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A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.

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Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS."— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS

2 O direito a educação efetiva-se mediante a adoção de medidas para a plena participação em igualdade de condições com as demais pessoas sem a restrição de sua participação com base na condição de deficiência Para efetivar esse direito e com base na igualdade de oportunidades assegura-se um sistema educacional inclusivo em todos os níveis Nesse sentido são identificadas e eliminadas as barreiras deslocando o foco da condição de deficiencia para a organização do ambiente.

3 Para superar o modelo de deficiência como sinônimo de invalidez, o estabelecimento de ensino passa a investir em medidas de apoio, necessárias a conquista da autonomia e da independência assegurando em todos os níveis, etapas e modalidades, a organização e oferta de medidas de apoio que promovam acessibilidade e maximizem o desenvolvimento integral Com vista a atender a meta de inclusão plena os sistemas de ensino devem assegurar, em todos os níveis: *a acessibilidade arquetônica *acessibilidade a comunicação e informação *acessibilidade ao currículo

4 É importante destacar que a democratização da educação não se limita ao acesso à instituição educativa. O acesso é, certamente, a porta inicial para a democratização, mas torna-se necessário, também, garantir que todos os que ingressam na escola tenham condições de nela permanecer, com sucesso através de estratégias que garantam a conclusão dos ciclos de escolarização, tal como descrito em legislação específica: Lei nº9.394/96, no artigo 59, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e; aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar. Decreto nº7.611/2011, no artigo 3º, inciso IV, assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

5 Considera-se atividades do AEE:
Estudo de caso Plano do AEE Ensino do Sistema Braile Ensino do uso do SOROBAN Estratégias para autonomia no ambiente escolar Orientação e moblidade Ensino do uso de recursos de tecnologia assistiva Ensino do uso da comunicaçõ alternativa e aumentativa Estratégias para o desenvolvimento de processos cognitivos Estratégias para enriquecimento curricular

6 Ampliar a oferta do AEE aos alunos matriculados na rede pública de ensino regular, este serviço pode ser oferecido também em parceria com instituições públicas e ou privadas tal como descrito em legislação específica: Decreto nº7.611/2011, no artigo 9º, parágrafo 2º. O atendimento educacional especializado aos estudantes da rede pública de ensino regular poderá ser oferecido pelos sistemas públicos de ensino ou por instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com atuação exclusiva na educação especial, conveniadas com o Poder Executivo competente. Parecer CNE/CEB Nº13/2009, artigo 9º, inciso VII, redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso e recursos, serviços e equipamentos, entre outros que maximizem o AEE.

7 Ampliação de ensino profissionalizante como modalidade específica, oferecida em AEE, poderá ser oferecido pelos sistemas públicos de ensino ou por instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com atuação exclusiva na educação especial, conveniadas com o Poder Executivo competente.

8 PROFISSIONAL DE APOIO O serviço do profissional de apoio é uma medida a ser adotada pelos sistemas de ensino no contexto escolar, afim de assegurar que as pessoas com deficência possam participar sem restrições e deve ser disponibilizado sempre que identificada a necessidade individual do estudante. Dentro dos aspectos a serem observados na oferta desse serviço educacional destaca-se os cuidados pessoais de : alimentação higiene locomoção Este profissional não é substitutivo a escolarização ou ao AEE e sim articula-se as atividades de sala de aula comum e demais atividades escolares devendo ser periodicamenbte avaliado pela escola/família quanto a sua efetividade e necessidade de continuidade

9 O profissional de apoio pode estar vinculado não só a area da educação, mas também, de acordo com avaliação individual das necessidades do aluno, serem oriundos da área da saúde.

10 A educação especial tem carater complementar e transversal a cada etapa,modalidade e segmento da educação básica, sendo responsável pela organização e oferta e serviços de acessibilidade Destaca-se como serviço inerente a Educação Especial,o Atendimento Educacional Especializado (AEE), vinculado a atuação de profissional específico O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial, que organiza atividades, recursos pedagógicos e de acessiblidade, de forma complementar ou suplementar a escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

11 Tradutor/interprete da Língua brasileira de sinais/língua portuguesa:
Assegurado sempre que ouver matrícula de estudante usuário de LIBRAS Alia-se a meios tecnológicos Garantir parcerias com instituições que possam disponibilizar profissionais com formação específica para atender os alunos com tais necessidades.

12 Guia Interprete: Disponibilizar profissional habilitado para tradução e interpretação tatil da LIBRAS ou uso de dactilologia Mediação de comunicação alternativa Garantir parcerias com instituições que possam disponibilizar profissionais com formação específica para atender os alunos com tais necessidades.


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