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Prof.ª Kelly Patrícia Dias

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Apresentação em tema: "Prof.ª Kelly Patrícia Dias"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Kelly Patrícia Dias
Gestão da Qualidade Estratificação Técnico em Mecânica Prof.ª Kelly Patrícia Dias

2 ESTRATIFICAÇÃO É a ferramenta da qualidade que permite separar criteriosamente os dados em categorias ou grupos, para um estudo mais aprofundado dos efeitos e das relações entre essas categorias.

3 ESTRATIFICAÇÃO Deve direcionar a análise para aos pontos em que provavelmente encontram-se as causas; Os dados podem ser estratificados tantas vezes quantas forem necessárias, Possibilitando identificar com maior certeza o problema.

4 ESTRATIFICAÇÃO As máquinas, métodos de processamento, operadores, fornecedores, matéria-prima de origem diferente, podem apresentar distinções entre si. A estratificação permite avaliar se essas diferenças são significativas ou não.

5 ESTRATIFICAÇÃO Observe a figura 1: Observe a figura 2:
Os elementos são os mesmos, a diferença é que, na figura 2, os elementos foram agrupados conforme a similaridade da forma.

6 ESTRATIFICAÇÃO Na estratificação, pode ser analisado cada grupo de elemento, separadamente. Estratificar significa desdobrar, abrir os dados em estratos, em categorias mais específicas.

7 ESTRATIFICAÇÃO Desse modo, para estratificar, são necessários:
Selecionar as variáveis: Para isso é importante conhecer o processo, saber quais são os elementos importantes.

8 ESTRATIFICAÇÃO Exemplo:
uma determinada empresa tem 5 máquinas, 3 operadores, trabalha em 3 turnos, possui 2 tipos de fornecedores e 4 tipos de matérias-primas. os elementos podem ser: máquinas, operadores, turnos, fornecedores e matéria-prima. Porém o técnico pode identificar que os elementos com maior variação e que devem ser analisados são: operadores, máquinas e matéria-prima.

9 ESTRATIFICAÇÃO B) estabelecer categorias:
as categorias são estabelecidas como combinações específicas. Exemplo: Produção por operador; Matéria-prima por fornecedor; Dias de produção.

10 ESTRATIFICAÇÃO C) Coletar dados para cada categoria:
Conforme as categorias foram estabelecidas; D) Construir gráficos: Gráficos de colunas normalmente são os mais utilizados para demonstrar dados estratificados; É importante que os dados tenham sido corretamente coletados.

11 ESTRATIFICAÇÃO Exemplos:
Análise de defeitos na injeção de peças plásticas. Estratificar os defeitos por operador.

12 ESTRATIFICAÇÃO Exemplos: Estratificar os defeitos por fornecedor.

13 ESTRATIFICAÇÃO Exemplos: Estratificar as interrupções de manutenção.

14 ESTRATIFICAÇÃO Exemplos:
Estratificar os dados por grupo de turno utilizando o gráfico de barra.

15 ESTRATIFICAÇÃO

16 ESTRATIFICAÇÃO Exemplos:
Estratificar os dados por grupo de máquinas utilizando carta de controle.

17

18 ESTRATIFICAÇÃO Exemplos:
Estratificação utilizando o gráfico de pizzas.

19 ESTRATIFICAÇÃO Atividades:
a) Elaborar um gráfico de coluna para a média dos critérios avaliados no curso de curta duração. b) Elaborar um gráfico de coluna para a quantidade de itens não-conformes no curso de curta duração. Obs.: inserir a porcentagem.

20 b) Pesquisa de satisfação na cantina da escola.
Atividades: Fazer uma pesquisa (coleta de dados), estratificar os dados e elaborar gráficos apresentando os resultados. Sugestões de temas: Perfil dos estudantes do 4° Módulo de mecânica vesp. (idade, sexo, bairro onde reside, índice de aprovação, trabalha, estuda em outra instituição, planos para futuro, etc.) b) Pesquisa de satisfação na cantina da escola. (Frequência de compra, quanto gasta, atendimento, etc.) c) Pesquisa sobre meio ambiente (participação de programas de coleta seletiva, usa sacolas/recipientes retornáveis, mora com família, sozinho, pais, em casa, apartamento, etc.) d) Simular uma pesquisa para eleição municipal. (Quanto tempo mora na cidade, avaliar serviços como saúde, transporte, água, esgoto, limpeza, etc.) e) Pesquisa sobre tecnologias.(Frequência de uso de internet, celular, vídeo game, tv, etc. atividades físicas, leitura de livros, etc)

21 Referências RODRIGUES, M. V. Entendendo, aprendendo, desenvolvendo qualidade padrão seis sigma. Qualitymark: Rio de Janeiro, 2006.


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