A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo Exame. Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo Exame. Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Exame

2 Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do executar digitando “cmd”

3 Comandos básicos CD ou CHDIR – Utilizado para navegar entre diretórios; CD \ - Volta para raiz MD ou MKDIR – Utilizado para criação de diretórios; RD ou RMDIR– Remove um diretório;

4 DIR – Utilizado para listagem de diretórios, alguns parametro podem ser utilizados. /P – Quando existem muitos arquivos a serem listados, ele para a exibição até ser pressionado alguma tecla. /W – Mostra os diretórios na horizontal. /S – Exibe o conteúdo das subpastas. /? – Serve para conhecer todos os parâmetros dos comandos.

5 TREE – Exibe graficamente a estrutura de diretórios; /F – Exibi os diretórios mostrando também os arquivos existentes dentro eles. /A – instrui o comando a utilizar a tabela ASCII na exibição.

6 COPY - Utilizado para copiar diretórios COPY /V – Verifica a integridade do arquivo após a copia se está tudo ok.

7 RENAME ou REN – Troca nome de um arquivo; REN

8 FORMAT – Serve para formatar unidades ou partições, este comando apaga todos os arquivos da unidade selecionada /Q – Formata rapidamente uma unidade; /U – Formata o disco independente da condição; /? Fornece parâmetro do comando

9 DEL ou DELETE – Exclui arquivos; DATE E TIME- Exibem data e hora do computador; /T – Exibem a data e a hora sem habilitar o modo de edição;

10 EDIT – Comando que abre um editor no modo texto, só funciona até a versão 32bits do win 7, na versão 64 bits não funciona mais; TYPE – Exibe o conteúdo de um arquivo; VER – Exibe a versão do sistema operacional; MEM – Exibe informações sobre a memória RAM;

11 Atalhos do windows Copiar um item selecionado: Ctrl+C Recortar um item selecionado: Ctrl+X Colar um item selecionado: Ctrl+V Desfazer uma ação: Ctrl+Z Refazer o que acabei de desfazer: Ctrl+Y Selecionar tudo: Ctrl+A Imprimir: Ctrl+P Alternar entre janelas abertas Alt+Tab Recolher tudo e mostrar a área de trabalho: Tecla do Windows +D

12 Minimizar a janela: Tecla Windows +Seta para baixo; Maximizar a janela: Tecla Windows +Seta para cima; Abrir o Gerenciador de Tarefas: Ctrl+Shift+Esc; Bloquear o computador ou alternar usuários: Tecla Windows +L; Escolha um modo de exibição de apresentação: Tecla Windows +P; Pesquisar arquivos e pastas: Tecla Windows +F;

13 Ferramentas do windows Msconfig, ou Microsoft System Configuration Utility, é um utilitário presente nos sistemas operacionais da família Windows. Sua função é concentrar todas as configurações gerenciais necessárias do sistema operacional para que o mesmo possa executar seu trabalho, que vão nortear a forma de trabalho do próprio sistema operacional. Todas as configurações são feitas no próprio Msconfig. Com Msconfig é possível gerenciar a carga inicial do sistema operacional, selecionando o modo que o sistema operacional Windows é carregado na memória, com quais drivers de dispositivos e serviços ele é carregado na memória principal, quais arquivos de inicialização do sistema operacional serão utilizados (system.ini, win.ini), serviços de sistemas e itens de inicialização, o que vai acarretar, diretamente, na sua funcionalidade.

14 Services.msc O componente Serviços é uma ferramenta de gestão do sistema operacional que possibilita o gerenciamento, configuração, inicialização, remoção ou pausa nos serviços que os sistemas operacionais da Plataforma Windows disponibilizam para o usuário. Muitos serviços são pré-configurados já na instalação padrão do MS-Windows, sendo ativados automaticamente. Outros apenas são disponibilizados mas não iniciados. Quando há a necessidade de uso do serviço por parte do sistema operacional ou do usuário, por questão de uso com algum software aplicativo, o mesmo pode iniciar o serviço ou o próprio sistema pode ativá-lo. Alguns serviços podem estar desativados.

15 Regedit.exe O Registro do Windows (regedit.exe) é um banco de dados presente no sistema operacional Microsoft Windows. Sua função é concentrar todas as configurações do sistema e aos aplicativos executados nele de modo a tornar sua administração mais fácil. Todas as configurações alteráveis no Painel de Controle, associações das extensões de arquivos e configuração de hardware são armazenadas nesse banco de dados. Ele surgiu para unir em um único local todos os arquivos INI, utilizados para armazenar as configurações de cada programa como acontecia no Windows 3.11 e anteriores. Como ficavam espalhados pelos diretórios no disco, eram de difícil administração

16 Gerenciador de Tarefas O Gerenciador de Tarefas mostra a você os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo. Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está funcionando. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem para eles.

17 Desfragmentador de disco O Desfragmentador de Disco do Windows é um aplicativo incluído no Windows que visa melhorar a velocidade com que o computador lê as partições de arquivos fragmentados. Como o nome já diz, ele procura em todo o disco rígido por arquivos que estão fragmentados (em pedaços) e os "une" novamente tornando a leitura dos mesmos mais fácil e rápida.

18 Programas para formatação. Leitores de PDF: Adobe Acrobat Reader, Foxit PDF; Navegadores de Internet: Firefox, Google Chrome, Opera; Java e Flash Player complementos para navegadores; Br Office ou Microsoft Office para edição de arquivos. Compactadores e Descompactadores de arquivos: 7- zip, Winrar. Antivírus: Avast, Avg, Microsoft Essentials Security, Mcafee, Norton. Ccleaner: para limpar registros do windows.

19 O que é um S.O? Um sistema operacional é o conjunto de programas que torna possível operações (interface) entre o utilizador e o computador. O sistema operacional certifica que o hardware é inicializado e que os seus processos funcionam corretamente.

20 Sistemas de alocação de arquivos FAT: sistema criado no MS-DOS e depois utilizado no Windows. Usa listas encadeadas, tem um limite de área utilizável em partições de 2 GB, caracteriza-se por um baixo desempenho no acesso e armazenamento. FAT32: igual ao FAT no que diz respeito a organização e desempenho, mas pode trabalhar com partições de até 2TB.

21 NTFS: NT File System, original da plataforma Windows NT/2000/XP. Opera com uma estrutura em árvore binária, oferecendo alto grau de segurança e desempenho: nomes de arquivo com até 255 caracteres, podendo conter maiúsculas, minúsculas e espaços em branco; dispensa ferramentas de recuperação de erros; bom sistema de proteção de arquivos; criptografia; suporta discos de até 2 64 bytes.


Carregar ppt "Conteúdo Exame. Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google