A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Cristiano Luiz Chostak

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Cristiano Luiz Chostak"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Cristiano Luiz Chostak
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL Prof.: Cristiano Luiz Chostak Disciplina: Química Tecnológica (QMT12)

2 Atomística: Estrutura atômica básica
O modelo atômico de Dalton O modelo atômico de Thomson O modelo atômico de Rutherford. O modelo atômico de Borh O Modelo atômico atual

3 O modelo atômico de Dalton
Em 1808 o Inglês John Dalton sugeriu um modelo para o átomo com as seguintes características: - Minúscula esfera maciça, indivisível e indestrutível - Átomos com mesma massa e tamanho constituem um elemento. . - Todas as substâncias são formadas por átomos - Os átomos não são criados e nem destruídos. - Matéria desprovida de carga.

4 Laboratório de Dalton

5 A descoberta do elétron:
Na década de 1850 os Ingleses Geissler e Crookes desenvolveram um tubo de descarga para investigar a condução de corrente elétrica em gases. - Como resultado obtiveram um feixe luminoso (raios catódicos –cátodo polo negativo– “televisor ”). Tubo de Crookes.

6 Tubos de Crookes:

7 Experimentos de Thomson:
Thomson determinou que relação carga/massa de um elétron 1,76x108 C/g. Com a contribuição deMillikan que em 1909 determinou a carga do elétron, 1,60x10-19C, foi possível estimar a massa do mesmo (9,10x10-28g)

8 Modelo atômico de Thomson:
Modelo conhecido como “pudim de ameixas” de Thomson.

9 Experimento de Rutherford
Em 1911, o físico neo-zelandês Ernest Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com partículas alfa .

10 Conclusões de Rutherford e Modelo atômico:
- Como a maioria das partículas alfa atravessavam a lâmina, o átomo não seria maciço ou compacto. - Apresentava um grande espaço vazio (eletrosfera- elétrons) e um centro denso e positivo (núcleo-prótons). .

11 Em resumo temos: Obs.: 1u=1,6654x10-24 g

12 BIBLIOGRAFIA LEMAY, H.Eugene; BURSTEN; Bruce E., Química a Ciência Central, 9ª edição., Editora Pearson Prentice Hall, 2005. RUSSEL, J.B. Química Geral v. 1, 2ª Ed., São Paulo: Pearson Makron Books, ATKINS, P. E JONES, L., Princípios de química:questionando a vida moderna e o meio ambiente, 3ª Ed., Porto Alegre: Bookman, 2006. CHANG, Raymond Química, 8ª edição Ed. McGraw Hill. CHANG, Raymond, Química Geral: Conceitos Essenciais Ed. McGraw Hill


Carregar ppt "Prof.: Cristiano Luiz Chostak"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google