A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE DIZEM AS PESQUISAS?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Percepções de concluintes sobre competências gerenciais ADQUIRIDAS no Curso de Ciências Contábeis O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

2 A formação dos profissionais na atualidade
INTRODUÇÃO AO TEMA Foco do congresso: A formação dos profissionais na atualidade

3 Que perfil competência profissional o contador possui. O que temos
Que perfil competência profissional o contador possui? O que temos? E o que queremos da "Educação Contábil pós-IFRS" SITUAÇÃO PROBLEMA

4 Análise e crítica de um “Meme” de Internet
(COORDENADORA DE CURSO, WHATSAPP EM 06/10/2015).

5 Tentativa de análise e interpretação do quadro
Pergunto: O que significa isso? “Isso é um ‘Meme’. ‘É uma mania da internet’ ”. (...) “É um quadro famoso que pegaram para fazer estas “frases de impacto” ou de “diversão!” Então pergunto: Por que você acha que isso acontece? “Por que onde chegamos e somos apresentados as pessoas perguntam de imposto de renda [...] É incrível. Pergunto finalmente: Você considera as frases mais de impacto, mais de diversão ou as duas coisas? “As duas coisas. Impacto para ‘jogar na cara’ algo. Diversão para rir”. (COORDENADORA DE CURSO, WHATSAPP em 06/10/2015).

6 “É a ideia de que o contador só serve para calcular impostos”. (...)
Envio, então o “meme” (foto) para mais um renomado autor, professor e pesquisador da área contábil e peço para me dizer o que acha “É a ideia de que o contador só serve para calcular impostos”. (...) “Esse é o perfil de contador que temos, apenas técnico, nada gerencial”. “Essa visão precisa mudar”. (PROFESSOR –PESQUISADOR, VIA , em 06/10/2015)

7 precisa deixar suas marcas de SUJEITO e não pegadas de OBJETO.
A mudança refere-se a qualidade da educação que a universidade oferece; Perfil do profissional que se deseja na contemporaneidade. Pois “o ser humano, que é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo, a razão de que faz a História, precisa deixar suas marcas de SUJEITO e não pegadas de OBJETO. (PAULO FREIRE, 1997)

8 As pesquisas que buscam o alinhamento entre o que o mundo do trabalho precisa e o que a academia valoriza tem inquietações tais como: que sujeitos queremos formar? que saberes queremos valorizar e discutir? que sociedade queremos para viver? que universidade queremos construir? que modelo de educação superior defendemos? que avaliação precisamos construir? que cultura queremos valorizar? que conteúdos queremos trabalhar nas disciplinas? que relações de poder queremos manter?

9 Sobre que sujeitos queremos formar
Sobre que sujeitos queremos formar? Que saberes queremos valorizar e discutir? Pergunta-se: Qual é a associação que existe entre ensino, pesquisa e extensão? Ensina-se pesquisando, pesquisa-se ensinando ou apenas ENSINA-SE? Que perfil de contador se deseja na contemporaneidade? EGRESSOS com visão apenas local, ou global e sistêmica? Autores e produtores de informações contábeis para tomada de decisões, ou apenas técnicos para atender ao fisco, para a empresa pagar menos impostos?

10 O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Percepções de concluintes sobre competências gerenciais ADQUIRIDAS no Curso de Ciências Contábeis O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

11 Objetivo Apresentar e discutir alguns achados de pesquisa sobre competências gerenciais adquiridas no curso de ciências  contábeis; procurando destacar avanços e limitações que podem impactar o desempenho dos formandos diante dos desafios e exigências da profissão contábil.

12 Agenda Introdução ao tema – situação problema;
Discussão dos resultados de pesquisa.

13 Pesquisa avalia o alinhamento que existe entre o currículo por competências, a formação e o exercício da profissão contábil Pereira (2012) investigou as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo.

14 A pesquisa guiou-se pela seguinte questão:
Quais são as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo? 14

15 O objetivo geral da pesquisa
Conhecer e analisar as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas durante o curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. 15

16 ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS DO ESTUDO

17 A Lei 9.394/1996 (LDB, 1996) em acordo com:
MUDANÇAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS A Lei 9.394/1996 (LDB, 1996) em acordo com: Órgãos responsáveis pela formação dos profissionais de contabilidade (IFAC/ISAR (2010); Resolução CNE/CES 10/2004 propõe Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis e um perfil de competências para o contador. 17

18 Mudanças no perfil profissional
Assumem relevância a subjetividade do trabalhador, Componentes subjetivos, não formais da formação profissional que incluem além das habilidades técnico- profissionais, as factuais/cognitivas e sociais. (Boyatzis, 1982; McClelland e Dailey, 1972; Zarifian, 2003; Le Boterf, 1995, e 2003; Sant’Anna, Moraes e Kilimnik, 2005). 18

19 Perfil de competências gerenciais do Contador nas DCN (2004)
II- Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; IV- Exercer a liderança entre equipes multidisciplinares para (...). VII- Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação, etc. VIII – (...) entre outras.

