A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEB 2.0: conceitos e ferramentas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEB 2.0: conceitos e ferramentas"— Transcrição da apresentação:

1 WEB 2.0: conceitos e ferramentas

2 O que Web 2.0? Em uma simples pesquisa sobre o termo “Web 2.0” no Google, pode-se achar algo em torno de 260 milhões de menções ao termo. Entretanto, segundo O’Reilly (2005), não existe um acordo sobre o que é a Web 2.0. Alguns dizem que se tratar de um modismo ou uma estratégia de marketing e outros a aceitam como uma revolução na “grande teia”. O'REILLY ,Tim. What Is Web 2.0. O'Reilly Media: Disponível em: < Acesso em: 20 de julho 2007.

3 “A segunda geração de serviços on-line e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo. A Web 2.0 refere-se não apenas a uma combinação de técnicas informáticas..., mas também a um determinado período tecnológico, a um conjunto de novas estratégias mercadológicas e a processos de comunicação mediados pelo computador.” (Primo, 2006) PRIMO, A.. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais, Disponível em: < Acesso em: 21 de julho 2007

4 “A Web 2.0 é uma forma de compreender a Internet que, com a ajuda de novas ferramentas e tecnologias, promove a organização e o fluxo das informações dependendo do comportamento das pessoas que a acessam, permitindo não somente um acesso muito mais fácil e centralizado dos conteúdos, mas, também, a participação do usuário tanto na classificação quanto na construção desses conteúdos, por meio das ferramentas mais fáceis e intuitivas de serem utilizadas”. (De la Torre, 2006) DE LA TORRE, Anibal. (2006). Definición de Web 2.0. Bitácora de Aníbal de la Torre Disponivel em < Acesso em 21 de julho de 2007.

5 De acordo com O’Reilly (2005), são dois os princípios fundamentais da Web 2.0:
O uso da Web como uma plataforma. Isto é, a possibilidade de utilizar programas diretamente na Internet sem que estes precisem estar instalados no computador; e A valorização da inteligência coletiva por meio da participação, do compartilhamento de dados e da colaboração com o uso das ferramentas da Web 2.0. O'REILLY ,Tim. What Is Web 2.0. O'Reilly Media: Disponível em: < Acesso em: 20 de julho 2007.

6 2. Existe diferença entre a Web 1.0 e Web 2.0?
É importante ressaltar que os conceitos de inteligência coletiva, compartilhamento de dados e colaboração sempre estiveram presentes na Internet, mas, acabavam por sendo subutilizados devido as limitações tecnológicas (Pereira, 2006). Hoje estão potencializadas por causa das novas formas de publicação, circulação, organização e recuperação de informações propiciadas pelas novas tecnologias existentes (Primo, 2006). PEREIRA, João. A nova web já existe há um bom tempo, sabia? Webinsider, Rio de Janeiro, jun Disponível em: < Acesso em: 21 de julho 2007. PRIMO, A.. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais, Disponível em: < Acesso em: 21 de julho 2007

7 1) Usuário versus Autor:
Existem três características que servem com pontos chaves para diferenciar a Web 2.0 da a Web 1.0 (Kerres, 2006 apud Voigt, 2007 ): 1) Usuário versus Autor: Enquanto na “Web 1.0” o usuário era visto como receptor de informações. Na “Web 2.0”, o usuário torna-se autor/co-autor, incluindo opiniões e conteúdos. Ao invês de somente ler as informações apresentadas, ele agora pode modificar e (re)criar conteúdos; VOIGT, Emilio. Web 2.0, E-learning 2.0, EAD 2.0: para onde caminha a educação a distância? Secretaria de Educação a Distância - Universidade Federal do Pará Disponível em: < Acesso em: 29 de setembro 2007.

8 2) Local versus Remoto: Acabam-se as barreias entre processamento e armazenamento local e remoto de informações. Antes, elas eram gravadas no computador pessoal, agora ficam armazenadas em servidores remotos e podem ser acessadas em qualquer lugar bastando para isso ter um computador com acesso a Internet; 3) Privado versus Público: O conceito de público e privado ganha um novo contorno. O privado torna-se cada vez mais público. Arquivos, acontecimentos pessoais, lista de favoritos entre outras coisas são compartilhadas na rede e tornam-se acessíveis a outras pessoas.

9 3. Ferramentas e Recursos:
Atualmente, é possível encontrar uma diversidade de diferentes ferramentas de comunicação da Web. Por sua vez, as características dessas influenciam fortemente o caráter e a estrutura dos ambientes de aprendizagem que as utilizam (Long e Baecker, 1997). Por isso, se tornar importante conhecer cada uma dessas ferramentas de comunicação. LONG, Byron e BAECKER, Ronald. A Taxonomy of Internet Communication Tools, In: Proceedings of WebNet 97, Toronto, Canada, Disponível em < Acesso em: 16 de junho de 2007.

