A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros. Resenha –Conceito –Tipos de Resenha –Importância –Elaboração –Movimentos Retóricos –Conclusão –Bibliografia Recomendada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros. Resenha –Conceito –Tipos de Resenha –Importância –Elaboração –Movimentos Retóricos –Conclusão –Bibliografia Recomendada."— Transcrição da apresentação:

1 RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros

2 Resenha –Conceito –Tipos de Resenha –Importância –Elaboração –Movimentos Retóricos –Conclusão –Bibliografia Recomendada –Bibliografia

3 É uma síntese descritiva e crítica do conteúdo de uma obra. Parece-se ao resumo crítico, contudo, é mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero. Conceitos

4 Tipos de Resenha Uma resenha pode ser puramente informativa, limitando-se a expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. Nesse caso, confunde-se com o resumo. A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra (resumo), acompanhada de uma avaliação crítica.

5 Importância da Resenha Na ótica da circulação dos textos, é uma forma de apresentar à sociedade uma nova produção acadêmica; Na perspectiva do receptor, representa aos pesquisadores e leitores em geral uma economia de tempo e dinheiro em possíveis leituras desnecessárias;

6 Importância da Resenha Na ótica do produtor experiente, mostra o domínio que ele tem do conteúdo (autoridade do saber). Na perpesctiva do resenhista novato, é uma forma de apresentar-se como participante do debate acadêmico. Imprescindível para desenvolver a mentalidade científica, constituindo-se no primeiro passo para introduzir o iniciante na pesquisa e na elaboração de trabalhos monográficos.

7 Elaboração de Resenha A resenha requer de quem a elabora, exigências tais como: –Competência de leitura; –Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo. –Conhecimento completo da obra;

8 Elaboração da Resenha –Independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias, ou antipatias (imparcialidade objetiviade); –Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções ( a crítica é ao conteúdo do texto); –Fidelidade ao pensamento do autor.

9 Elaboração da Resenha Deve apresentar: 1.a referência completa do livro resenhado, sempre precedendo o texto em si; 2.nome completo do resenhista, sua filiação institucional, complementada ou não por um minicurrículo; 3.Os títulos são opcionais;

10 Elaboração da Resenha Deve apresentar: 4. a avaliação emitida procura contrabalancear aspectos positivos e negativos da publicação; 5.o livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional 6.parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido.

11 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica Movimento retórico 1: apresentação e avaliação inicial do livro. Movimento retórico 2: descrição e avaliação do livro (comparação com outras obras do autor ou de outros especialistas) Movimento retórico 3: recomendação final sobre o livro.

12 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica Define-se o assunto ou tema do livro e/ou Explicita-se a abordagem utilizada e/ou Registram-se seus objetivos e/ou Delimitando leitores potenciais da publicação e/ou Fornecem-se informações sobre o autor e/ou Apresenta-se uma avaliação inicial. MR1: apresentação e avaliação inicial do livro.

13 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica Descreve-se a organização geral do livro e/ou Especifica-se o assunto de cada parte e/ou Avaliam-se partes específicas do livro MR2: Descrição e avaliação de partes do livro.

14 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica Recomenda-se o livro ou Recomenda-se o livro com restrições ou Desaconselha-se o livro MR3: recomendação final sobre o livro

15 Elaboração da Resenha –De que trata o livro? –De que modo o assunto é abordado? –E com que objetivos? –A quem se dirige? O leitor irá achá-lo útil? –Quem o escreveu? –Tem o livro alguma característica especial? –Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?

16 Elaboração da Resenha –O tratamento dado ao tema é compreensivo? –O livro foi escrito de modo interessante e agradável? – As ilustrações foram bem escolhidas? –O livro foi bem organizado? –Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

17 Conclusão A Resenha possui grande importância no meio científico, como contribuinte no desenvolvimento do conhecimento. Uma vez que compila informações sobre bibliografias publicadas emitindo um juízo de valor. O que vem a auxiliar na escolha da leitura. Um dos fatores mais importantes e indispensáveis na elaboração de uma resenha vem a ser a ética profissional do resenhista.

18 Bibliografia Recomendada ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, p. JOHANN, Jorge Renato (coord.). Introdução ao método científico: conteúdo e forma do conhecimento. 2.ed. Canoas: Ed. ULBRA, p. REY, Luís. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo, Edgard Blücher, Ed.da USP, SÁ, Elisabeth Schneider de (Coord.)...[et.al.]. Manual de normalização de trabalhos técnicos científicos e culturais. Petrópolis: Vozes, p. SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 3 ed. Porto Alegre: Sulinas, 1973.

19 Bibliografia CARVALHO, Gisele de. Resenhas acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Disponível em : dubitoergosum/arquivo65.htm dubitoergosum/arquivo65.htm. Acesso em: 07 nov LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, LAMEIRA, Leocadio J. Resenha. Disponível em:

20 A crítica recensória [resenha crítica], por sua função de recomendação, não pode eximir- se, senão em casos de excepcional vilania, de pronunciar um juízo sobre aquilo que o texto diz. Umberto Eco


Carregar ppt "RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros. Resenha –Conceito –Tipos de Resenha –Importância –Elaboração –Movimentos Retóricos –Conclusão –Bibliografia Recomendada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google