20 SABER (conhecimentos); SABER-FAZER (habilidades);
“Um currículo por competências busca a integração do tripé do conhecimento na contemporaneidade: SABER (conhecimentos); SABER-FAZER (habilidades); SABER SER (atitudes)”. (LE BOTERF,1999, p. 21)

21 Dimensões gerenciais das competências profissionais
Na esfera organizacional as competências subdividem-se em 3 blocos: Essenciais; Funcionais; Individuais; As competências individuais compreendem as competências gerenciais (PRAHALAD e HAMEL,1990) são conhecimentos, habilidades e atitudes colocados à disposição das organizações (FLEURY; FLEURY, 2004).

22 MÉTODO

23 Exploratória de abordagem QUANTITATIVA; Campo de estudo
Tipo de pesquisa Exploratória de abordagem QUANTITATIVA; Campo de estudo 4 cursos de bacharelado em Ciências Contábeis oferecidos por IES localizadas em regiões periféricas de São Paulo; Cursos na modalidade presencial; Reconhecidos pelo MEC; Em funcionamento há pelo menos 5 anos; Possuírem ao menos conceito 3 no ENADE. 23

24 172 alunos concluintes do 8º período de cada curso.
População 2.722 alunos matriculados nos cursos contemplados pela pesquisa e regularmente matriculados no ano de 2012; Amostra 172 alunos concluintes do 8º período de cada curso. Quadro 5: Apresentação da distribuição de questionários por cursos Fonte: Elaborado pela autora Fonte : Da autora.

25 Instrumento de coleta de dados
Pereira (2010) elaborou uma matriz de competências gerencias e utilizou o modelo de Fleury e Fleury (2004) e Zarifian (2003). Classificou as competências gerenciais em três eixos: Competências organizacionais ou de negócios; Competências relacionais ou sociais; Competências técnico-profissionais; Conforme matriz de competências a seguir.

26 Matriz de competências gerencias segundo Fleury; Fleury (2004) ; Zarifian (2003)
Fonte : Da autora.

27 Resultados e Discussões

28 Em acordo com Cosenza (2001).
Perfil dos entrevistados Todos os alunos estão atundo na área contábil (empregados); Maioria atuando na área contábil/financeira; Minoria atuando em áreas que requerem desenvolvimento maior das competências gerenciais. Em acordo com Cosenza (2001).

29 PERCEPÇÕES SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS ADQUIRIDAS DURANTE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

30 Fonte : Da autora com base em Spencer e Spencer (1993); Fleury e Fleury (2004).

31 Competências gerenciais adquiridas durante o curso
AS MAIS DESENVOLVIDAS 1 Relacionamento Interpessoal 94,8% 2 Comprometimento 94,2% 3 Comportamento Ético 91,9% 4 Trabalho em Equipe 91,3% 5 Flexibilidade 6 Orientação para Resultados 7 Credibilidade e Confiança 90,1% Fonte : Da autora. Em acordo com Spencer e Spencer (1993); Le Boterf (2003); Zarifian (2003); Fleury e Fleury (2004); DCNs.

32 AS MENOS DESENVOLVIDAS
Competências gerenciais adquiridas durante o curso AS MENOS DESENVOLVIDAS 1 Competência técnica 79,7% 2 3 Criação e Inovação Capacidade de agregar valor 78,5% 72,1% Fonte : Da autora. Competências ligadas aos bloco organizacional técnico-cientifico em acordo com o estudo de Pereira el al. (2012).

33 Análise geral Os alunos atribuem nível de domínio às competências gerenciais acima de 70 % nos blocos: Social, organizacional e técnico-profissional tais como: Atitudinais / Sociais Trabalho em Equipe; Flexibilidade Relacionamento Interpessoal Técnico-profissional Comprometimento Comportamento Ético Credibilidade e Confiança Organizacionais/ negócios Orientação para resultados Fonte : Da autora.

34 Relação entre Currículo x Atuação
Quais das competências gerenciais auto-avaliadas são as MAIS REQUERIDAS no dia-a-dia pela empresa? 1 Credibilidade e Confiança 25 14,5% 2 Trabalho em Equipe 21 12,2% 3 Competência Técnica 20 11,6% 4 Comprometimento 18 10,5% 5 Planejamento 6 Resolução de Problemas 14 8,1% Fonte : Da autora. Presença dos blocos de competências técnica, de negócios e social (FLEURY; FLEURY (2004) - ZARIFIAN (2003).

