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Dr.(a) Simoni Grupo 7 Engenharia Mecatrônica Nomes: Leandro Beato Tiago da Silva Cruz Leonardo kin Sasaki Hudson Sordi.

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1 Dr.(a) Simoni Grupo 7 Engenharia Mecatrônica Nomes: Leandro Beato Tiago da Silva Cruz Leonardo kin Sasaki Hudson Sordi

2 Controle de ação empresarial. Controle Confirir, regular, frear… Controle como função restritiva. Controle como um sistema automático de regulação. Controle como função administrativa.

3 Processo Administrativo Planejamento Objetivos Informações Decisões Organização Métodos Recursos Racionalização Direção Comunicação Ação Treinamento OBJETIVOSOBJETIVOS CONTROLE Acompanhamento Correções Retorno

4 Níveis de controle Nível da EmpresaTipo de Controle Tempo Amplitude InstitucionalEstratégicoDirecinado para longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade, como um sistema. IntermediárioTáticoDirecionado para médio prazo Aborda cada unidade da empresa (departamento) ou cada conjunto de recurdod isoladamente. Operacional Drecionado para curto prazo Microorientado. Aborda cada trefa ou operação isoladamente

5 Controle estratégico Uma visão geral do controle organizacional Em organizações, controlar significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades que ocorrem dentro de uma organização. Em primeiro lugar definimos o termo controle e, então esboçaremos as características gerais do processo de controle.

6 Controle estratégico

7

8 Cotrole estratégico

9 Controle estratégico

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11 Controle tático

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16 Controle operacional

17 1) Estabelecimento de padrões: os padrões são a base fundamental do controle operacional. Neste nível o padrão é uma norma ou um critério que serve de base para a avaliação ou comparação de alguma coisa. É o ponto de referência para aquilo que será feito. 2) Avaliação do desempenho: avaliar o desempenho por meio do acompanhamento e monitorização daquilo que está sendo executado.

18 Controle operacional 3) Comparação do desempenho com o padrão: comparar o desempenho com aquilo que foi previamente estabelecido como padrão, para verificar se há desvio ou variação, falha ou erro em relação ao desempenho desejado. 4) Ação corretiva: corrigir o desempenho para adequá-lo ao padrão estabelecido. Se o objetivo foi de acordo com o padrão, não há ação corretiva a aplicar, caso contrário é preciso determinar quando, onde, como e quanto corrigir para manter o processo conforme foi previamente estabelecido.

19 Controle operacional O controle operacional é um processo cíclico e repetitivo. É cíclico por envolver um ciclo composto de quatro fases. É repetitivo porque se repete indefinidademente. A medida que se repete, o controle tende a fazer com que as coisas controladas se aperfeiçoem e reduzam seus desvios em relação aos padrões estabelecidos. Ou seja, quanto mais se repete, maior a tendência de corrigir gradativamente os erros ou desvios, graças a um processo de aprendizagem.


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