10 3.1. Ferramentas da Web 1.0 e suas características*:
A) CORREIO ELETRÔNICO O Correio-eletrônico ou é uma das ferramentas de comunicação mais antigas da Web. Ele possibilita a composição e envio de mensagens de textos para uma pessoa ou um grupo de pessoas. Por utilizar o método de comunicação assíncrono (intervalo de tempo entre a elaboração, envio e recepção da mensagem), permite que o usuário componha uma mensagem mais elaborada melhorando a qualidade da comunicação. * LONG, Byron e BAECKER, Ronald. A Taxonomy of Internet Communication Tools, In: Proceedings of WebNet 97, Toronto, Canada, Disponível em < Acesso em: 16 de junho de 2007.

11 B) GRUPOS DE NOTÍCIAS: 1) Newsgroup: É um sistema de comunicação assíncrono que possibilita a troca de mensagens de textos relacionadas a um determinado tópico de discussão. Desta forma, o usuário pode escolher quais as mensagens deseja ler e responder. As mensagens ficam armazenadas em um servidor local, permitindo que se realize consultas posteriores e que um novo participante do grupo de notícias tenham acesso ao histórico das mensagens trocas possibilitando que este possa se integrar sobre os assuntos que já foram debatidos no grupo.

12 2) Listas de São, também, organizadas em torno de tópicos de discussão. Diferentes dos grupos de notícias, nas listas de as mensagens são enviadas a todos os usuários e não ficam armazenadas em um servidor local, dificultando a realização de consultas e acesso ao histórico das mensagens trocadas. Somente é possível ler as mensagens trocadas, se a pessoa estiver efetivamente cadastrada na lista.

13 3) Web News: Quando o grupo de discussão está hospedado em uma página Web, ele é chamado de Web News. Para que ter acesso as mensagens, o usuário do grupo deve acessar o endereço da página Web. C) WORLD WIDE WEB A World Wide Web é usada como um meio para armazenar páginas Web que são utilizadas para disponibilizar diferentes informações. As páginas Web podem conter inúmeros recursos: textos, gráficos, vídeos, áudios, hipertextos, entre outros.

14 D) BATE-PAPO Sistema de comunicação síncrono (reproduz a comunicação face-a-face, não há intervalo entre a emissão e recepção da mensagem), também conhecido com Web chat. Permite a troca de mensagens de texto entre um grupo de usuários. Eles funcionam dentro de uma página Web e permitem o uso de recursos gráficos.

15 E) WHITEBOARD As aplicações do whiteboard possibilitam que duas pessoas desenhem em um espaço compartilhado. O quadro que é usado para inserção de imagens gráficas simples, pode ser utilizado para a comunicação por meio da escrita. Porém, este tipo de aplicativo conta com diferentes sistemas de comunicação, como por exemplo, a vídeo conferência por computador.

16 F) VÍDEO CONFERÊNCIA POR COMPUTADOR
Os sistemas de Vídeo de Conferência por Computador possibilitam a comunicação por áudio e vídeo através do Internet. As interações podem ser entre duas ou mais pessoas. Se houver um número grande de pessoas conectadas ao sistema pode ocorrer um comprometimento na comunicação, pois o envio de vídeo e de áudio se torna bastante lento. Um outro fator que compromete a comunicação é a largura da faixa e a velocidade de transmissão de dados.

17 3.2. Ferramentas da Web 2.0 e suas características
A) WEBLOG: O Weblog ou blog é uma página da Web que permite a inserção de informações (posts) de forma assíncrona. Os posts ficam armazenados e são visualizados em ordem cronológica inversa, isto é, as informações mais recentes são mostradas na frente das mais antigas. Ao se criar um post, automaticamente é inserido a data e horário da postagem e um link permanente para o post no corpo do blog. Em um post é possível, além da inserção de textos, a inserção de imagens, músicas e vídeos. Pode-se, também, disponibilizar links para outros blogs e páginas da Web.

18 Ainda é possível utilizar uma variedade de ferramentas de interação, sendo a mais comum à área de comentários. A área de comentário é um espaço específico do blog que permite qualquer pessoa fazer considerações e observações sobre os posts. Esses comentários permanecem armazenados no blog, possibilitando a interação entre o proprietário do blog e os usuários e entres os usuários que acessam referido espaço virtual. MANTOVANI, Ana Margô. Blogs na educação: construindo novos espaços de autoria e prática pedagógica. In: Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC: no.3 - Outubro de Disponível em: < Acesso em: 01 de agosto de

19 B) WIKIS O Wiki é uma página web que pode ser facilmente editada por um grupo de pessoas. Ele é uma ferramenta assíncrona que permite que pessoas, separadas geograficamente, trabalhem conjuntamente e de forma colaborativa na criação de textos. O sucesso dos Wikis pode estar relacionado à facilidade de utilização das ferramentas, à flexibilidade de uso e ao acesso não restrito. ANDERSON, Paul. What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. ISC Technology and Standards Watch: Disponível em < Acesso em 23 de agosto de 2007.