35 Relação entre Currículo x Atuação
Que conhecimentos, habilidades, atitudes obtidos no curso são utilizados para o exercício das suas funções na empresa? 1 Conhecimentos ligados à prática contábil 147 58% 2 Trabalho em grupo 14 5% 3 Postura ética 10 4% 4 Planejamento 9 5 Busca de informações - decisão com base em informações Fonte : Da autora. Existe uma relação positiva entre os conhecimentos adquiridos e os aplicados no trabalho. Entretanto, a formação e a atuação técnica prevalecem (LE BOTERF, 1995;DUTRA, 2006; LOBOSCO, 2007).

36 Relação entre Currículo x Atuação
Que DISCIPLINAS mais contribuíram para a aquisição das competências desejadas para a formação do contador? 1 Contabilidade Tributária 94 18,7% 2 Contabilidade de Custos 93 18,5% 3 Contabilidade Avançada 49 9,7% 4 Direito e suas ramificações 34 6,8% 5 Contabilidade Societária 33 6,6% 6 Contabilidade Gerencial 30 6,0% Fonte : Da autora. Dentre as mais importantes estão as técnico-profissionais. Dentre estas, os alunos citam 02 de conteúdo mais gerencial: Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial.

37 Relação entre Currículo x Atuação
Que disciplinas dispensaria do currículo? Por que? 1 Nenhuma 55 29% 2 Sociologia/Ciências Sociais 36 19% 3 Filosofia 26 14% 4 Informática aplicada à Contabilidade 22 11% Fonte : Da autora. “Não dispensaria nenhuma, pois todas contribuem e agregam valor para minha evolução profissional e pessoal”. “Não vejo aplicação desta disciplina no meu dia a dia” . “As aulas não foram práticas, não aproveitei nada dessas matérias”. Valorização de disciplinas de conhecimentos técnicas e menos de formação geral (RICCARDI, 2011; PERRENOUD 1999; KOYAMA, SILVA E OLIVEIRA , 2010).

38 Relação entre Currículo x Atuação
Disciplinas que não tiveram no currículo e sentem falta para o exercício das funções? 1 Não senti falta de Nenhuma. 51 26% 2 Contabilidade prática, pois temos pouco conhecimento prático, pois é mais teórico. 16 8,2% 3 Contabilidade Tributária mais avançada e na prática. 14 7,1% 4 Departamento de Pessoal e sua legislação. 12 6,1% 5 Laboratório Contábil. 8 4,1% Fonte : Da autora. Os alunos valorizam as disciplinas mais ligadas ao como fazer conforme Perrenoud (1999); Lobosco (2007); Antonelli, Colauto e Cunha (2012).

39 Análise global A atuação em áreas mais técnicas do que gerenciais pode influenciar na avaliação do currículo, há uma valorização das disciplinas mais técnico-profissionais; Há a percepção da existência de dicotomia entre a teoria e a prática contábil; Pode-se dizer que existem lacunas na formação didática do professor para selecionar conteúdos contextualizados e criar situações que representem a realidade da empresa.

40 CONCLUSÕES POSSÍVEIS

41 Técnico-profissional; Organizacional.
Possível alinhamento entre o mundo do trabalho, o currículo por competências e o perfil do egresso proposto pelas DCNs para o curso de ciências contábeis; Há evidências da presença de competências gerenciais ligadas aos eixos: Social; Técnico-profissional; Organizacional.

42 criatividade e inovação; agregação de valor;
Quanto a limitações: necessidade de aprimoramento de competências gerenciais voltadas para o empreendedorismo, como: criatividade e inovação; agregação de valor; Outras competências a serem aprimoradas voltadas à organização são: visão sistêmica; planejamento; capacidade para resolução de problemas; foco no usuário dos serviços.

43 Sugere-se: A mobilização de competências gerenciais ligadas ao trabalho coletivo e a troca de informações no curso de ciências contábeis, iniciando-se com o ALUNO, para identificar seus saberes e suas reais necessidades de aprendizagem: quem são os alunos que frequentam o curso de ciências contábeis? conhecemos, de fato, os sujeitos com os quais trabalhamos? o que sabemos sobre sua vida pessoal, profissional, acadêmica e cultural? o que pensam do futuro e do curso que frequentam? eles tem projeto de vida, de trabalho, de sociedade?

44 Segundo a pedagogia da AUTONOMIA de Paulo Freire (1997):
O ser humano, que é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo, a razão de que faz a História, Precisa deixar suas marcas de SUJEITO e não pegadas de OBJETO.

45 E-mail: vilma.geni@fecap.br
OBRIGADA! Contato:

46 Referência PEREIRA, Martha dos Santos Azevedo. Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. Dissertação (mestrado) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Mestrado em Ciências Contábeis. São Paulo, f. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.


Carregar ppt "O QUE DIZEM AS PESQUISAS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google