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Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Final.

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1 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final –2015

2 Processo de Avaliação MPS 2Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados

3 Processo de Avaliação MPS Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

4 4 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

5 Responsabilidades das mini equipes durante a avaliação final  Verificar os ajustes realizados  Caracterizar a implementação em cada projeto/ serviço/área nos processos sob sua responsabilidade  Propor a caracterização para os resultados esperados do processo e atributos do processo nos processos sob sua responsabilidade  Identificar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria nos processos sob sua responsabilidade Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

6 6 Responsabilidades conjuntas durante a avaliação final  Rever o trabalho das mini equipes  Realizar as entrevistas  Caracterizar os resultados dos processos e atributos do processo  Aprovar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria  Decidir o Nível MR-MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

7 7 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

8 8 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

9 9 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

10 Verificar evidências Cada mini equipe, nos processos sob sua responsabilidade:  Examina a planilha de indicadores em conjunto com o Relatório de Ajustes para a Avaliação Final  Verifica a presença e adequação dos indicadores que comprovam a implementação dos resultados esperados para cada resultado esperado de processo e para cada atributo do processo Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

11 11 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

12 Realizar entrevistas  São realizadas na avaliação final para se obter as afirmações  Mostram o grau em que os colaboradores da organização entendem e usam os processos  Pode ser realizada em paralelo com a verificação de evidências 12 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

13 Confidencialidade das Entrevistas  Se guarda rigorosa confidencialidade das entrevistas Pelos membros da equipe de avaliação e pelos entrevistados durante e depois da avaliação 13 Nenhuma informação será atribuída a uma pessoa individualmente Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

14 Entrevistas e solicitação de documentos A Equipe de Avaliação pode solicitar mais documentação quando:  Um entrevistado mencionar um documento que não está disponível à equipe de avaliação  A equipe notar a falta de uma evidência direta que é necessária à avaliação 14 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

15 Notas de Entrevistas Toda a equipe de avaliação deve tomar notas das afirmações coletadas Nos processos sob sua responsabilidade as mini equipes devem ser especialmente cuidadosas. 15 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 As notas são destruídas ao final da avaliação

16 16 Entrevista: localização da equipe e entrevistados 16 Entrevistado Membro da Equipe de Avaliação Avaliador Líder L L M M M M E E E E E E E Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 L M M M

17 17 Entrevistas: Exemplo de Distribuição do Tempo 5 minutosAbertura da Entrevista e Apresentações O Avaliador Líder explica o objetivo da avaliação MPS, explica as regras de confidencialidade, pergunta se assistiram a Reunião de Abertura e apresenta a equipe de avaliação Cada entrevistado se apresenta dizendo seu nome e seu papel na organização 30 minutosPerguntas sobre os processos O Avaliador Líder e a equipe de Avaliação fazem perguntas 5 minutosPerguntas finais Por exemplo: Tem alguma coisa mais que gostaria de nos dizer ? 5 minutosEncerramento O Avaliador Líder encerra a entrevista lembrando o horário de apresentação dos resultados preliminares e a vigência permanente do acordo de confidencialidade 45 minutosTotal 17 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

18 18 Entrevistas: Perguntas No início da entrevista começar por questões genéricas e depois fazer perguntas mais específicas. Por exemplo:  Você poderia nos explicar o seu trabalho?  Como você realiza o planejamento de seus projetos?  Como são tratadas as mudanças nos requisitos?  Como é feito o monitoramento dos projetos?  Como você foi treinado para realizar o seu trabalho? No final da entrevista volta-se a fazer perguntas genéricas sobre o ambiente da empresa e a cultura organizacional. Por exemplo:  Há quanto tempo está na empresa?  O que você mais gosta nesta empresa?  Se pudesse mudar algo, o que mudaria? 18 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

19 As perguntas não devem poder ser respondidas com SIM ou NÃO As perguntas não podem vir com a resposta incluída Cuidado com a reação corporal à resposta do entrevistado Entrevistas: Perguntas 19 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

