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Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI

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Apresentação em tema: "Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI"— Transcrição da apresentação:

1 Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI
Helena urgente, incluir tipos de transporte rodoviário. Ferroviário falar do ferroanel e cabotagem. Profª Helena Rosa - SENAI

2 O que é transporte? A palavra TRANSPORTE tem origem no latim e significa mudança de lugar. Assim, transportar é conduzir, levar pessoas ou cargas de um lugar para outro.

3 Como tudo começou... Imagina como começou o transporte de mercadorias, o homem das cavernas arrastava as coisas que queria transportar, com o tempo ele descobriu a roda, só que no começo era quadrada, depois que foi gastando e virou redonda, a partir desta descoberta é que começou uma nova era ficou mais fácil para o transporte. Os carros de boi puxando carroças foram os primeiros transportes, depois é que foi evoluindo até chegar no automóvel, que hoje é o maior responsável pelo transporte humano no mundo.

4 Classificação de Transporte:
Modal: É o deslocamento de carga através de um único meio de transporte, em que cada transportador emite seu próprio documento de transporte. Intermodal: É o deslocamento de carga através de vários meios de transporte, em que um único transportador organiza todo o transporte.

5 O que é transporte Multimodal de Cargas?
Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM.

6 Transportes por Modalidade
Aéreo Rodoviário Ferroviário Dutoviário Hidroviário Marítimo Cabotagem

7 Aéreo

8 Transporte Aéreo O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.

9 Navegação Aérea   O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua atividade, devido à velocidade, envolve com facilidade e rapidez vários países. Pode ser dividido como: Internacional – transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior; Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.

10 Vantagens É o transporte mais rápido;
Não necessita de embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso); Custos com seguro, estocagem e embalagem.

11 Desvantagens Menor capacidade de carga;
Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais; Necessita de transbordo.

12 Rodoviário

13 Transporte Rodoviário
Mais flexível e o mais ágil no acesso as cargas, permite integrar regiões, mesmo as mais afastadas, bem como o interior dos países. Nesses casos, principalmente quando não há outros modais disponíveis. A simplicidade do funcionamento do transporte rodoviário é o seu ponto forte, pois não apresenta qualquer dificuldade e está sempre disponível para atendimentos urgentes.

14 Vantagens Ponto de carga e ponto de descarga (serviço porta a porta);
Maior freqüência e disponibilidade de vias de acesso; Maior agilidade e flexibilidade na manipulação de carga; Facilidade na substituição do veículo no caso de quebra; Ideal para viagens de curta e média distâncias.

15 Desvantagens Fretes mais altos em alguns casos;
Menor capacidade de carga entre todos os modais; Maior custo operacional, comparado ao ferroviário e ao aquaviário (marítimo); Mais vulnerável ao roubo de cargas; Diminuição da eficiência das estradas em épocas de chuvas e grandes congestionamentos.

16 SITUAÇÃO ATUAL Idade dos pavimentos: até 5 anos: 5% MALHA RODOVIÁRIA
- 72 mil Km de Rodovias Federais, com 58 mil Km pavimentados. (35% em estado regular e 47% em péssimas condições de conservação INFRA – ESTRUTURA ATUAL Idade dos pavimentos: até 5 anos: 5% de 5 até 10 anos:15% mais de 10 anos: 80%

17 Marítimo (Aquaviário)

18 Transporte Marítimo O transporte marítimo é usado principalmente no transporte internacional de grãos, madeiras, veículos e outros materiais pesados. O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional ou a longo curso, refere-se ao transporte internacional.

19 Vantagens Carrega qualquer tipo de carga; Menor custo do frete.

20 Desvantagens Necessidade de transbordo nos portos;
Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliado a freqüentes congestionamentos nos portos.

21 Tipos de Navios

22 Navio de Carga Geral

23 Navio de Passageiros

24 Navio Tanque

25 Navios Gaseiro

26 Navio (Roll-on Roll-off)

27 Navio de Porta - Contêineres

28 Navio Graneleiro

29 Navio Químico

30 Navio Rebocador

31 Navio Ore-Oil

32 Navio Aeroviário

33 Navio Militar

34 Principais Portos

35 Ferroviário

36

37 Curiosidade A primeira estrada de ferro brasileira foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1854, com 14,5 km de extensão, unindo a Baía de Guanabara ao sopé da Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis. Outras foram construídas posteriormente, no Nordeste e no planalto Paulista, estas impulsionadas pela cultura do café – provocando a ligação Santos - São Paulo - Jundiaí e a construção das linhas das Companhias.

38 Transporte Ferroviário
O transporte ferroviário é adequado para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e grandes quantidades tais como produtos agrícolas, derivados de petróleo, minério de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes, entre outros.

