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Projeto STID Novas Linguagens e Modelos de Interação 2a Oficina Participativa Foco nos Serviços para o Usuário.

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Apresentação em tema: "Projeto STID Novas Linguagens e Modelos de Interação 2a Oficina Participativa Foco nos Serviços para o Usuário."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto STID Novas Linguagens e Modelos de Interação 2a Oficina Participativa Foco nos Serviços para o Usuário

2 Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Contexto O design de uma solução de interface requer uma visão compartilhada dos requisitos funcionais e não-funcionais com impacto direto na interface de usuário. Tal visão é essencial à proposição de modelo e linguagem de interação.

3 Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Serviços “O Serviço de Governo Eletrônico para Obtenção de Aposentadoria pelo Trabalhador Rural e Urbano (PrevFuturo) tem por objetivo oferecer um conjunto de recursos acessíveis a pessoas analfabetas plenas ou funcionais ou deficientes auditivos ou visuais de modo a facilitar o processo de obtenção de aposentadoria. O PrevFuturo minimiza o tempo e dinheiro do trabalhador gastos com o deslocamento de um lugar ao outro, oferecendo: orientação para a solicitação do benefício; auxílio na obtenção dos documentos necessários; acompanhamento do andamento dos processos de concessão de benefícios e atualização de dados no INSS.” (Especificação Funcional PrevFuturo, p. 19) PrevFuturo “As principais aplicações que o Acessa Saúde oferecerá são as de agendamento de consultas nas Unidades de Atenção Básica e de disponibilização de informações e dicas de saúde. Essas aplicações, voltadas essencialmente ao usuário primário (aqueles para os quais esse serviço visa prover valor), utilizarão interfaces adequadas às pessoas não alfabetizadas, com baixo grau de letramento ou com deficiências visuais e auditivas.” (Especificação Funcional Acessa Saúde, p. 15) Acessa Saúde

4 Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Design Universal

5 Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Requisitos FUNCIONAIS NÃO FUNCIONAIS “São declarações de funções que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve se comportar em determinadas situações.” [Sommerville, 2003] “Principle 1: Content must be perceivable Principle 2: Interface components must be operable Principle 3: Content and controls must be understandable Principle 4: Content should be robust enough to work with current and future user agents (including assistive technologies)“ [WCAG2.0 da W3C] “effectiveness, efficiency and satisfaction with which a specified set of users can achieve a specified set of tasks in a particular environment." [ISO 9241-11] “Requisitos procedentes de fatores externos ao sistema, como requisitos de interoperabilidade (como o sistema interage com os sistemas em outras organizações), legais (o sistema opera de acordo com a lei) e éticos (o sistema será aceitável para o usuário e para o público em geral).” [Sommerville, 2003]

6 Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Per í odo Atividade 09:00 – 09:15Introdu ç ão à Oficina 09:15 – 10:15Framework Semi ó tico 10:15 – 11:15 Quadro de Requisitos 11:15 – 11:30 Fechamento Agenda


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