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Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.

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1 Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA

2 Principais ideias Qual a concepção de educação?
Qual a concepção de mundo? Qual a concepção de homem para a abordagem sócio histórica?

3 Psicologia Sócio-Histórica
Estuda o ser humano e seu mundo psíquico como construções históricas e sociais da humanidade; O trabalho é responsável pelas transformações na relação do homem com o homem e com a natureza; Somos seres que construímos os instrumentos de satisfação de nossas necessidades, que dependerá do momento histórico que estamos vivendo

4 Psicologia sócio-histórico
Sujeito e mundo se completam, ao conhecer as ideias e os projetos de um ser humano, poderemos saber sobre sua sociedade e suas formas de vida; Subjetividade social – refere-se a constituição da sociedade nos diversos sistemas e níveis de vida social Subjetividade individual – constituição da história de relações sociais do sujeito concreto, dos sentidos que ele atribui as experiências vividas

5 Concepção de homem 1. Não existe natureza humana
2. Existe condição humana 3. O homem é um ser ativo, social e histórico 4. O homem é criado pelo homem 5. O homem concreto é objeto da Psicologia (Bock, 1999)

6 1. Não existe natureza humana
Homem tem sido pensado como uma essência universal e abstrata; Há uma natureza em cada homem, natureza que o faz homem e que determina suas possibilidades; A ideia de natureza humana tem um caráter ideológico, pois camufla a determinação social do homem. O homem é pensado de forma descolada de sua realidade social, a qual o constitui e lhe dá sentido.

7 2. Existe condição humana
Não há nada no homem aprioristicamente As condições biológicas hereditárias do homem são a sustentação de um desenvolvimento sócio-histórico, que lhe imprimirá possibilidades, habilidades, aptidões, valores historicamente construidos pela humanidade

8 3. O homem é um ser ativo, social e histórico
Trabalho como forma de atividade transformadora do homem; O homem transforma a realidade objetiva, cria as condições de existência e se transforma a si mesmo; A ação do homem sobre a realidade é um processo histórico de sua existência

9 4. O homem é criado pelo homem
Desenvolvimento do homem se dá no contato com a cultura e com os outros homens; No conjunto das relações sociais, mediada pela linguagem, o indivíduo vai desenvolvendo sua consciência, sabe sobre o mundo, troca, constrói e reproduz significados a sua volta.

10 5. O homem concreto é objeto da Psicologia
O homem existe, age e pensa de determinada maneira, porque existe em um determinado momento, em determinado local, vivendo determinadas relações. (Bock, 1996)

11 Vida e obra de Vygotsky Lev Semenovich Vygotsly, nasceu a 17 de novembro de 1896, em Orsha, na Bielo-Russia; Família de origem judaica, desafio em termos intelectuais; Pai pessoa culta, trabalhava em um banco, sua mãe era professora; Casou-se aos 28 anos com Roza Smekhova, teve duas filhas

12 Vida e obra de Vygotsky Faleceu em Moscou, em 1934, vítima de tuberculose; Sua educação se deu em casa até os 15 anos, tutores particulares, aprendeu diferentes línguas; De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura, Universidade de Moscou, participava também dos Cursos de Filosofia e História mas não teve título

13 Vida e obra de Vygotsky Começou sua carreira aos 21 anos, após a Revolução Russa de 1917 1924 foi um marco para sua carreira quando proferiu a palestra no II Congresso de Psicologia em Leningrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou, com 28 anos; Fundou o Instituto de Estudos das Deficiências

14 Vida e obra de Vygotsky Seu interesse em compreender o desenvolvimento psicológico do ser humano e as anormalidades físicas e mentais, levou-o a fazer cursos na faculdade de Medicina; Sua preocupação principal não era a de elaborar uma teoria do desenvolvimento infantil. Ele recorre a infância como forma de explicar o comportamento humano, pois a criança representa o centro da pré-história do desenvolvimento cultural

15 Contexto de sua produção
Sec. XX a psicologia soviética (assim como européia e americana) dividia-se em: Ciência natural – inspirada nos princípios empiristas, via a psicologia como ciência que deveria se deter na descrição das formas exteriores de comportamento, nos processos elementares sensoriais e reflexos

16 Ciência mental – inspirada nos princípios da filosofia idealista, entendia a psicologia como ciência mental, em que a vida psíquica humana não poderia ser objeto de estudo da ciência objetiva, pois é manifestação do espírito.

17 Ambas as tendências não possibilitam a fundamentação teórica necessária para a construção de uma teoria consistente sobre os processos psicológicos tipicamente humanos, acabaram promovendo uma crise na psicologia. Busca explicar a compreensão dos processos psicológicos a partir do materialismo dialético.