39 Vantagens Adequado para longas distancias e grandes quantidades;
Menor custo de seguro; Menor custo de frete; Não incidem taxas de armazenagem, manuseio ou qualquer outra.

40 Desvantagens Diferença das a na largura das bitolas;
Menor flexibilidade no trajeto; Necessidade maior de transbordo; Podem ser cobradas taxa de estadia do vagão.

41 Principais Ferrovias

42 Evolução das Ferrovias

43 Evolução do Desempenho das Ferrovias Brasileiras Privatizadas - Período: 1997 a 2010
O setor Ferroviário brasileiro encontra-se em mais um momento de transformação. A transformação contribuiu para o aumento da qualidade e produtividade do setor de transporte no Brasil. No entanto as melhorias observadas não foram uniformes entre diversas malhas privatizadas, e nem alcançaram o nível de melhoria que se esperava há década atrás.

44 Dutoviário

45 Transporte Dutoviário
O dutoviário é utilizado no transporte de produtos a granel para longas distâncias e pode ser dividido em: Óleodutos; Minerodutos; Gasodutos.

46 Vantagens Longa vida útil; Baixa mão-de-obra; Rápidez;
Funciona pronto a pronto para líquidos ou gases(gás natural , químicos e outros).

47 Desvantagens Não se adapta a muitos tipos de produtos;
Investimento inicial elevado;  Número limitado de serviços e capacidade.

48 Mapas das Dutovias

49 Hidroviárias

50 Transporte Hidroviário
O transporte hidroviário (fluvial) é interna com interligação com os rios do continente. Devido ao baixo custo do frete desenvolve papel importante na logística de transporte, principalmente com os países do bloco do Mercosul.

51 Malha Hidroviária Interior
26 mil km de vias navegáveis interiores com potencial de aproveitamento de mais 17 mil km de novas vias. Malha Hidroviária Interior SITUAÇÃO ATUAL

52 Vantagens Custos de perdas e danos são considerados baixos;
Baixo impacto ambiental; Carregamento de grande quantidade de carga.

53 Desvantagens Costuma ser mais lento que o modo ferroviário;
Transporte regional (não abrange o país inteiro), rios e planícies e assoreamento dos rios.

54 Principais Hidrovias Hidrovia Araguaia-Tocantins;
Hidrovia São Francisco; Hidrovia da Madeira; Hidrovia Tietê-Paraná; Taguari-Guaíba.

55 Principais Bacias Bacia Amazônica Ocidental; Bacia Amazônica Oriental;
Bacia do Tocantins e Araguaia; Bacia do Nordeste; Bacia do São Francisco; Bacia do Paraguai; Bacia do Sul.

56 Cabotagens O modal cabotagem ou costeiro, como é comumente chamado, tem as mesmas características do modal marítimo, mas sua rota se realiza somente ao longo da costa brasileira. No meio marítimo ouve-se falar também em “grande cabotagem”, que se refere ao transporte marítimo realizado ao longo da costa até os países vizinhos. As vantagens e desvantagens são as mesmas atribuídas ao modal marítimo.

57 Características dos Transportes
Item/Modo Rodoviário Ferroviário Aéreo Dutoviário Aquaviário Capacidade do embarque Embarques médios Embarques menores Embarques maiores Velocidade Média Menor Maior Preço (para usuário) Médio Resposta do serviço Mais lenta Mais rápida Lenta Custo de inventário Mais caro Menos caro Custo fixo Baixo Alto Custo variável baixo

58 Problemas do Transporte Brasileiro ___________________

59 Estradas: Segundo pesquisa realizada pelo CNT , 69% das estradas estão em condições péssimas, ruins ou regulares. Ferrovias: A prioridade deve ser para cargas, retirando caminhões das estradas, poluindo menos e reduzindo os custos. Cabotagem: Mesmo critério de ferrovias, mas neste caso depende menos do investimento e mais da vontade política.

60 Burocracia: A Receita Federal já tem recursos (sistemas) para diminuir a burocracia na liberação de cargas, tanto de exportação quanto de importação, mas ainda se vivencia “uma lei para cada porto”, ou seja, não existe coerência nas exigências das autoridades. É preciso padronizar e simplificar os processos. Carga Tributária: a mesma que inviabiliza o combustível a preços competitivos, prejudica o transporte em todos os níveis, principalmente nos investimentos como ocorre na Cabotagem.

61 Portos: investimentos principalmente em dragagem e acesso para permitir a entrada de navios maiores, com maior calado. Aeroportos: Em quatro anos podemos vivenciar o maior caos aéreo do país. Resultado do crescimento sem planejamento. Hidrovias: mais uma fatia da matriz de transporte abaixo da média mundial, sendo que se formos medir em termos de potencial deveríamos ser líderes nesse modal.

62 F I M


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