A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 O mercado de trabalho nos dias de hoje, está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que o trabalhador tenha que capacitar-se continuamente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " O mercado de trabalho nos dias de hoje, está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que o trabalhador tenha que capacitar-se continuamente,"— Transcrição da apresentação:

1

2  O mercado de trabalho nos dias de hoje, está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que o trabalhador tenha que capacitar-se continuamente, e para isso a busca do autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autonomia e autoestima é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e social.

3  O papel da Psicologia é fornecer, através de seus instrumentos, capacitação/desenvolvimento para o trabalhador permitindo, por meio de discussões e reflexão, o autoconhecimento como parte inerente de um programa de Orientação Profissional.  O psicólogo dentro de uma agência de emprego pode atuar como funcionário ou pode buscar algo mais desafiador como administrar sua própria agência.

4  Para Bock e colaboradores, (1995) a função do psicólogo é promover a saúde e, de alguma forma, o trabalho de Orientação Profissional pretende atingir tal objetivo já que leva o sujeito a se conhecer no sentido de possibilitar uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo (SILVA 2011, apud Noronha e Ambiel, 2006).

5  A Orientação Profissional pode contribuir para a supervalorização do individualismo, assumindo a postura ideológica de reprodutora social das perversidades da nova ordem econômica mundial, ou promover uma reflexão crítica e ética sobre o compromisso social implicado nas escolhas profissionais dos indivíduos, assumindo um papel de agente de mudança social. A partir disso, a segunda opção é o melhor caminho a ser seguido pela Orientação Profissional. (SILVA 2011, apud Lassance e Sparta, 2003).

6  Nesta área o psicólogo trabalha com o cadastro, seleção, recrutamento, treinamentos e teste com o público que busca este serviço para conseguir um trabalho.

7 Como funciona: no caso de entrevistas em empresas, a agência recebe os currículos para vagas em aberto e para a criação de um banco de dados. Os clientes abrem vagas e solicitam o envio de candidatos. A agência faz o primeiro processo de seleção que é feito por análise de currículo, o segundo que é feito por meio de dinâmica de grupo e o terceiro por entrevista pessoal com os encarregados que são psicólogos ou profissionais de recursos humanos.

8

9 Acadêmicas: Ariane Pierezan Flavia Delevati Giana Picoli Danuza Dal Puppo.

10  REFERÊNCIAS:  SILVA, C. Elizabeth. A Psicologia na reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho: Parceria entre o sat, a semdes e a comunidade. 9º Simposio de Ensino de Graduação.2011.  NOVO negocio. 2015. Disponível em: http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma- agencia-de-empregos/>. Acesso em: 5 jun. 2015. http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma- agencia-de-empregos/  https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/introducao-a- atuacao-em-psicologia-organizacional-e-do-trabalho https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/introducao-a- atuacao-em-psicologia-organizacional-e-do-trabalho


Carregar ppt " O mercado de trabalho nos dias de hoje, está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que o trabalhador tenha que capacitar-se continuamente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google