20 20 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

21 Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Quando termina uma entrevista cada mini equipe deve:  Rever suas notas e fazer observações na planilha  Controlar o andamento de sua parte na avaliação  Controlar a cobertura das afirmações  Rever e atualizar a lista de perguntas para as entrevistas que faltam  Registrar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria IMPORTANTE: Nomes são apagados no final da avaliação e as notas das entrevistas destruídas para preservar a confidencialidade 21 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

22 Cobertura das afirmações Cobertura de afirmações para cada processo  Para cada resultado esperado deve haver pelo menos uma afirmação  Todos os projetos/trabalhos (mesmo os não concluídos devem ter afirmações para os resultados)  Em um projeto/trabalho concluído deve-se ter afirmações para aproximadamente 50% dos resultados 22 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Devem haver afirmações que comprovem todos os resultados esperados

23 23 Planilha com registros das afirmações Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

24 24 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

25 Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo em cada projeto/serviço/área Estamos prontos para caracterizar os resultados quando: –Temos para cada implementação associada a um resultado uma evidência direta e uma afirmação –A mini equipe responsável por verificar o processo tem consenso de que a evidência objetiva é adequada para determinar a caracterização 25 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

26  Atribuir T, L, P, N, F ou NA a cada projeto/serviço/área em cada resultado esperado do processo Responsável: Mini equipes 26 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo em cada projeto/serviço/área

27 Escala para caracterizar o grau de implementação de um resultado esperado do processo Grau de implementaçãoCaracterização Totalmente implementado (T)  O indicador direto está presente e é julgado adequado  Existe pelo menos uma afirmação confirmando a implementação  Não foi notado nenhum ponto fraco substancial na avaliação inicial ou na avaliação final Largamente implementado (L)  O indicador direto está presente e é julgado adequado  Existe pelo menos uma afirmação confirmando a implementação  Foi notado um ou mais pontos fracos substanciais na avaliação inicial ou na avaliação final Parcialmente implementado (P)  O indicador direto não está presente ou é julgado inadequado  Artefatos/afirmações sugerem que alguns aspectos do resultado esperado estão implementados  Foi notado um ou mais pontos fracos substanciais Não implementado (N)  Qualquer situação diferente das acima Não avaliado (NA)  O projeto/serviço/área não está na fase de desenvolvimento que permite atender ao resultado ou não faz parte do escopo do projeto/serviço/área atender ao resultado. Fora do escopo (F)  O resultado esperado está fora do escopo da avaliação, conforme documentado no plano da avaliação. Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

28 28 Planilha após verificação dos ajustes com registros das afirmações Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA)

29 29 Planilha com caracterização por projeto Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) TPT

30 30 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

31 Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 31 Agregar os resultados obtidos na tarefa anterior para caracterizar (de forma inicial) o grau de implantação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional Responsável: Mini equipe Este grau será proposto pela mini equipe à toda a equipe de avaliação na reunião de consenso Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

32 32 Regras para caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional Caracterização nos projetos avaliados Caracterização agregada para a UO Observações Todos X (isto é, todos T, ou todos L, ou todos P, ou todos N) XSe todos os projetos/serviços/áreas têm a mesma caracterização, esta é a caracterização da UO Todos os projetos/trabalhos terminados X (isto é, todos T, ou todos L, ou todos P ou todos N) e os incompletos NA (Não Avaliado) XSe pelo estágio de desenvolvimento dos projetos/serviços/áreas incompletos o resultado não puder ser evidenciado (NA), a caracterização da UO é X Todos T ou LLSe os projetos/serviços/áreas forem caracterizados para um resultado esperado como L ou T, caracteriza-se a UO como L para este resultado esperado Todos T ou L e os incompletos NA (Não Avaliado) LSe pelo estágio de desenvolvimento dos projetos/serviços/áreas incompletos o resultado não puder ser evidenciado, a caracterização da UO é L Existem P, mas não existem N (Pode existir NA - Não Avaliado ) L ou PA decisão é da equipe de avaliação Existe NN, P ou LA decisão é da equipe de avaliação Resultado Esperado F (Fora do Escopo) FO resultado esperado foi declarado fora do escopo da avaliação no plano da avaliação

