A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo I – Softwares: Sistemas Operacionais Prof.: Rogério Morais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo I – Softwares: Sistemas Operacionais Prof.: Rogério Morais."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo I – Softwares: Sistemas Operacionais Prof.: Rogério Morais

2  Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas especialmente feitos para a execução de várias tarefas, entre as quais servir de intermediário entre o utilizador e o computador. Um sistema operacional, tem também como função, gerir todos os periféricos de um computador.

3  O sistema operacional mais conhecido é o MS-DOS. (Microsoft Disk Operating System).

4  Há algum tempo atrás, a IBM decidiu entrar no mercado dos computadores pessoais e escolheu um microprocessador de 16 Bits.  Foi encontrada assim a necessidade de encarregar ou de produzir um sistema operacional que controlasse o microprocessador Intel 8088 que havia sido escolhido para sua nova criatura. Esta foi batizada com o nome de Personal Computer (PC para os íntimos). A IBM decidiu proporcionar ao PC três sistemas operacionais: o tradicional CP/M-86 da Digital Research, o UCSD p-System e um novo sistema operacional, que chamaria PC-DOS, encarregando à Microsoft para seu desenvolvimento.

5  MS-DOS 1.0  Esta primeira versão do PC-DOS comportava apenas discos flexíveis de face simples e ocupava somente 10 Kb de RAM, pois o PC tinha apenas 64 K de memória RAM. A versão 1.1 atualizou o sistema para trabalhar com discos de densidade dupla. O primeiro MS-DOS surgiu como versão 1.25  MS-DOS 2.0  Esta versão apareceu junto com o IBM XT em 1983, e permitia o uso de discos rígidos de alta capacidade ( 10 MB ). O sistema ocupava 25 Kb de RAM e 40 Kb de espaço em disco. O MS-DOS equivalente tinha como versão 2.11 e trazia o comando COUNTRY a mais.  MS-DOS 3.0  Foi lançado com a chegada do AT em 1984, suportando o então novo drive de 1.2 MB e o utilitário VDISK ou RAM-DISK, que utilizava a memória que ultrapassava os 640 Kb. Os clusters foram reduzidos de 4 para 2 Kb. A versão 3.1 suportava redes. A versão 3.2 suportava os novos discos de 3 1/2 polegadas e 720 Kb. de capacidade e possuía os comandos XCOPY e APEND. A versão 3.3 suportava drives de 1.44 MB., partições do disco rígido de até 32 MB e introduziu o comando FASTOPEN. O sistema ocupava cerca de 30Kb. de RAM e 59 Kb. de espaço em disco.

6  MS-DOS 4.0 Lançado em julho de 1988, quebrou a barreira dos 32 MB. para cada partição e apresentou uma interface gráfica chamada DOS SHELL. Ocupava de 65 a 90 Kb. de RAM e 110 Kb. de espaço em disco.  MS-DOS 5.0 Esta versão possibilitava o uso de mais de dois discos rígidos, partições de 2 GB. no disco rígido, introduzia os comandos UNFORMAT, UNDELETE e DOSKEY, e possuía um gerenciamento mais eficiente das memórias disponíveis (Upper, High, Extended e Expanded).  MS-DOS 6.0 Com esta versão, foi introduzido os recursos do SCANDISK, DRIVESPACE, MEMMAKER, DEFRAG, ANTI VIRUS, MSD (Microsoft Diagnostics), DELTREE, além de aprimoramentos nos comandos MOVE, COPY, FORMAT e INTERLINK (para transferência de arquivos entre dois computadores). Com a chegada do Windows 95, sistema operacional que não necessita da prévia instalação do DOS, apesar de conter incorporado uma versão reduzida, possivelmente chegamos ao fim das constantes evoluções deste sistema operacional que acompanhou o usuário por cerca de 15 anos.

7  Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas. Lançamento: 20 de outubro de 1985 (29 anos)

8  O Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Foi lançado em 9 de dezembro de 1987 e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0 em 1990. Lançamento: 9 de dezembro de 1987 (27 anos)

9  O sistema Windows, em todas as suas versões (3.11, 95, 98) é o mais popular de todos os sistemas. A partir de sua criação usuários comuns puderam usar os computadores com maior facilidade porque ele já possui praticamente todas as configurações necessárias à um sistema operacional e por possuir programas muito usuais de forma simples.

10  Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1996. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré- requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador, esse sim sendo o sistema operacional do computador.

11  O Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela empresa Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990 Área de trabalho do Windows 95

12 O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) é um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Lançamento: 25 de junho de 1998 (17 anos)

13  O Microsoft Windows Millennium Edition (ME de Millennium Edition) é uma versão da popular linha de sistemas operacionais Windows para computadores pessoais, lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000 sendo o sucessor do Windows 98. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados

14 O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience. Área de trabalho do Windows XP

15 O Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft sendo a sexta versão do Windows para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablets, PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn. O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows. Windows Vista Ultimate, mostrando o Menu Iniciar, janela do Centro de Boas- vindas e a área de trabalho ao fundo.

16 O Windows 7 é uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops, tablets e PCs de centros de mídia, entre outros. Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista. Pouco mais de três anos depois, o seu sucessor, Windows 8, foi lançado em 26 de outubro de 2012. Imagem do ambiente de trabalho do Windows 7

17  O Windows 8 é um sistema operativo/operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré- lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque. Lançamento: 26 de outubro de 2012; há 2 anos

18  O Windows 8.1 (cujo codinome é Windows Blue) é um sistema operacional posterior ao Windows 8 (da série Windows, desenvolvida pela empresa americana Microsoft), que foi anunciado no dia 14 de maio de 2013. A sua versão final foi lançada e disponibilizada para consumidores e para o público em geral em 17 de outubro de 2013.

19  Windows 10 (codinome Threshold) é um sistema operacional da Microsoft, contrariando as expectativas de que o software se chamaria Windows 9. A primeira versão de testes pública foi lançada a 1 de outubro de 2014 e apresentou uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o Windows 8.1. Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador (Microsoft Edge), aplicativos renovados (Foto, Vídeo, Música, Loja, Outlook, Office Mobile e até o Prompt de Comando) e da união das múltiplas plataformas (inclusive o app Xbox).[4] Além das mudanças, a Microsoft anunciou que disponibilizará a nova versão do Windows tanto para quem utiliza o original tanto para quem utiliza o pirata. Captura de tela de uma compilação do Windows 10.

20

21  O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação de um sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple Inc.. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era apenas chamado System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado Mac OS. Até a versão 10.7, denominava-se Mac OS X. A partir da versão 10.8, removeu-se o "Mac", utilizando-se apenas OS X. A remoção do "Mac" reflete na tentativa da Apple em aproximar o sistema operacional desktop de seu SO mobile, o iOS.

22  Linux é um termo comumente utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizam o kernel Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. Tux, a mascote do Linux

23  Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Lançamento: 28 de setembro de 2008 (6 anos)

24  http://www2.ic.uff.br/~aconci/SistemasOpe racionais.html http://www2.ic.uff.br/~aconci/SistemasOpe racionais.html  https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_1.x https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_1.x  https://pt.wikipedia.org/wiki/Mac_OS https://pt.wikipedia.org/wiki/Mac_OS  https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux  https://pt.wikipedia.org/wiki/Android https://pt.wikipedia.org/wiki/Android


Carregar ppt "Módulo I – Softwares: Sistemas Operacionais Prof.: Rogério Morais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google