A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Jardson Brito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Jardson Brito"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Jardson Brito
Redação Professor Jardson Brito

2 Gênero: Entrevista A todo instante nos deparamos com pessoas concedendo entrevistas a uma emissora de TV, a um programa de rádio ou, também, travamos contato com a leitura de entrevistas publicadas pelos jornais de grande circulação e por uma diversidade de revistas. A entrevista é essencialmente oral e requer uma postura adequada, tanto por parte de quem a elabora quanto por parte de quem a responde. Portanto, deve-se dar maior atenção à linguagem, pois é algo que deve ser acessível ao público de uma forma geral.

3 Gênero: Entrevista O uso de gírias, chavões e de uma linguagem informal não é aconselhável, pois o objetivo maior é fazer que o leitor/expectador interaja com o conhecimento do entrevistado sobre um determinado assunto. No entanto, não se deve usar palavras rebuscadas, ordem inversa, voz passiva.

4 Gênero: Entrevista A entrevista é uma das formas mais comuns de se obter dados para notícias e reportagens. É uma matéria jornalística organizada sob a forma de perguntas e respostas. Há diferentes objetivos quando se vai entrevistar uma pessoa ou um grupo de pessoas. Conforme a intenção, ou seja, o que se pretende obter do entrevistado tem-se os seguintes tipos de entrevistas:

5 Gênero: Entrevista Entrevista noticiosa: pretende extrair do entrevistado informações sobre fatos que vão se tornar notícias. Entrevista de opinião: colhe a opinião do entrevistado sobre o assunto pesquisado.

6 Gênero: Entrevista Entrevista “de ilustração”: levanta aspectos biográficos do entrevistado, registrando suas ideias, preferências, ambiente em que vive, modos de falar etc. Entrevista Coletiva: caracteriza-se pelo fato de o entrevistado responder a perguntas de diversos repórteres, de diferentes veículos de informações.

7 Gênero: Entrevista Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos: Manchete ou título - essa é a parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante.

8 Gênero: Entrevista Apresentação - momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado. Perguntas e respostas - basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos.

9 Gênero: Entrevista Entretanto, há algumas entrevistas que não seguem esse padrão, ou seja, algumas apresentam um roteiro mais conciso: somente de perguntas e respostas; outras, ao invés de retratarem as falas literalmente, optam por transcrevê-las usando o discurso indireto, ou, até mesmo, por trazer um texto introdutório mais detalhado, com informações sobre o local, a data e duração da entrevista.


Carregar ppt "Professor Jardson Brito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google