A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO
ANTI-HISTAMÍNICOS OU ANTAGONISTAS DA HISTAMINA Prof. Especialista: Vanessa Bergo Hidalgo Dolce

2 HISTAMINA OU β-AMINOETILIMIDAZOL
Maiores Concentrações: Pulmão, Pele e Mucosa Intestinal. Menores Concentrações: Pâncreas, Baço, Fígado e Rim.

3 Reação Alérgica às Drogas e Substâncias Estranhas.
CONDIÇÕES QUE DEFLEGRAM A LIBERAÇÃO DA HISTAMINA DE MASTÓCITOS E BASÓFILOS Lesão Tecidual. Reação Alérgica às Drogas e Substâncias Estranhas.

4 ANTAGONISTAS DA HISTAMINA OU ANTI-HISTAMÍNICOS
SÃO CLASSIFICADOS EM: Antagonistas dos receptores H1 – Primeira Geração. Antagonistas dos receptores H1 – Segunda Geração. Antagonistas dos receptores H2.

5 ANTAGONISTAS DOS RECEPTORES H1 (PRIMEIRA GERAÇÃO)
Alquilaminas: Clorfeniramina (Teldrin®), Dexclorfeniramina (Polaramine®); Etalonaminas: Difenidramina (Benadryl®), Dimenidrinato (Dramin®); Etilenodiaminas: Pirilamina (Nisaval®); Piperazinas: Hidroxizina (Atarax®); Fenotiazinas: Prometazina (Fenergan®); Piperidinas: Azatidina (Optimine®).

6 ANTAGONISTAS DOS RECEPTORES H1 (SEGUNDA GERAÇÃO)
Alquilaminas: Acrivastina (Semprex®); Piperazina: Cetirizina (Zyrtec®); Piperidinas: Ebastina (Ebastel®); Loratadina (Claritin®); Terfenadina (Teldane®).

7 UTILIDADE GERAL DOS ANTI-
HISTAMÍNICOS (H1) BONS RESULTADOS: Rinite Sazonal, Febre do Feno, Conjuntivite Alérgica, Urticária, Dermatite, Picadas de Insetos, Reações Adversas a Medicamentos com Prurido e Urticária. POUCOS BENEFÍCIOS: Asma Brônquica, Alergias do TGI, Rinite Crônica.

8 AÇÕES DOS ANTI-HISTAMÍNICOS
Inibem a contração da histamina no músculo liso brônquico, intestinal e uterino; Efeitos no SNC.

9 EFEITOS ADVERSOS Depressão do SNC (sonolência, redução do estado de vigília, letargia e diminuição da coordenação motora) – (H1). Os anti-histamínicos de segunda geração não causam efeitos no SNC – (H1). Efeitos anticolinérgicos; Altas Doses: Alucinações, Excitações e Distúrbios Motores, como, tremores e convulsões.

10 ANTAGONISTAS DOS RECEPTORES-H2
Cimetidina - Tagamet® Ranitidina - Antak® Famotidina - Pepcid®

11 ANAFILAXIA SISTÊMICA (CHOQUE ANAFLÁTICO)
Porque ocorre? Como se manifesta? Coceiras; Vermelhidão da Face; Tosse; Respiração difícil e barulhenta; Queda repentina da pressão sangüínea; Perda de consciência; Parada progressiva respiratória e cardíaca; Cianose; Coma; Morte.

12 DESCONGESTIONANTES NASAIS

13 DESCONGESTIONANTES NASAIS
Vasoconstrição na mucosa, diminui edema, e obstrução nasal. Podem ser empregados por via oral ou tópica. Metabolização hepática e excreção renal. Quando administrados por via tópica nasal seus efeitos surgem de 2 a 5 minutos, durante cerca de 1 a 2 horas para a nafazolina e de 6 a horas para a oximetazolina. Os descongestionantes de uso oral tem início de ação em cerca de 30 minutos e duração por 6 horas. Não exceder o uso por mais de 3 dias.

14 BROMETO DE IPRATRÓPIO NASAL
Age bloqueando os receptores muscarínicos, promovendo controle da rinorréia, podendo ser útil quando esse sintoma é a principal queixa. Não bloqueia os espirros, pruridos nem obstrução nasal.

15 ANTIINFLAMATÓRIOS DA MUCOSA RESPIRATÓRIA

16 CROMOGLICATO DISSÓDICO
Não se conhece o exato mecanismo de ação dessa substância. Seu emprego justifica-se pela sua elevada tolerabilidade, o que o torna uma opção para tratamentos longos em crianças. Indicada para rinossinusite sazonal. No caso de rinossinusite alérgica é utilizada como terapia de manutenção, após controle inicial do processo com medicação mais potente, corticosteróides.

17 GLICOCORTICÓIDES Representam as drogas mais eficazes para o tratamento das rinossinusites alérgicas, por reduzirem o processo inflamatório da mucosa nasal. Podem ser utilizados de forma tópica nasal ou sistêmica. A beclometasona foi o primeiro deles a ser utilizados no Brasil. Há outras opções, como, budesonida, fluticasona, mometasona e triancinolona. Reavaliação do paciente com cerca de 2 semana de tratamento.

18 MODIFICADORES DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DAS SECREÇÕES
ACETILCISTEÍNA Aumento no volume das secreções e redução de sua viscosidade. SOBREROL Droga bastante utilizada na Europa. Ação na alteração da viscosidade do muco, facilitando a expectoração.

19 ANTITUSSÍGENOS LEVODROPROPIZINA
Alivia a tosse associada a diferentes patologias tanto em adultos como em crianças. É eficaz tanto quanto a Codeína. FARMACOCINÉTICA: Boa absorção via oral Ligação às proteínas plasmáticas (11-14%) Excreção Renal


Carregar ppt "UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google