A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em."— Transcrição da apresentação:

1

2 atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em uma ilha próxima à capital Oslo, que deixaram pelo menos 91 mortos, são os últimos grandes ataques que comoveram a Europa ocidental desde 1995.

3 O duplo atentado na Noruega – uma chacina com motivações políticas?

4 OSLO, Noruega — No dia seguinte ao duplo atentado na Noruega, os motivos do crime ainda estão sendo considerados um mistério, mas os primeiros elementos apontam para um “fundamentalista cristão” norueguês, amante da caça e dos videogames, que teria mantido contatos com ultradireitistas e neonazistas. Detido na sexta-feira – logo após à explosão de uma bomba e aos tiros disparados contra jovens acampados que participavam de um congresso numa ilha, matando pelo menos 92 pessoas – o suposto autor da chacina foi apresentado pelos investigadores como um norueguês nativo, de 32 anos e sem antecedentes criminais. Segundo a imprensa, trata-se de Anders Behring Breivik, um jovem de cabelos louros (como mostra a foto publicada em seu perfil na rede social Facebook). A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela polícia.

5 Anders Behring Breivik

6 Na sexta-feira pela tarde aconteceu primeiro uma forte explosão, produzida por um carro bomba, que danificou edifícios do governo, entre eles o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que não se encontrava nele, no centro de Oslo.

7 Logo, o suspeito disparou com uma arma automática num acampamento de verão a cerca de 40 km do lugar do primeiro ataque. Em seu perfil do Facebook, Behring Breivik se apresenta como um “conservador”, “cristão”, e interessado em caça e em jogos como World of Warcraft e Modern Warfare 2. O jovem se apresentava também como diretor de Breivik Geofarm, uma granja biológica através da qual ele pode ter tido acesso aos produtos químicos que foram utilizados na fabricação dos explosivos.

8 A imprensa norueguesa o apresenta como “pertencente à extrema direita”, “nacionalista” e proprietário de várias armas, entre elas um fuzil automático. Suas intervenções na página internet www.document.no dão testemunho de suas posições nacionalistas e de sua hostilidade a uma sociedade multicultural. Recusa também o nazismo.www.document.no

9 Pessoas visitam um memorial feito com flores e homenagens às vítimas, perto da catedral de Oslo Julgamento do autor de atentados na Noruega começará em 2012

10

11

12

13

14

15


Carregar ppt "atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google