A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O cinema na vida de cada um

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O cinema na vida de cada um"— Transcrição da apresentação:

1 O cinema na vida de cada um
PROFESSORA: INÊS CARVALHO 3º ANO – UNIDADE NOBEL

2 APRESENTAÇÃO É notório o encantamento de uma criança ao ir pela primeira vez ao cinema assistir a um filme. Imagine, então, o entusiasmo das pessoas que assistiram ao primeiro filme do mundo. Até o início do século XVIII, as únicas formas encontradas pelo homem para conservar a imagem de uma paisagem ou pessoa era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor. Vale lembrar que a primeira sessão pública de cinema foi realizada em 1895, em Paris. Pouco mais de 33 espectadores estavam presentes para ver imagens em movimento e sem cor. O som só chegou ao cinema em e a cor, em 1932.

3 JUSTIFICATIVA O projeto “O cinema na vida de cada um” pretende trabalhar o cinema como uma arte importante, pois além de ser uma forma de diversão, é também uma maneira de retratar uma sociedade em determinada época. No decorrer do projeto incentivaremos o trabalho coletivo, por entendermos que é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de argumentação e de exposição de ideias em grupo.

4 OBJETIVOS Estudar a história do cinema; Analisar semelhanças e diferenças entre diferentes linguagens (cinema e literatura); Respeitar opiniões e preferências contrárias; Retratar e expor coletivamente sua preferência sobre os filmes prediletos, por meio da prática de registro (desenhos) e na oralidade, pois é um momento que aprendem a organizar, de forma lógica, as suas ideias.

5 DESENVOLVIMENTO Leituras compartilhadas sobre a história do cinema.
Entrevista com familiares acerca do tema. Assistir filmes antigos e atuais, analisando semelhanças e diferenças. Confeccionar quadro comparativo sobre as características do cinema “antes e depois”.

6 DESENVOLVIMENTO Realizar leitura de obras que foram reproduzidas no cinema. Realização de atividades no livro Linhas da Vida, sistematizando o conteúdo trabalhado. Montagem de um rolo de filme, com os registros das preferências dos alunos.

7 AVALIAÇÃO Foi uma atividade prazerosa e que demandou intensa negociação entre as crianças. Durante o trabalho, percebemos avanços como o abandono de ideias individuais em prol do grupo. Vale lembrar, que essas atividades são valiosos instrumentos na formação de um aluno leitor, pois um bom leitor não é aquele só de textos escritos, mas do mundo ao seu redor.

8 LEITURA E REESCRITA DE CONTOS
Na oportunidade, fizemos um paralelo com o projeto trabalhado “Leitura e reescrita de contos”, uma vez que a relação entre literatura e cinema é rica, como também acontece no sentido inverso, isto é, o cinema também pode influenciar a literatura. Optando pela modalidade narrativa, o cinema auxilia de forma significativa a tarefa de contar e reescrever as histórias, apesar da grande diferença entre a página de um livro e a tela branca do cinema. Ambos acionam sentimentos e se transformam em imagens na mente do homem imaginário.

9 VÍDEOS

10 ATIVIDADES NO LIVRO LINHAS DA VIDA

11 REGISTROS DAS AULAS

12 REGISTROS DAS AULAS

13 REGISTROS DAS AULAS

14 REGISTROS DAS AULAS

15 REGISTROS DAS AULAS

16 “Sem linguagem nova não há realidade nova.”
Glauber Rocha


Carregar ppt "O cinema na vida de cada um"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google