A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som www.aveiros.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som www.aveiros.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som

2 01. Ondas Definição: é uma perturbação que se propaga em um meio material ou no vácuo sem transporte de matéria, mas apenas energia.

3 a) Quanto a natureza: 02) Classificação:
02) Classificação: a) Quanto a natureza: Mecânicas - as que depende de um meio material para se propagar. Exs: ondas sonoras, da água, na mola, corda,... Eletromagnéticas - as que podem se propagar no vácuo. Exs: microondas, ondas de TV, luz visível, ondas de rádio,....

4 B) Quanto a direção de vibração
B) Quanto a direção de vibração Transversal - vibra perpendicularmente à direção de propagação. Exs: ondas na superfície da água, na corda e ondas eletromagnéticas. Longitudinal - vibra na mesma direção de propagação. Exs: ondas sonoras e em uma mola

5 C) Quanto à direção de propagação
C) Quanto à direção de propagação Unidimensionais - propagam - se em apenas uma direção. Exs: ondas na corda Bidimensionais _ propagam-se em duas dimensões (superfície). Exs: ondas na superfície da água Tridimensionais - propagam-se em três dimensões (espaço). Exs: ondas sonoras, Ondas luminosas,...

6 Velocidade da Propagação:
Velocidade da Propagação: A velocidade da propagação da onda depende da densidade linear da corda ( m) e da força da tração.

7 Anatomia de uma onda periódica.
Anatomia de uma onda periódica. Equação da Onda Sendo: • Período (T) - Chama-se período o intervalo de tempo entre duas perturbações consecutivas. • Frequência (f) - Chama-se frequência o número de perturbações produzidas na unidade de tempo, ou seja:

8 Comprimento de onda (l)
Características das ondas (Amplitude, velocidade, comprimento de onda, período e freqüência) Se você souber trabalhar com estes quatro parâmetros de uma onda, poderá resolver grande parte dos problemas, exercício e testes que envolvem este assunto. Então, mãos à obra. O comprimento de onda, representado pela letra l (lâmbda), mede a distância entre duas cristas consecutivas da mesma onda, ou então a distância entre dois vales consecutivos da mesma onda.

9 Amplitude Imagine um barquinho no oceano, e imagine que uma onda passe por ele (uma onda que ainda não "estourou", logicamente). Obviamente o barquinho irá subir e descer. Pois bem, a amplitu- de da onda que passou pelo barquinho é dada pelo quanto ele subiu ou desceu. Se por exemplo o barquinho subiu 5cm, dizemos que a amplitude da onda que passou por ele é de 5cm. Veja o desenho. Note que no primeiro exemplo a amplitude da onda que faz com que o barquinho suba e desça é maior que a amplitude da onda mostrada no segundo exemplo. O ponto mais alto da onda chama-se crista, e o ponto mais baixo denomina-se vale. Ao lado você pode ver um barquinho na crista da onda e o outro no vale.

10

11

12

13 04. Em um meio a frequência de uma onda cujo comprimento é 20 m é 50 Hz. Qual a velocidade desta onda no referido meio?  Resposta: 1000 m/s 05. Quando uma onda  propaga-se com comprimento de onda de 2 m a sua velocidade é 150 m/s. Qual a frequência desta onda?  (Resposta: f = 75 Hz) 06. A figura representa uma onda periódica que se propaga numa corda com velocidade v = 10 m/s. Determine a frequência dessa onda e a amplitude. 07. Uma onda se propaga ao longo de uma corda com freqüência de 60 Hz, como ilustra a figura. A) Qual a amplitude da onda? B) Qual o valor do comprimento de onda? C) Qual a velocidade de propagação dessa onda?

14 3) Fenomênos Ondulatórios:
3) Fenomênos Ondulatórios: a) Reflexão -retorno da onda ao mesmo meio após insidir na superfície de separação de dois meios. b) Refração - Passagem da onda para o 2º meio após insidir na superfície de separação de dois meios c) Polarização - quando uma onda transversal vinha se propagando em várias direções, passa a se propagar em um só plano após passar por uma fenda. d) Difração - possibilidade da onda contornar obstáculo. e) Interferência - superposição de duas ondas que se propagam.


Carregar ppt "Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som www.aveiros.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google