33 Considerações para a Caracterização  Obedecer as regras  Considerar a gravidade das fraquezas em seu conjunto  Considerar a razão individual de cada grau  Considerar o peso relativo das instâncias com pontos fracos  Não se pode caracterizar um resultado como T se alguma instância é diferente de T  O resultado nunca pode ser maior do que a maior das caracterizações 33 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

34 34 Considerações relacionadas à caracterização de resultados aos quais foi atribuído um REQUERIDO na avaliação inicial 34 A critério da equipe de avaliação e considerando a sua importância, um resultado com Requerido na avaliação inicial pode vir a ser caracterizado como T (totalmente implementado). Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

35 35 Planilha com caracterização por projeto Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) TPT Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

36 36 Planilha com caracterização por resultado Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) TPT L Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Todo resultado L, P ou N deve ter associado um ponto fraco que justifique a caracterização

37 37 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

38 Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional A mini equipe faz uma caracterização inicial de cada atributo do processo nos processos sob sua responsabilidade 38 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Este grau será proposto pela mini equipe a toda a equipe de avaliação na reunião de consenso

39 39 Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos de processo na unidade organizacional 39 Grau de implementaçãoCaracterizaçãoPorcentagem de Implementação dos resultados relacionados Totalmente implementado (T) Existe evidência de um enfoque completo e sistemático para o atributo no processo avaliado e de sua plena implementação, Não existem pontos fracos relevantes para este atributo no processo avaliado >85% a 100% Largamente implementado (L) Existe evidência de um enfoque sistemático e de um grau significativo de implementação do atributo no processo avaliado. Existem pontos fracos para este atributo no processo avaliado >50% a 85% Parcialmente implementado (P) Existe alguma evidência de um enfoque para o atributo e de alguma implementação do atributo no processo avaliado. Alguns aspectos de implementação não são possíveis de predizer. >15% a 50% Não implementado (N) Existe pouca ou nenhuma evidência de implementação do atributo no processo avaliado 0 a 15% Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Esta porcentagem deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implantação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa

40 40 Considerações relacionadas à caracterização de Atributo de Processo  A porcentagem de orientação para caracterização de um atributo de processo deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implementação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa.  Em casos onde o qualitativo tiver predominância sobre o quantitativo, o avaliador líder deve enviar uma justificativa detalhada da caracterização realizada para o auditor, a qual será incorporada à documentação da avaliação enviada à SOFTEX 40 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

41 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 AP 1.1T AP 2.1 T ou L ? Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G (para o processo Gerência de Projetos) 41 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 AP 2.1 A execução do processo é gerenciada O atributo de processo AP 2.1 é a medida do quanto a execução do processo é gerenciada. Como resultado da implementação completa deste atributo de processo: (i)existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo; OK (ii) a execução do processo é planejada (O planejamento deve incluir identificação e disponibilização dos recursos e informações necessárias para a execução do processo, definição, atribuição e comunicação das responsabilidades pela execução do processo e planejamento da comunicação entre as partes interessadas); Na avaliação inicial houve um REQUERIDO porque o cronograma não incluía as atividades de planejamento inicial para o projeto inicial. Este problema já tinha sido identificados e corrigido para o segundo projeto. (iii) a execução do processo é monitorada em relação ao planejado e, quando necessário, ajustes são realizados; No primeiro projeto o item não planejado não foi monitorado, o que deu motivo a um outro REQUERIDO. No segundo projeto estava correto na avaliação inicial. Toda a execução do processo, fora o planejamento inicial do primeiro projeto foi monitorada. (iv) as pessoas que executam o processo estão preparadas para executar suas responsabilidades; OK (v) as atividades, o status e os resultados do processo são revistos com a gerência de nível superior e são tratadas questões críticas; OK

42 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 AP 1.1T AP 2.1T Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G (para o processo Gerência de Projetos) 42 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 O fato de que o segundo projeto já tinha corrigido o problema antes da avaliação inicial, diminui a gravidade do REQUERIDO. Todo o planejamento, a partir do planejamento inicial, estava planejado e monitorado. Isso também diminui a gravidade do outro REQUERIDO.

