A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dados históricos revelam que a primeira introdução da videira no Brasil foi feita pelos colonizadores portugueses em 1532, através de Martin Afonso de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dados históricos revelam que a primeira introdução da videira no Brasil foi feita pelos colonizadores portugueses em 1532, através de Martin Afonso de."— Transcrição da apresentação:

1 Dados históricos revelam que a primeira introdução da videira no Brasil foi feita pelos colonizadores portugueses em 1532, através de Martin Afonso de Souza, na então Capitania de São Vicente, hoje Estado de São Paulo, mas expandiu-se para outras regiões do país com o tempo. Nas primeiras décadas do século XIX, com a importação das uvas americanas procedentes da América do Norte, foram introduzidas as doenças fúngicas que levaram a viticultura colonial à decadência. A cultivar Isabel passou a ser plantada nas diversas regiões do país, tornando-se a base para o desenvolvimento da vitivinicultura comercial nos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

2  A viticultura tropical brasileira foi efetivamente desenvolvida a partir da década de 1960, com o plantio de vinhedos comerciais de uva de mesa na região do Vale do Rio São Francisco, no nordeste semi-árido brasileiro. Nos anos 70 surgiu o pólo vitícola do Norte do Estado do Paraná e na década de 1980 desenvolveram-se as regiões do Noroeste do Estado de São Paulo e de Pirapóra no Norte de Minas Gerais, todas voltadas à produção de uvas finas para consumo in natura. Iniciativas mais recentes, como as verificadas nas regiões Centro-Oeste (Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e Nordeste (Bahia e Ceará), permitem que se projete um aumento significativo na atividade vitivinícola nos proximos anos.

3  Situada a nordeste do Rio Grande do Sul, a região da Serra Gaúcha é a grande estrela da vitivinicultura brasileira, destacando-se pelo volume e pela qualidade dos vinhos que produz  Informações sobre a Região da Serra Gaúcha  Latitude:29º Sul  Altitude:400 a 700 m acima do nível do mar  Topografia:Serrana  Clima:Temperado úmido  Chuvas:Média anual de 1.800 mm / ano  Temperaturas:Média entre 16º e 18ºC  Solos: Areno-argilosos ácidos

4

5  A Região de Uva e Vinhos, na Serra Gaúcha possui uma paisagem de seus mais belos patrimônios. São morros, colinas, vales e rios que se constituem em um ambiente com inúmeras opções, atividades e possibilidades de visitação.  O cultivo das videira estão presentes em 16 dos seus 24 municípios: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Cotiporã, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio do Palma

6

7  O Vale dos Vinhedos ocalizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.

8 Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutiques e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais. Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos.

9  A primeira região do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica, o Vale dos Vinhedos traz em si características únicas de solo, clima e topografia que, somados à cultura local, resultam em uma região ímpar no mundo. Esta singularidade também está presente nos vinhos nascidos aqui.

10

11  A Campanha Gaúcha fica quase na fronteira com o Uruguai, bem próxima do início da faixa tradicionalmente considerada ideal para a vitivinicultura, entre os paralelos 30º e 50º.  As condições climáticas são melhores que as da Serra Gaúcha e tem-se avançado na produção de uvas européias e vinhos de qualidade.  Com o bom clima local, o investimento em tecnologia e a vontade das empresas, a região hoje já produz vinhos de grande qualidade que vêm surpreendendo a vinicultura brasileira.

12  A região da Campanha Gaúcha se estende ao longo da fronteira com o Uruguai, tendo como principais referências os municípios de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento.  Informações sobre a Região da Campanha Gaúcha  Latitude:31º Sul  Altitude:De 100 a 300 m acima do nível do mar  Topografia:Plana  Clima:Temperado com verões quentes e secos  Chuvas:Média anual de 1.370 mm  Solos:Arenosos, com boa drenagem, acidez reduzida

13

14  Constituída em maio de 1973, a Casa Valduga vem marcando a sua trajetória pela associação de investimentos em tecnologia, com avançadas técnicas agrícolas, equipamentos m odernos e na ocupaçãode novos nichos de mer cado. A vinícola, além de elaborar vinhos eespumant es de primeira qualidade, fabrica sucos, geléia s, grappas,vinagres e licores.

15

16  A Vinícola Miolo possui 450 hectares plantados no Vale dos Vinhedos.  Além do belo projeto externo, a empresa montou sua unidade de processamento com o que há de melhor em termos de tecnologia.P ossui uma moderna estrutura para receber seu s visitantes.

17

18  A história de sucesso da Vinícola Salton começ a a ser construída em 1910, com o nome de Paulo Salton & Irmãos. O grupo dedicou- se àcultura de uvas e à elaboração de vinhos, e spumantes e vermutes nocentro da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

19

20  A Chandon do Brasil instalou- se na Serra Gaúcha em outubro de 1973, e após a construção de sua Adega, em 1976, iniciou a elaboração de vinhos espumantes naturais. Hoje, os seus produtos são reconhecidos por sua qualidade, padrão e personalidade através dos vários prêmios recebidos em con cursos internacionais. A empresa é subsidiária do grupo LVMH, que detém o contro le das maiores empresas elaboradoras de Champagne, entre elas, a Moët et Chandon, Veuve Clicquot Ponsardin, Mercier entre outras. A empresa oferece visitação, degustação e varejo.

21

22  A vinícula Garibaldi foi criada em 22 de janeiro de 1931, na sede do Club Borges de Medeiros (prédio demolido anos mais tarde para a construção do Salão Rex Populi), Monteiro de Barros coordenou a reunião que resultaria na criação da Cooperativa Agrícola Garibaldi.

23

24  Desde o início, a Peterlongo teve sua trajetória marcada por exemplos de pioneirismo e ousadia. Foi, por exemplo, a primeira vinícola brasileira a empregar mão-de-obra feminina e, na década de 30, com a instauração das leis trabalhistas, Armando foi o primeiro empresário da região a pagar o salário mínimo aos seus operários.

25

26  Os valores dos vinhos e champagnes variam conforme o rotulo, pode custar a partir de R$ 12,00 e a mais de 1.000,00

27  Obrigado pela atenção!!  Alunas  Letícia e Rigiane


Carregar ppt "Dados históricos revelam que a primeira introdução da videira no Brasil foi feita pelos colonizadores portugueses em 1532, através de Martin Afonso de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google