A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/2011 - Planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/2011 - Planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/2011 - Planejamento Agregado da Produção 6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO

2 PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre2

3 Planejamento agregado: É o processo de planejar a quantidade a ser produzida a médio prazo por meio do ajuste da cadência de produção, da disponibilidade da mão-de-obra, estoques e outra variáveis controláveis. Podemos dizer que a sua primeira fase é a previsão da demanda, a segunda é a transformação dessa previsão em uma previsão de fabricação e a terceira fase a tomada de providências para realizar a fabricação. Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre3

4 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre4 Plano Mestre de Produção (PMP): O Plano ou Programa Mestre de Produção (MPS - Master Production Schedule) é a fase mais importante do planejamento e controle de uma empresa, constituindo-se na principal entrada para o planejamento das necessidades materiais. O PMP refere-se à produção de produtos finais transformando a previsão de vendas em ordens de produção, determinando as quantidades e os momentos em que os produtos devem ser produzidos.

5 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre5 PREVISÃO DE VENDAS PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO Plano Mestre de Produção (PMP):

6 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre6 Elaboração do Plano Mestre de Produção: A lógica para o planejamento da produção baseia-se na fórmula básica de entrada e saída de estoques: Estoque final = Estoque inicial + Recebimentos – Consumo Para facilitar a elaboração do PMP vamos utilizar uma planilha que pode ser facilmente informatizada, a partir de alguns dados que explicaremos a seguir: Período Período a que se refere a operação (dias, semanas, meses, quinzena, etc.) Necessidade Bruta É a necessidade total do item para o período correspondente (previsão de vendas, carteira de pedidos, etc.). Estoque disponívelÈ o estoque resultante disponível ao fim de cada período. Recebimento programado Trata-se das quantidades do item que já foram programadas anteriormente e estão previstas para darem entrada no período. Necessidade líquida É a quantidade de itens que faltam para atender a demanda prevista e o estoque de segurança. Liberação das ordens de produção (PMP) É a quantidade de itens que deverão ser produzidos em cada período. As ordens de produção serão emitidas indicando essas quantidades e enviadas aos setores de produção.

7 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre7 A elaboração do PMP normalmente é feita de duas maneiras que serão abordadas a seguir: a) Fabricação por lote fixo: Seja uma empresa que possui um estoque atual de 4.000 equipamentos e que produz obedecendo ao lote econômico de fabricação (LEF) que é de 10.000 equipamentos. A previsão de vendas para o próximo semestre é: Mês123456 Demanda500070003000400060005000

8 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre8 Período Necessidade bruta Estoque disponível Necessidade líquida Liberação das ordens de produção (PMP) a) Fabricação por lote fixo:

9 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre9 b) Fabricação lote por lote: Fabricar lote por lote significa que só serão emitidas ordens de fabricação nas quantidades necessárias para atender a demanda. Vamos supor que no mesmo exemplo anterior, a empresa deseja uma fabricação do tipo lote por lote. Vamos supor também que a empresa deseja manter um estoque de segurança equivalente a 2.000 unidades.

10 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre10 Período Necessidade bruta Estoque disponível Necessidade líquida Liberação das ordens de produção (PMP) b) Fabricação lote por lote:

11 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre11 Exercícios: (atividade em sala) 1) Seja uma empresa que possui um estoque atual de 10.000 equipamentos e que produz obedecendo ao lote econômico de fabricação (LEF) que é de 5.000 equipamentos. A previsão de vendas para o próximo semestre é: A)Elaborar do PMP por lote fixo. B)Qual será o saldo do estoque ao final do 6º período? Mês123456 Demanda500010000000400060005000


Carregar ppt "Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/2011 - Planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google