A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO

2 Importância da Inovação
Segundo Schumpeter: Inovações são o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. “Empreendimento” = concretização de uma Inovação. “Empresário” (Empreendedor) = realizador da Inovação. Schumpeter, J.A.: Capitalism, Socialism and Democracy.

3 O que é Inovação? “Inovação é criar novos produtos e/ou tecnologias,
a partir de uma área de P&D ou Marketing”. “Aquisição de tecnologia é uma atividade inovativa” “Inovar é usar tecnologias existentes de formas novas”. Manual de Oslo (OECD, 1992)

4 O que é Inovação? “Inovação é adotar novas tecnologias, que aumentam a competitividade da companhia”. Hamel & Prahalad: Competindo pelo Futuro.

5 O que é Inovação? “Inovação é um processo de aprendizagem organizacional”. Bell & Pavitt: “The development of technological capabilities”

6 O que é Inovação? Jonash & Sommerlatte: The Innovation Premium
“Inovar é um processo de alavancar a criatividade, para gerar valor de novas maneiras, através de novos produtos,serviços e negócios”. Jonash & Sommerlatte: The Innovation Premium

7 O que é Inovação? “Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa, gerando riqueza”. Drucker: Inovação e Espírito Empreendedor

8 “Inovação é o uso, comercialmente bem sucedido, de uma invenção”.
O que é Inovação? “Inovação é o uso, comercialmente bem sucedido, de uma invenção”. Bacon & Butler: Planned Innovation.

9 O que é Inovação? “Inovação é um processo estratégico, de reinvenção contínua do próprio negócio e da criação de novos conceitos de negócios”. Hamel: Liderando a Revolução

10 O que é Inovação? “Inovação é a mudança que cria uma nova dimensão de desempenho”. Hesselbein et al: Leading for Innovation.

11 O que é Inovação? “Inovação é:
Novas idéias + ações que produzem resultados”. Ernest Gundling: The 3M Way to Innovation

12 IDÉIA + AÇÃO + RESULTADO*
Portanto, conclui-se que inovação é: IDÉIA + AÇÃO + RESULTADO* * Resultados positivos para fundadores, investidores e demais stakeholders, com Responsabilidade Social e por um prazo razoável.

13 O que não é Inovação? Segundo Schumpeter:
Inovação não é sinônimo de invenção. É inteiramente imaterial se uma inovação provêm de uma invenção ou não. A invenção por si só não produz nenhum efeito economicamente relevante. Schumpeter, J.A.: Capitalism, Socialism and Democracy.

14 O que não é Inovação? Drucker:
Inovação não é invenção, nem descoberta. O seu foco não é o conhecimento, mas sim o desempenho. Drucker: Administrando para obter Resultados.

15 O que não é Inovação? Van de Ven:
Uma idéia percebida como nova pelas pessoas envolvidas é uma “idéia inovadora”, mesmo que pareça a outros uma “imitação” de algo que já existe em outro lugar. Van de Ven et al: The Innovation Journey.

16 O que não é Inovação? Âmbito da Inovação:
A inovação não precisa ser inédita em termos do conhecimento universal. Precisa ser inédita na Empresa Precisa ser inédita na Empresa.

17 O que não é Inovação? “Inovação não é um objetivo em si mesmo”.
Inovação não é o que os inovadores concretizam, mas sim o que os clientes adotam. Michael Schrage: Managing Innovations.

18 Inovação é uma palavra com diferentes interpretações – que precisa ser contextualizada em um campo de ação para se compreender o seu real significado.

19 Tipologias de Inovação
Introdução de um novo bem, ou de uma nova qualidade de um bem; Introdução de um novo método de produção ou de comercialização; Abertura de um novo mercado, quer esse mercado tenha existido antes ou não; Conquista de uma nova fonte de oferta de matérias-primas ou de bens semi-manufaturados; Estabelecimento de uma nova organização para o negócio. Schumpeter, J.A.: Capitalism, Socialism and Democracy

20 Classificação de acordo com o Escopo da Inovação
Gestão Modelo de Negócio Processo Produto Organização Tecnológica Voltada para dentro Voltada para O Mercado

21 Exemplos

22 Classificação de acordo com as intensidade da inovação
Tipo A - Extremamente Radical Cria uma nova indústria (extrapola as necessidades do cliente)

23 Tipo B - Radical Muda a base de competição na indústria existente

24 Estritamente alinhado com as necessidades do consumidor
Tipo C Extensões de linha Estritamente alinhado com as necessidades do consumidor

25 Inovar porquê e para quê?
...Inovar para... Perpetuar Crescer Sobreviver Para criar monopólios temporários, que a concorrência se encarregará de decretar o fim deles. Quanto mais próximo do monopólio melhor. Trata-se de uma Estratégia Única: Fazer e vender o que a concorrência ainda não sabe fazer (sempre por pouco tempo)

26 Quando Inovar? Quando o efeito da comoditização corroer as margens de lucro Quando fazer o que sempre doi feito, não mais trouxer resultados Quando a imagem de marca estiver associada ao passado Quando os clientes não escolhem a sua empresa entre as suas preferidas Quando a tática de curto prazo sucumbir à estratégia e a visão de futuro Quando não há mais como viver, sem fazer esse esforço.

27 Segundo a Pesquisa IBM – Global CEO Study 2006, a Inovação do modelo de negócio é o novo diferenciador estratégico e para isso a colaboração externa é indispensável. A inovação deve partir dos líderes das organizações.

28 Inovar ou estagnar Devido a nova realidade de mercado e preciso criar mecanismos anti-inércia As empresas podem e devem interferir e mudar aspectos de competição de seu setor Fatores macroeconômicos e cenário político desfavoráveis não devem bloquear as iniciativas de inovação Tomada de risco com responsabilidade deve ser institucionalizada para aumentar as expectativas de novas receitas para Shareholders

29 “Experimentar” atender demandas locais de consumidores e as metas globais, pode minimizar os riscos do repertório de inovação Qualificações para a adoção de novas tecnologias, necessitam ser mais consistentes e flexíveis

30 Inovação Sistemática Os empreendedores precisam aprender a praticar a inovação sistemática, e não esperar a “idéia brilhante”. A Inovação Sistemática consiste na busca deliberada e organizada de mudanças, e na análise sistemática das oportunidades que tais mudanças podem oferecer para a inovação econômica e social.

31 Organização Inovadora
É a que pratica a Inovação Sistemática. A Organização Inovadora é, portanto, permeada por um processo contínuo e permanente de produção de inovações, inovações essas de qualquer natureza – de produto, processo, gestão ou de negócios – e de qualquer magnitude.

32 “Roda” da Inovação* Meio Inovador Pessoas Interno Liderança e
Estratégia Processo de Inovação Resultados da Organização


Carregar ppt "INOVAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google