A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo d’As Doze Tradições 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2009 Barbacena-MG Unidade – A joia mais preciosa Expositor: Fábio Cordeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo d’As Doze Tradições 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2009 Barbacena-MG Unidade – A joia mais preciosa Expositor: Fábio Cordeiro."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ciclo d’As Doze Tradições 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2009 Barbacena-MG Unidade – A joia mais preciosa Expositor: Fábio Cordeiro

3 Unidade – A JOIA mais preciosa.

4 Tradição (do tatim traditione) S.f. 1. Ato de transmitir ou entregar. 2. Transmissão oral de lendas, fatos, etc. de idade em idade, geração em geração. 3. Transmissão de valores espirituais através de gerações. 4. Conhecimento ou prática resultante de transmissão oral de hábitos inveterados. 5. Recordação, m e m ó r i a.

5 A UNIDADE entre Alcoólicos Anônimos é a qualidade mais preciosa que a nossa Irmandade possui. Nossas vidas, as vidas dos que ainda estão por chegar, dependem diretamente dessa UNIDADE.

6 “Quando um alcoólico aplica os Doze Passos de nosso programa de recuperação à sua vida pessoal, sua desintegração pára e sua unificação começa. Exatamente o mesmo princípio se aplica a cada grupo de A.A. e a Alcoólicos Anônimos como um todo. Enquanto os laços que nos unem provarem ser muito mais fortes do que as forças que nos dividiriam, se pudessem, tudo estará bem. Estaremos seguros como movimento; nossa unidade essencial permanecerá com certeza.” “Como nós, membros de A.A., preservaremos melhor nossa unidade? (...)”

7  As Doze Tradições, o caminho da Unidade Normas Normas de convivência grupal. Uma Uma releitura de princípios de relações humanas, englobando os mais antigos conceitos de auto-conhecimento e respeito mútuo. Caminhos para a redescoberta de valores universais, onde, embora o indivíduo possa manifestar toda liberdade de pensamento, de sentimento e de ação, ação, o conceito de Grupo Grupo assume um significado essencial.

8 Grupo O Grupo de A.A. A.A. é, antes de tudo, um grupo social, porque composto de pessoas. E como tal, está sujeito às classificações sociológicas. Para que esteja rigorosamente na classificação de “GRUPO” há que ter propósitos definidos e uma estrutura identificável. Exemplos: Clubes esportivos, Sindicatos, Partidos Políticos, Organizações religiosas etc.

9 GRUPO DE A.A. Força centrífuga (age do centro para as extremidades) Desintegração/Desagregação Força centrípeta (age das extremidades para o centro) Integração/Agregação

10 GRUPO DE A.A.

11 GRUPO DE A.A.

12 Mais do que a união (aproximação de duas ou mais coisas ou pessoas), a Unidade Unidade é quando duas ou mais pessoas se tornam apenas uma: pensando, sentindo e agindo de forma homogênea, em qualquer parte do mundo. (sociologicamente, o fato social de A.A.).  Unidade

13 Um destilado das experiências mais variadas.  Autonomia, mensageiros da boa-nova,  auto-suficiência, consciência coletiva, independência ideológica,  não-profissionalismo não-profissionalismo da mão de ajuda e  anonimato, anonimato, são alguns dos pontos mais importantes d’As d’As Doze Tradições. As Doze Tradições, o caminho da Unidade

14 As Doze Tradições, o caminho da Unidade O anonimato, assumindo um fator preponderante, representa dois aspectos fundamentais: o espiritual e o prático.

15  O prático, que garante a privacidade daquele que chega, sem ser identificado para a comunidade por nenhum dos membros (mais tarde, já com alguma compreensão do programa e, consequentemente, com uma certa segurança, ele mesmo se revela a quem julga importante e necessário);

16  o espiritual funciona como um nivelador dos anseios pessoais, gerando o entendimento de que os princípios devem sempre vir antes das personalidades.

17 A mensagem é (e deverá ser) sempre mais importante que o mensageiro;  a proteção do nosso movimento e a garantia da sobrevivência de todos e de cada um.

18 GRUPO DE A.A.

19 GRUPO DE A.A. O que faz a Integração/Agregação é “uma irresistível força de propósito e de ação”.

20 Seu maior tesouro Diz a lenda que, certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia. Pensava desta forma: "Se tivesse uma casa grande, seria feliz.", "Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz.", "Se tivesse uma companheira perfeita, seria feliz.". Nesse momento, tropeçou numa sacolinha cheia de pedras. Teve uma idéia: começou a jogá-las, uma a uma, ao mar, cada vez que dizia "Seria feliz se tivesse...". Assim o fez, até que a sacolinha ficou com uma só pedrinha, que decidiu guardá-la. Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso. Você imaginou quantos diamantes jogou ao mar sem parar para pensar? Quantos de nós vivemos jogando fora nossos preciosos tesouros por estarmos esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos, sem dar valor ao que temos perto de nossas mãos? Olhe ao seu redor e, se você parar para observar, perceberá quão afortunado você é. Muito perto de você está sua felicidade. Observe a pedrinha, que pode ser um diamante valioso. Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível. Depende de você aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento, para nunca mais recuperá-lo. Desconheço o autor

21 “Sem unidade, o coração de Alcoólicos Anônimos deixaria de bater, nossas artérias mundiais deixariam de transportar a graça vivificante de Deus e as dádivas divinas dadas a nós seriam gastas à toa.” “De novo em sua prisão, os alcoólicos nos condenariam, dizendo, ‘que coisa maravilhosa poderia ter sido A.A.!’”

22 Unidade: A joia mais preciosa Que a Unidade seja a joia mais preciosa da nossa Irmandade, per omnia sæculæ sæculorum...

23 Um bom estudo das Tradições para todos nós. Muito obrigado a todos.


Carregar ppt "Ciclo d’As Doze Tradições 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2009 Barbacena-MG Unidade – A joia mais preciosa Expositor: Fábio Cordeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google