18 Estudou vários temas, dentre eles:
# crise da psicologia # diferenças entre o psiquismo animais e humano # gênese social das funções psicológicas superiores # relações entre pensamento e linguagem # questão da mediação simbólica # relações entre desenvolvimento e aprendizagem # processos de aprendizagem que ocorrem no contexto escolar e extra-escolar

19 # problema da deficiência física e mental # Papel das diferentes culturas no desenvolvimento das funções psíquicas # questão do brinquedo # evolução da escrita

20 Principais conceitos da obra
Deteve-se ao estudo dos mecanismos psicológicos mais sofisticados – funções psicológicas superiores; Como surgem essas funções? São de origem socicultural e emergem de processos psicológicos elementares, de origem biológica (estruturas orgânicas)

21 FPS consistem no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano, tais como a capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação, controle consciente do comportamento, atenção, lembrança voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato Esses processos são considerados sofisticados, pois referem-se a mecanismos intencionais, ações conscientemente controladas, processos voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação as características do momento e espaço presentes. (p.39)

22 Relação indivíduo sociedade
As características tipicamente humanas resultam da interação dialética do homem e seu meio sociocultural - Homem transforma a natureza e a si mesmo Origem cultural das funções psicológicas superiores – a cultura é parte constitutiva da natureza humana

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24 Base biológica do funcionamento psicológico: CÉREBRO
Cérebro – produto de uma longa evolução que cada indivíduo traz consigo ao nascer Por que o cérebro é entendido como um sistema aberto de grande plasticidade? (p.42)

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26 Mediação está presente em toda atividade humana – a relação do homem com o mundo e do homem com o homem não é uma relação direta, é mediada por meios que se constituem em ferramentas auxiliares da atividade humana.

27 Mediação possibilita que as FPS se desenvolvam.
Dois elementos responsáveis pela mediação MEDIAÇÃO INSTRUMENTOS SIGNOS

28 Instrumentos Para se relacionar com seus semelhantes o homem fabrica os meios, os instrumentos, por meio do trabalho Provoca mudanças externas, pois amplia a possibilidade de intervenção na realidade Tem a função de regular as ações sobre os objetos

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30 Instrumentos Os homens não só produzem seus instrumentos, para realização de tarefas específicas como são capazes de preservar e transmitir sua função aos membros de seu grupo, de aperfeiçoar e criar novos instrumentos

31 Signos Tem a função de auxiliar o homem nas suas atividades psíquicas (internas ao indivíduo), a invenção e o uso de signos auxiliares para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar coisas, relatar, escolher...) Tem a função de regular as ações sobre o psiquismo humano

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33 Signos Com o auxilio dos signos o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações

34 Papel da linguagem no psiquismo humano
Linguagem entendida como um sistema simbólico Organiza os signos em estruturas complexas e desempenha um papel fundamental na formação das características psicológicas humanas Através da linguagem é possível designar os objetos do mundo exterior (livro), ações (estudar), qualidade dos objetos (claro) e as que se referem as relações entre os objetos (próximo)

35 Papel da linguagem no psiquismo humano
Surgimento da linguagem imprime três mudanças essenciais nos processos psíquicos: Linguagem permite lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes Exemplo: No final de semana fiz o fichamento.

36 2. Processo de abstração e generalização que a linguagem possibilita, através da linguagem é possível analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos, eventos e situações presentes na realidade. Exemplo: a palavra livro designa qualquer livro, nesse caso a palavra generaliza o objeto e o inclui numa determinada categoria

37 3. Associada a função de comunicação entre os homens que garante a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilhem desse sistema de representação da realidade.

38 Internalização A internalização dos sistemas de signos (linguagem, escrita, sistema de números) produzidos culturalmente provoca mudanças cruciais no comportamento humano. Devido as características especificamente humanas torna-se impossível considerar o desenvolvimento do sujeito como um processo previsível, universal, linear ou gradual. (p.58)

39 O desenvolvimento está intimamente relacionado ao contexto sociocultural em que a pessoa se insere e se processa de forma dinâmica (e dialética) através de rupturas e desequilíbrios provocadores de contínuas reorganizações por parte do indivíduo. (p.58)

40 No processo da constituição humana é possível distinguir duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimento: # processos elementares – que são de origem biológica # funções psicológicas superiores – de origem sociocultural A história do comportamento da criança nasce do entrelaçamento dessas duas linhas.

41 A atividade que antes precisou ser mediada (regulação interpsicológica ou atividade interpessoal) passa a constituir-se um processo voluntário e independente (regulação intrapsicológica ou atividade intrapessoal)

42 Aprendizado e desenvolvimento
O aprendizado que possibilita e movimenta o processo de desenvolvimento Dois níveis de desenvolvimento: Nível de desenvolvimento Real – refere-se as conquistas já efetivadas, capacidades e funções já desenvolvidas Nível de desenvolvimento Potencial – refere-se as capacidades em vias de serem construidas, que a criança consegue fazer mas com a mediação do outro

43 A distância entre aquilo que ela é capaz de fazer de forma autônoma (NDR) e aquilo que ela realiza em colaboração com outros elementos de seu grupo social (NDP) caracteriza aquilo que ele chamou de Zona de desenvolvimento proximal ZDP define aquelas funções que ainda não amadurecerem, que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão mas que estão em estado embrionário.

44 O aprendizado é responsável por criar a zona de desenvolvimento proximal, na medida em que, em interação com outras pessoas, a criança é capaz de colocar em movimento vários processos de desenvolvimento, que sem a ajuda externa seriam impossíveis de ocorrer.


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