A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Ana Alice Bueno

2 Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar do mesmo assunto),  Unidade estrutural (boa sequência de ideias e boa costura entre as partes).

3

4

5  O texto apresenta uma unidade temática?  O texto apresenta unidade estrutural?  Reconheça a estrutura do texto – sintetize o assunto de cada parágrafo.  Como o autor costura os diferentes parágrafos e partes do texto?  O assunto progride segundo algum esquema ou plano?

6 Para planejar um texto, é importante responder com clareza as seguintes questões: 1. Sobre o que vou escrever? (assunto) 2. Para quem vou escrever? (destinatário – adequação à linguagem) 3. Com que finalidade? (objetivo) 4. Quais informações mais relevantes devem estar no meu texto? (seleção de ideias) 5. Qual a melhor sequência de ideias?

7 Imagine a seguinte situação: sua casa está sem água porque houve um problema nas tubulações. Escreva uma carta à autoridade encarregada do abastecimento de água, solicitando providências no sentido de que o defeito seja reparado e pedindo urgência no conserto porque a falta de água causa inúmeras dificuldades no seu cotidiano.

8  (LOCAL E DATA) Porto Alegre (RS), 1º de fevereiro de 2010.  (VOCATIVO) Senhor Diretor do Departamento de Trânsito de Porto Alegre,

9 No último dia 20, recebi uma multa relativa a uma infração cometida em 1º de dezembro de 2009. A multa foi lavrada no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Freitas Coutinho, às 15 horas, e se deu pelo fato de ter sido avançado o sinal vermelho. Recordo-me bem da ocasião e admito que infringi uma norma do trânsito; aliás, uma “infração gravíssima”, de acordo com o novo Código de Trânsito. Porém, V.S.ª já viveu a desagradável situação de cruzar um semáforo, estando atrás de um ônibus de três metros de altura? Pois foi o que me aconteceu. Embora guardasse uma distância razoável do ônibus, sua altura não me permitia ver se o sinal estava ou não aberto. Como o ônibus não parou nem diminuiu a velocidade, achei que estivesse aberto e segui em frente.

10 Além disso, notei que o motorista que vinha atrás de meu veículo acelerou seu automóvel ao nos aproximarmos do cruzamento, o que me impediu completamente de parar ou esperar que o ônibus se afastasse para poder ver o semáforo, pois do contrário corria o sério risco de ter meu carro colidido na parte traseira. Por outro lado, será que o ônibus ou o veículo de trás também foram multados? Ou será que o policial de trânsito não teve tempo de anotar a chapa dos outros dois veículos, fazendo-me sua única vítima? Teria havido coerência por parte do policial ao lavrar essa multa?

11 Gostaria de lembrar ainda que, em mais de vinte anos como motorista, jamais fui multado, o que comprova o quanto minha conduta tem sido correta no trânsito e o quanto essa multa é injusta. Peço a V.S.ª que examine esse caso de uma forma mais ampla, distinguindo, de forma clara, aqueles que realmente merecem ser multados daqueles que merecem ser compreendidos e, portanto, perdoados. Sem mais para o momento, agradeço sua compreensão, Victor Hugo Sanches

12  Descrever claramente o problema ocorrido, assim como os motivos que o geraram e as consequências se não for resolvido.  Convencer o receptor da mensagem a encontrar uma solução para o problema apontado na carta.  Apontar as possíveis soluções para que haja entendimento entre as partes.  Usar linguagem de acordo com o padrão culto e formal da língua.

13


Carregar ppt "Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google