaduais Apresentação do documento final da Base Nacional Comum Entrega do documento ao Conselho Nacional de Educação Definição e pactuação de estratégia de implementação da Base Nacional Comum Apoio técnico e financeiro a estados e municípios para a implementação da Base Nacional Comum Fonte: MEC,2015

8 + Promover a equidade. + Organizar e dar mais coerência ao sistema educacional. + Desenvolver de forma mais alinhada e clara, os currículos das escolas, a formação inicial e continuada dos professores, os sistemas de avaliação e os materiais didáticos. + Permitir aos pais entender melhor os objetivos e resultados da educação de seus filhos. A BNC possibilitará... Fonte:

9 Cronograma Documento da versão preliminar da BNC16/09 Seminário Nacional da Base Nacional Comum 23 a 25/09 Ciclos de formação na discussão nas regionais (primeira Ouvidoria) 01 a 20/10 Proposta para Dia de Paralisação para que todas as escolas discutam a BNC 21/10 Sistematização das contribuições das regionais de Ensino para discussão da BNC Até dia 10/12 Seminários Estaduais Até final de março de 2016 Envio para o Ministério da Educação no sistema do documento final do estado Até 15/04/16 Fonte: MEC,2015

10 + O Estado do Amazonas está participando da Discussão Nacional da Construção da Base Nacional Comum Curricular, por meio de várias ações voltadas para a apresentação e apropriação do Documento Preliminar, que tem ocorrido de forma gradativa, dando publicidade do documento à todos os envolvidos nas atividades educacionais em nosso Estado: professores, gestores, coordenadores distritais, pedagógicos e regionais, secretários de educação, entre outros. O Estado do Amazonas na Construção da BNCC

11 Seminário + Objetivando uma divulgação para uma esfera maior da sociedade, será realizado um seminário para o lançamento estadual do Documento Preliminar da Base Nacional. Onde estarão presentes várias entidades, envolvidas direta ou indiretamente com o processo educacional, sendo convidados para fazerem parte de uma Comissão de Discussão da Construção do Documento do Estado do Amazonas, 25 representantes de várias entidades públicas e civis, engajadas com ações voltadas à educação, direitos humanos e projetos sociais.

12 Dia “D” nas Escolas + Será um Dia Estadual para apresentação e discussão do Documento Preliminar da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de que todos, professores, pais e alunos, conheçam os direitos e objetivos de aprendizagem, podendo dar suas contribuições à construção do Documento Final do Estado do Amazonas, que será encaminhado ao Ministério da Educação. + Todas as escolas do Brasil, das redes estaduais, municipais e privadas, serão convocadas a participarem da construção e elaboração deste documento.


Carregar ppt "Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google