A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando"— Transcrição da apresentação:

1 O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
Reflexão sobre a Ação: O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando PUC -D 111st WORKSHOP "Song: an amazing tool for  involving children" JULY, Organização e elaboração: Aurélio, Haka, Nery, Spavieri, Wada

2 PUC - D Adriana Pavão Wada apwada@hotmail.com
Alice Sayuri Onohara Haka Aparecida de Fátima Costa Cleide Antunes Eneida Maria dos Santos Spavieri Irene Izilda da Silva Lucineide Bispo dos Santos Márcio Jean Fialho de Sousa Mieko KurashimaTamura Rose Gimenes Roberta Lopes Tereza Nery Terezinha Martins Conrado   Valéria Lopes Wilma Isaura Aurélio

3 Cláudia Rocha: Propõe que CORTAR o ensino de inglês para crianças partindo de práticas sociais como cantar, brincar, contar histórias já presentes no imaginário das crianças e constitutivas do mundo INFANTIL. Brewster, Ellis QUAL É A DATA ?? descrevem que a natureza rítmica das canções faz delas um excelente veículo para o processo ensino-aprendizagem e afirmam que o uso de canções, cantigas e também das rimas pode ser considerado uma fonte de recursos linguísticos, afetivos , cognitivos e sócio-culturais o que se alinha aos objetivos estabelecidos para o ensino em questão. A música contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

4 Música na educação estimula diversas áreas do cérebro e facilita o aprendizado.
De acordo com Gardner DATA?, a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área de raciocínio lógico-matemático, pois as conexões nervosas acionadas ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao se fazer uma operação aritmética ou lógica. A música é uma das ferramentas mais potentes para estimular os circuitos do cérebro. (Inteligências múltiplas – Howard Gardner – Inteligência Musical – CARACTERIZADA PELA HABILIDADE PARA RECONHECER SONS E RITMOS E O GOSTO PELO CANTAR) Essas Intelig~encias não têm nada a ver com herança genética e sim com o ambiente em que as pessoas são criadas e estímulos que recebem principalmente durante a infância ( AQUI PODEMOS FALAR UM POUCO DE VIGOSTKY

5 INTRODUÇÃO O papel da música na educação, e principalmente no Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, é confundido com “passatempo”. Muitas vezes o uso que o professor faz desse instrumento não é direcionado para dar oportunidade ao aprendiz de convivência com um gênero textual diferenciado e cultural e através dele facilitar a aprendizagem (no caso, Língua Inglesa) e até mesmo auxiliar no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo.

6 OBJETIVO Apresentar estudos e/ou artigos relacionados ao uso da música como elemento contribuinte para o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo. Apresentar estudos e/ou artigos relacionadas à contribuição do uso de canções infantis para o Ensino-Aprendizagem de Inglês para crianças. Apresentar estudos e/ou artigos relacionadas ao uso da música folclórica como fonte de prazer, brincadeiras e atividades culturais.

7 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/LINGUÍSTICO – PSICOMOTOR – SÓCIO-AFETIVO.
Conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade em seu dia a dia - Maior riqueza de estímulos, melhor desenvolvimento intelectual. Experiências rítmico-musicais: participação ativa ( ver, ouvir, tocar) desenvolve os sentidos das crianças. O trabalho com som desenvolve: Acuidade auditiva. Acompanhamento de gestos ou dança – coordenação motora e atenção. Cantar/imitar – descobre suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive. PSICOMOTOR: Aprimora habilidade motora. Contrair músculos e mover-se com desenvoltura. Ritmo: papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Expressão musical: favorece descarga emocional/alívio de tensões. Movimento adaptado a um ritmo: cantar/gestos/dança/bater palmas- desenvolvimento de senso rítmico, coordenação motora que são fatores importantes para o processo de aquisição da leitura e escrita.

8 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/LINGUÍSTICO – PSICOMOTOR – SÓCIO-AFETIVO.
Formação de identidade: percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando-se CORTAR integrar-se com os outros. Autoestima: Aprende aceitar-se como é: capacidades. Auto-realização: Atividades musicas coletivas – socialização – conceito de grupo – sentimento de segurança.

9 CONTRIBUIÇÃO DAS CANÇÕES INFANTIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
Marcuschi entre outros autores concebem as canções infantis como gêneros pois tal prática pode ser considerada atividade social que envolve o uso da linguagem de forma culturalmente organizada e que seguem padrões convencionais, de modo interativo, processual, flexível e dinâmico.

10 BRASIL, 1998 – APRENDER MÚSICA SIGNIFICA INTEGRAR EXPERIÊNCIAS QUE ENVOLVEM A VIVÊNCIA, A PERCEPÇÃO E A REFLEXÃO, ENCAMINHANDO-AS PARA NÍVEIS CADA VEZ MAIS ELABORADOS. O USO APROPRIADO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA OFERECE AOS ALUNOS A APORTUNIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA: OUVIR, FALAR, LER E ESCREVER. A EXPERIÊNCIA COM MÚSICA DEVE ACONTECER ANTES DO APRENDIZADO DO CÓDIGO CONVENCIONAL.

11 MÚSICAS FOLCLÓRICAS COMO FONTE DE PRAZER: BRINCADEIRAS E ATIVIDADES CULTURAIS
Músicas em sala de aula (principalmente de cultura popular) – identidade,autoestima,valores sócio-culturalmente estabelecidos: interculturalidade.

12 CONCLUSÃO

13 BIBLIOGRAFIA ROCHA, C.H. O Ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. (The Teaching of children in the Brazilian educational context: brief reflections and possible provisions) – In: Delta. Vol.23. no.2 São Paulo (PUC-SP-LAEL). CHIARELLI.L.M.M.;BARRETO.S.J. A importância da Musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Música como Meio de desenvolver a Inteligência e a Integração do Ser. DATA? NASSIF.S.Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais – maio de 2008.


Carregar ppt "O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google