A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Urbana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Urbana."— Transcrição da apresentação:

1 Rede Urbana

2 Conceitos Conurbação:
Trata-se do encontro de duas ou mais cidade vizinhas, geralmente uma maior (metrópole) e outras menores. Na prática, elas ficam unidas, conurbadas, embora pela origem e pela administração constituem cidades diferentes.

3 Exemplos:

4 Recife- PE

5

6 Área ou região metropolitana: Apresenta normalmente mais de 1 milhão de habitantes, onde há varias cidades conurbadas e com inúmeros problemas ou necessidades em comum (transportes, poluição, moradia, eletricidade, asfaltamento de vias, água encanada, esgotos, hospitais, creches ou escolas). Ex: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro; Grande Belo Horizonte; Grande Recife; Grande Londres.

7 Megalópoles (mega “grande”, “múltiplo”; polis “cidades”)
Constitui áreas especiais superubanizadas, ocupando pequena extensão territorial com expressiva concentração populacional. Ex: Atlântica nos Estados Unidos Litoral do Pacífico (Los Angeles e São Francisco). Japão: Tóquio- Osaka – Kitakyuhu Brasil o eixo Grande São Paulo -Rio de Janeiro OBS: Não Significa conurbação ou junção física

8

9

10 Megalópole Brasileira

11 Megacidade: Conceito Criado pela ONU para designar aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de Habitantes. Nesta conceito o importante é a demografia .

12 Cidades Globais Refere-se a importância mundial de certas cidades, ou melhor, o seu papel na influência no mercado mundial. São os principais centros financeiros e bancários do globo terrestre, polos mundiais da internet e informática, serviços modernos e especializados (assessorias e pesquisas), controle administrativos de grandes empresas. Principais São: Nova York, Tóquio e Londres, São Paulo.

13 Nova York

14

15 Urbanização dos Países Desenvolvidos
Urbanização dos países Subdesenvolvidos Urbanização mais antiga no século XIX com a Revolução Industrial. Iniciou-se a pouco tempo, após Ocorrendo atualmente num ritmo bastante acelerado. Causas da Urbanização : Industrialização e mecanização do campo. Nas cidades havia grande oferta de empregos. Causas da Urbanização: Industrialização e êxodo rural provocado pela a falta de emprego no campo, concentração de terras, falta de políticas públicas adequadas. Mais urbanizados O meio rural é bastante moderno. Maior crescimento urbano. A princípio formavam gigantesca cidades com infraestrutura bastantes insuficientes. Modificados a partir de conquistas populares, lutas e reivindicação vitoriosas. Difere do exemplo do Primeiro, pois não é acompanhado pela geração de empregos. Problemas como Trânsito caótico , péssimos transportes públicos, mendicância , violência. Segregação social: Bairros luxuosas ao lado de Favelas. Atualmente ocorre a descentralização com moradias de alto padrão nas áreas de subúrbio . População de baixa renda concentra-se nas periferias originando favelas, com habitações e infraestrutura precária.

16 Morumbi- São Paulo

17 Industrialização das Sociedades
Ampliação da divisão entre campo e cidade Êxodo rural e formação das grandes metrópoles Estruturação da hierarquia urbana

18 Rede urbana é um sistema integrado de cidades que vai desde cidades pequenas ou locais, até as grandes Metrópoles. Constituindo um espaço hierarquizado a partir da influência (econômica, política, cultural) ou da polarização que (uma ou mais) metrópole exerce sobre as demais e mesmo sobre o meio rural.

19 Cidades Grandes (acima de 500 mil habitantes)
Médias ( 50 a 500mil habitantes) Pequenas (até 50 mil habitantes)

20 Esquema de Rede Urbana

21 Hierarquia Urbana Brasileira
Na Urbanização brasileira ocorreu a intensificação do crescimento das grandes cidades ocorrendo o processo de metropolização (cidades com mais de 1 milhão de habitantes). Atualmente os estados estabelecem as suas regiões metropolitanas. As principais são: A Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Curitiba, Brasília e seu entorno, Grande Belém.

22 Com o processo de urbanização o Brasil passou de um país agrário-exportador para urbano-industrial. Com isso, as cidades passaram a comandar o meio rural e estabelecerem entre si uma rede hierárquica –um sistema de relações econômicas e sociais em que uma se subordinam a outras.

23

24 Duas metrópoles globais
Comandam a vida social com Industrias, Universidades e importantes centros de pesquisas científicas e tecnológicos, bancos, bolsa de valores, mídia e grandes estabelecimentos comerciais. Polarizando todo o território nacional e outros países . São Paulo Rio de Janeiro

25 Metrópoles nacionais Situam-se abaixo das metrópoles globais e acima de todas as outras constituindo grandes cidades que de uma forma ou de outra polarizam praticamente todo o território nacional. São sete: Porto Alegre; Curitiba; Belo Horizonte, Salvador; Recife; Fortaleza e Brasília. Recife Belo Horizonte

26 Metrópoles Regionais Polarizam uma imensa região. Campinas Belém
Manaus Goiânia

27 Centros Regionais O IBGE reconhece 68. São polarizados por uma metrópole regional, além das nacionais e globais. Ex. João Pessoa, São Luiz , Maceió, Londrina, Cuiabá, Ribeirão Preto, Santos e Florianópolis e entre outras.


Carregar ppt "Rede Urbana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google