A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19"— Transcrição da apresentação:

1 Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19
Trabalho de Biologia Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19

2 Filo Artrópode - Características
Presença de um esqueleto externo (ou exoesqueleto) constituído por quitina, um polissacarídeo. Presença de patas articuladas, apêndices de locomoção que funcionam como um sistema de alavancas, potencializando a ação muscular e transformando com mais eficiência a contração muscular em movimento. constitui o maior de todos os grupos animais. Inclui os insetos, as aranhas, os crustáceos e outros subgrupos menores. Há espécies marinhas, de água doce e terrestres, nos mais diversos pontos do planeta. Os artrópodos incluem, os insetos, únicos invertebrados dotados da capacidade de voar.

3 Filo Artrópode - Classificação
O filo dos artrópodes, em função da grande quantidade e diversidade de espécies, é subdividido em numerosas classes, das quais as mais importantes são:

4 Classe Insecta Os insetos são os mais numerosos e diversificados de todos os artrópodes, com cerca de espécies conhecidas e descritas. Possuem o corpo dividido em três segmentos: cabeça, tórax e abdome. Apresentam, na cabeça, um par de antenas e, no tórax, três pares de patas. Em muitas das ordens de insetos, há representantes dotados de asas. Exemplos: baratas, besouros, moscas, cigarras, mariposas, etc.

5 Classe Crustácea São habitualmente aquáticos (marinhos ou de água doce), embora existam espécies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Seu corpo é dividido em duas partes (cefalotórax e abdome), têm dois pares de antenas e um número variável de pares de patas, geralmente superior a quatro. Exemplos: siris, caranguejos, lagostas, camarões, etc. Caranguejo aranha

6 Classe Arachnida São artrópodes dotados de quatro pares de patas, desprovidos de antenas e com o corpo dividido em dois segmentos (cefalotórax e abdome). Na extremidade anterior do cefalotórax, possuem um par de quilíferas, que atuam como presas. Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos, etc.

7 Classe Chilopoda: quilópodes são animais com o corpo alongado e dividido em dezenas de segmentos. Em cada segmento, encontram-se um par de patas. Na cabeça, apresentam um par de antenas. Exemplos: centopeias e lacraias. Classe Diplópode: assim como os quilópodes, os diplópodes possuem um par de antenas e o corpo alongado, mas com dois pares de patas em cada segmento. Exemplo: centopeia.

8 Filo Mollusca - Características
• Vivem em ambientes terrestres úmidos, marinhos ou de água doce. São animais de corpo mole, muitos deles dotados de conchas calcárias. Reprodução sexuada Os moluscos são animais de simetria bilateral, triblásticos e não segmentados

9 Moluscos

10 Filo Echinodermata - Características
• Animais exclusivamente marinhos. Corpo com simetria pentarradial. Endoesqueleto calcário. Sistema hidrovascular.

11 Ouriço, estrela-do-mar, bolacha- do- mar, pepino do mar, lírio do mar e serpente do mar


Carregar ppt "Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google