A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves

2 Tema Gênero textual - Poesia

3 Objetivo Geral Conhecer e identificar as características do gênero poesia.

4 Objetivos Específicos Estimular a imaginação; Desenvolver a escrita e a oralidade; Despertar o sentimento afetivo social; Escrever pequenas poesias; Memorizar e recitar as poesias de sua autoria.

5 Conteúdo Sussurrando histórias...

6 Sequência didática – aula 01

7 Perguntar aos alunos se eles sabem o significado da palavra “Sussurro”; Questionar como as pessoas contam histórias; Solicitar que os alunos abram o livro na página 60; Realizar a leitura do texto em destaque, que relata detalhadamente o ato “sussurrar”; Comentar sobre e apresentar, através da internet, os principais poetas brasileiros; Solicitar que os alunos avancem para a página 61;

8 Mais e mais sussurros vou aprender!

9 Solicitar que, voluntariamente, os alunos realizem a leitura dos diversos poemas; Realizar comentários sobre a importância da entonação da voz e a emoção para recitar os poemas; Valorizar o aluno realizando comentários sobre o quanto ele também é capaz de produzir um poema; Ouvir a música instrumental “Alegria de viver”, para iniciar as produções; Produzir dois poemas na página 62 nos espaços sugeridos de acordo com a atividade proposta;

10 Para sussurrar, basta convidar!

11 Finalizar a aula solicitando que os alunos preencham de forma adequada o convite para um recital sussurrado, localizado na página 63; Entregar os convites para os alunos de outras turmas.

12 Sequência didática – aula 02

13 Distribuir folhas de papel A4 para os alunos; Solicitar que eles reescrevam e memorizem os seus poemas na folha avulsa; Desenhar no papel, do lado oposto, para decorar o seu texto; Colorir o rolo de papelão, que foi solicitado anteriormente; Finalizar enrolando as folhas e colocando-as dentro do rolo de papelão colocando um laço de fita para decorar.

14 Sequência didática – aula 03 Com meu sussurrador poesias vou contar!

15 Acompanhar os alunos até as outras salas, para que eles possam praticar os seus sussurros ao som da música instrumental “Alegria de viver”; Presentear os alunos ouvintes com os poemas de sua autoria; Organizar uma roda e propor que, sentados na área externa da sala, comentem sobre a experiência com os ouvintes, promovendo estímulo e curiosidade; Praticar os sussurros na roda com os outros alunos e brincar de telefone sem fio.

16 Fotos

17

18

19 Fotos dos sussurros...

20

21

22

23

24

25

26 Avaliação Processo de ensino e aprendizagem contínuo valorizando o tema explorado, o desenvolvimento e a elaboração da atividade com base nos objetivos propostos.

27 Recursos necessários Computador Data Show Rolo de papelão Fita Giz de cera Lápis Folhas de papel tamanho A4

28 Conclusão O trabalho com poesias estimula e auxilia os alunos no desenvolvimento da oralidade e na formação enquanto leitores e escritores. Neste sentido,“Toda poesia tem que ter uma surpresa. Se não tiver não é poesia! PAES. José Paulo, 2011.

29 Referências LAJOTO. Mariza. Poemas para ver e ouvir. In:_CAPARELLI. Sergio at AL. Toda Criança do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, Cap. 7 a 9. CARVALHO. Marlene. Tem poesia na escola?. In:_.Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, Cap.10. SOUZA, Cássia Garcia de, CAVÉQUIA, Maria Paganini. Linguagem, Criação e Interação – 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


Carregar ppt "Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google