43 43 Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos de processo na unidade organizacional 43 Grau de implementaçãoCaracterizaçãoPorcentagem de Implementação dos resultados relacionados Totalmente implementado (T) Existe evidência de um enfoque completo e sistemático para o atributo no processo avaliado e de sua plena implementação, Não existem pontos fracos relevantes para este atributo no processo avaliado >85% a 100% Largamente implementado (L) Existe evidência de um enfoque sistemático e de um grau significativo de implementação do atributo no processo avaliado. Existem pontos fracos para este atributo no processo avaliado >50% a 85% Parcialmente implementado (P) Existe alguma evidência de um enfoque para o atributo e de alguma implementação do atributo no processo avaliado. Alguns aspectos de implementação não são possíveis de predizer. >15% a 50% Não implementado (N) Existe pouca ou nenhuma evidência de implementação do atributo no processo avaliado 0 a 15% Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Esta porcentagem deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implantação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa

44 44 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

45 Todo resultado L, P ou N deve ter associado um ponto fraco que justifique a caracterização Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo na unidade organizacional  Em reunião de toda a equipe cada mini equipe apresenta sua proposta de caracterização  A equipe de avaliação, por consenso, atribui um grau que caracterize a implantação de cada resultado esperado de processo e de cada atributo do processo para a unidade organizacional Responsável: Equipe de avaliação 45 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

46 Consenso É imprescindível que as decisões importantes da equipe de avaliação sejam por consenso Consenso: –Chegar a uma proposta suficientemente aceitável para todos os membros da equipe –É buscar o Win/Win para todos os membros da equipe –Não é voto unânime –Não é voto majoritário –Não é uma proposta que deixa todos igualmente satisfeitos –Não é só encerrar quando se chega a 100% de acordo 46 Conduzir a equipe ao consenso é responsabilidade do Avaliador Líder Conduzir a equipe ao consenso é responsabilidade do Avaliador Líder Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

47 47 Voto do Polegar Polegar apontando para cima –Significa: “Apoio esta decisão e é a de minha preferência” Polegar apontando para o lado –Significa: “Esta decisão não é a de minha preferência mas posso aceitá-la e apoiá-la fora da equipe” Polegar apontando para baixo –Significa: “Não posso apoiar esta decisão” 47 Se houver um único polegar apontando para baixo a decisão não é tomada e busca-se o consenso até todos considerarem a decisão aceitável Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

48 48 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

49 Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Tendo-se a caracterização por resultado, a equipe de avaliação caracteriza o processo para a organização como: SATISFEITO ou NÃO SATISFEITO Responsável: Equipe de avaliação 49 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

50 Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional Todos os resultados esperados para o processo são T ou L Tem-se resultados para os atributos do processo conforme a Tabela Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Nível MR-MPSAtributos do processoCaracterização GAP 1.1T AP 2.1L ou T FAP 1.1T AP 2.1 e AP 2.2L ou T EAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T DAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T CAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T BAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2T AP 4.1 e AP 4.2L ou T AAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2T AP 5.1 e AP 5.2L ou T SATISFEITO

51 Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional Todos os resultados esperados para o processo são T ou L Tem-se resultados para os atributos do processo conforme a Tabela Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Nível MR-MPSAtributos do processoCaracterização GAP 1.1T AP 2.1L ou T FAP 1.1T AP 2.1 e AP 2.2L ou T EAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T DAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T CAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T BAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2T AP 4.1 e AP 4.2L ou T AAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2T AP 5.1 e AP 5.2L ou T SATISFEITO Os atributos de processo 4.1, 4.2, 5.1 e 5.2 são caracterizados conforme pertinente e de acordo com a seleção de processos feita pela unidade organizacional. A não caracterização destes atributos do processo para todos os processos, não impede que seja atribuído à unidade organizacional o nível B ou o nível A.

