A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam."— Transcrição da apresentação:

1 Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam que os problemas genéticos se encontram nos gene.

2 O QUE DETERMINA A TRANSMISSÃO DESSAS CARACTERÍSTICAS?
Pense em algumas características básicas de seus pais: cor de olhos, cor de cabelos, cor de pele... O QUE DETERMINA A TRANSMISSÃO DESSAS CARACTERÍSTICAS?

3 Unidade básica da hereditariedade Os genes são feitos de DNA
O que é um gene? Unidade básica da hereditariedade De que os genes são constituídos? Os genes são feitos de DNA

4 Os genes são feitos de DNA
Os genes são feitos de DNA. Que consiste em dois filamentos de polaridade inversa mantidos juntos em uma dupla hélice por pontes de hidrogênio entre bases nitrogenadas complementares. A Guanina sempre faz par com a citosina. A Adenina sempre faz par com a timina.

5 DNA: Estrutura, organização e função
O DNA é o material genético dos organismos vivos e muitos vírus (alguns vírus utilizam o RNA como material genético). O DNA é uma molécula simples que consiste de uma cadeia polinucleotídica na forma de dupla hélice.

6

7 Nucleotídeo: é a unidade básica dos ácidos nucléicos.
Os ácidos nucléicos são moléculas constituídas por unidades básicas designadas nucleotídeos.  Nucleotídeo: é a unidade básica dos ácidos nucléicos. Cada nucleotídeo é constituído por uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato.

8

9 DNA (ácido desoxirribonucléico)
Existem dois tipos de ácidos nucléicos: DNA (ácido desoxirribonucléico) RNA (ácido ribonucléico).

10

11 DNA

12 Bases nitrogenadas

13 Pirimidinas: Citosina Timina
Bases nitrogenadas Purinas: Adenina Guanina Pirimidinas: Citosina Timina

14 A molécula de DNA é composta por 4 nucleotídeos:
Purinas (A+G) = Pirimidinas (T+C) A=T formam um par químico estável C=G Formam outro par químico estável  As bases nitrogenadas são ligadas por fracas pontes de hidrogênio

15

16 Como esses componentes são agrupados para formar o DNA?
Watson JD & Crick FHC (1953). A structure for DNA. Nature 171: DNA: Estrutura de dupla hélice O DNA é uma hélice composta de duas cadeias polinucleotídica mantidas juntas por pareamento complementar de A com T e G com C.

17 A estrutura do DNA (Watson e Crick, 1953)
O DNA é feito de 2 cadeias helicoidais mantidas juntas por pontes de hidrogênio entre bases purínicas e pirimidínicas complementares voltadas para dentro de um arcabouço de açúcar e fosfato. Pareamento exclusivo de adenina com timina e citosina com guanina. O DNA sugere um possível mecanismo de cópia do material genético.

18 A dupla hélice é como uma escada em caracol.
As ligações químicas que resultam no pareamento das bases seriam os degraus. O corrimão da escada seria composto pelo arcabouço de açúcar-fosfato. O arcabouço de açúcar-fosfato consiste de ligações fosfodiéster 5´ - 3´. Os dois arcabouços estão em sentido oposto.

19

20 A MOLÉCULA DE RNA

21 Também é uma molécula de ácido nucléico.
RNA Também é uma molécula de ácido nucléico. Composta por nucleotídeos formados por um açúcar, grupamento fosfato, e uma base nitrogenada.

22 Existem três diferenças importantes entre o DNA e o RNA:
No lugar do açúcar desoxirribose, o RNA contém o açúcar ribose. No lugar da base Timina, o RNA contém a base Uracila. O RNA geralmente é formado por uma única fita

23

24 O DNA transcreve três tipos de RNA, que se diferenciam entre si na estrutura e na função:  
RNA m RNA t RNA r

25 RNA Mensageiro (RNAm) Transporta as informações do código genético do DNA para o citoplasma, ou seja, determina as seqüências dos aminoácidos na construção das proteínas.

26 RNA transportador (RNAt)
Encaminha os aminoácidos dispersos no citoplasma ao local onde ocorrerá a síntese das proteínas.

27 RNA ribossômico (RNAr)
Faz parte da estrutura dos ribossomos (organelas citoplasmáticas) onde a síntese de proteínas ocorre. O RNA ao ser sintetizado pelo DNA, liga-se a proteínas e em seguida forma o nucléolo, que é um corpo denso que fabrica os ribossomos.

28 Qual a função do DNA? O DNA serve como o armazenador da informação hereditária dentro de uma célula e como carregador dessa informação de uma geração para outra.

29 Helicoidização do DNA O DNA total de eucariotos está dividido em seqüências longas e arranjadas nos cromossomos, onde se encontra compactado.

30 DNA A- Dupla hélice de DNA B - Histona C - Solenóide
D,E,F- Alças de cromatina bp (estágio máximo de condensação, DNA atingindo cerca de 1/ do tamanho que teria se estivesse esticado).

31 HISTONA Localiza-se no núcleo da célula eucarionte.
São proteínas presentes no nucleossomo (DNA + histona). Localiza-se no núcleo da célula eucarionte. As histonas funcionam como a matriz na qual o DNA se enrola. Ao compactarem o DNA, permitem que os genomas eucarióticos de grandes dimensões caibam dentro do núcleo das células.

32

33 Nucleossomo: DNA + HISTONAS


Carregar ppt "Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google