52 52 Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional 52 NÃO-SATISFEITO Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Em qualquer situação diferente das anteriores

53 53 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

54  Feita pelo avaliador líder ou por um avaliador adjunto por ele designado.  Tem como objetivo obter o feedback dos entrevistados com relação aos resultados preliminares.  Deve ser feita agrupando os colaboradores que desempenham o mesmo papel nos projetos.  Alguns papéis poderão ser agrupados na mesma reunião, observando-se que não esteja na mesma reunião nenhum colaborador com nível hierárquico superior aos demais.  Caso sejam necessárias várias apresentações de resultados preliminares, o Avaliador Líder pode decidir fazer as apresentações de acordo com uma das duas opções a seguir:  Realizar apresentações em paralelo, desde que se tenha ou o avaliador líder ou o avaliador adjunto da IA em cada uma das apresentações;  Realizar uma única apresentação para todos e ter um espaço de tempo destinado a manifestações individuais respeitadas a privacidade e os níveis hierárquicos. Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (Resultados Preliminares)

55  Responsável pela Apresentação É direto e não apresenta desculpas Estimula o feedback dos participantes Se existe desacordo não se compromete a mudar, mas sim a analisar cuidadosamente a opinião Lembra o Acordo de Confidencialidade  Demais membros da equipe Não devem expressar comentários ou justificar o que foi escrito, pois essa tarefa cabe ao avaliador líder ou ao avaliador adjunto que está fazendo a apresentação. Tomam notas do feedback para depois da apresentação discutir os comentários e chegar a consenso sobre os pontos fortes, os pontos fracos e as oportunidades de melhoria 55 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

56 56 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

57 Atribuir nível MR-MPS Atribuir o Nível MR-MPS onde todos os processos pertinentes ao Nível tenham sido caracterizados como SATISFEITO Responsável: Equipe de avaliação 57 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Observação: A Organização pode ter solicitado um nível MR-MPS e lhe ser atribuído um nível inferior

58 58 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

59 Organizar ambiente de trabalho da avaliação Após o encerramento da avaliação, a equipe de avaliação deve:  Eliminar a documentação gerada que possam comprometer o Acordo de Confidencialidade  anotações em papéis e planilhas  arquivos intermediários gerados  Gerar uma versão da apresentação dos resultados da avaliação e da planilha de avaliação resultante (sem indicativos de quem forneceu as evidências) e entregar para o coordenador local.  O avaliador líder deve copiar a planilha de avaliação final e as apresentações realizadas e arquivar estes documentos 59 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

60 60 Conduzir a Avaliação Final TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo do processo em cada projeto/serviço/área 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

61 Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Nesta reunião:  O avaliador líder:  descreve os resultados,  comenta os pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria, e  mostra os próximos passos para a melhoria dos processos  Pode haver participação de toda a equipe de avaliação, a critério do avaliador líder  Podem haver outros participantes da unidade organizacional a critério do patrocinador 61 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

62 Processo de Avaliação MPS Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

63 Realizar a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Avaliar a execução da avaliação pela equipe de avaliação Avaliar a execução da avaliação pelo patrocinador Avaliar a execução da avaliação pelo coordenador da IA (se pertinente) Avaliar a execução da avaliação pelo coordenador da IOGE (se pertinente) Avaliar a execução da avaliação pela II (se pertinente) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Colocar as avaliações da equipe e do patrocinador em um envelope lacrado e assinado pelo patrocinador

64 Processo de Avaliação MPS Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

65 Documentar os resultados da avaliação Relatar Resultados Preparar o Relatório Final de Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX 65Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

66 Documentar os resultados da avaliação Relatar Resultados Preparar o Relatório Final de Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX 66Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

67 Auditar a avaliação final  O auditor designado pela SOFTEX emite parecer que pode ser:  APROVADO: a documentação está completa, correta e não há dúvidas com relação ao resultado da avaliação final  NÃO APROVADO: há dúvidas com relação ao resultado da avaliação final 67 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015 Reunião para Esclarecimentos

68 Documentar os resultados da avaliação Relatar Resultados Preparar o Relatório Final de Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX 68Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

69 Documentar os resultados da avaliação Registrar resultados Inserir unidade organizacional no banco de dados Softex Divulgar no site SOFTEX Armazenar a documentação da avaliação na SOFTEX Enviar o Acordo de Confidencialidade para a UO com a declaração SOFTEX de avaliação de processos de software (placa de aço) Enviar o Acordo de Confidencialidade para a IA Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – 2015

70 70 Alguma dúvida ? Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015


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