20 A restrição de acesso somente ocorre quando o wiki é utilizado para objetivos profissionais ou outros fins específicos. A abertura não restrita de acesso pode levar a alguns erros de edição e atos de vandalismo. Mas, isso é resolvido rapidamente pelo processo de auto-moderação do grupo de trabalho e pelo uso de ferramentas que possibilitam acesso ao histórico das modificações que facilita a restauração da versão anterior ou a recuperação de algo que foi apagado.

21 C) MULTIMEDIA SHARING Sistemas que permitem o armazenamento e o compartilhamento de arquivos multimídias, como por exemplo, o Youtube ( ) e o Picasa ( Estes sistemas ampliam as possibilidades de atuação do usuário dentro da Internet, já que estes podem produzir seus próprios vídeos e fotos e disponibilizá-los na rede. ANDERSON, Paul. What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. ISC Technology and Standards Watch: Disponível em < Acesso em 23 de agosto de 2007.

22 D) PODCASTS Os Podcasts são gravações em áudio de músicas, opiniões, entrevistas e leituras. Geralmente, esses arquivos estão no formato MP3 e podem ser baixados e executados em qualquer computador pessoal ou dispositivo do tipo MP3-Player como, por exemplo, o IPod MP3 da Apple. Mais recentemente, estão surgindo os podcast vídeo (chamados de vidcast ou vodcast) que são gravações em vídeo que podem ser executadas no computador pessoal ou em MP3-Video Player . ANDERSON, Paul. What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. ISC Technology and Standards Watch: Disponível em < Acesso em 23 de agosto de 2007.

23 Para criar um podcast é bem simples, basta que se tenha um microfone e um programa de gravação e edição de áudio. Em seguida, basta carregar o arquivo criado para um servidor de internet. A distribuição dos arquivos para os usuários é feita através de um recurso chamado de RSS, os usuários recebem notificações de novos podcasts criados e atualizações diretamente nos seus computadores, sem precisar acessar o endereço eletrônico onde os podcasts estão armazenados. ALECRIM, Emerson. Tecnologia RSS. In: InfoWester Disponível em < Acesso em 29 de setembro de 2007.

24 E) SITE DE RELACIONAMENTO: ORKUT
O Orkut é uma comunidade on-line, criada em 2004, com objetivo de promover a interação entre as pessoas, estabelecer relacionamentos e criar comunidades em torno de interesses comuns. Por meio da rede social formada pelo Orkut, uma pessoa pode manter contato com diferentes pessoas. O ambiente permite a inserção de textos, arquivos de imagens e vídeos. ARAÚJO, João Paulo de. Invasão de Privacidade Consentida? Disponível em < Acesso em 01 de outubro de 2007. Orkut -

25 Segundo dados presente no próprio site do Orkut, o maior número de perfis cadastrados são de brasileiros (53,27%) e 60,63% das pessoas cadastradas possuem idade de 18 a 25 anos de idade. O site de relacionamento Orkut oferecem diferentes ferramentas que permitem a interação entre os participantes: a) ferramenta que permite o envio de s entre os participantes (mensagens) e b) um fórum de discussão pessoal (recados) gerenciado pelo usuário que possibilita a troca de mensagens públicas.

26 F) MUNDO VIRTUAL: SECOND LIFE
Um mundo virtual é um ambiente multimídia simulado, onde os usuários deste espaço podem interagir entre si por meio de representações gráficas chamadas de avatares. Atualmente, o Second Life ( é dos mais populares, tendo mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados. O Second Life, assim como os outros ambientes multimídia simulados, deve ser encarado como muito mais do que um ambiente de jogo. WHEELER, Steven; BOULOS, Maged Kamel. A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p , jan-jun, Disponível em < Acesso em 01 de outubro de 2007.

27 O mundo virtual oferece inúmeros recursos como, por exemplo, mensagens instantâneas, perfis, avaliações sobre os usuários e rede interativa. A interação entre os participantes somente poderá ocorrer se for mediada por esses recursos. Ela permite o compartilhamento de vários objetos e colaborações. Para fazer uso do Second Life, é necessário uma de conexão de internet banda-larga e uma placa de vídeo de qualidade para que o ambiente funcione de maneira estável e possa se comunicar em tempo real com os servidores de dados.

28 As principais funcionalidades do software social são:
G) SOCIAL SOFTWARE O software social é formado por um conjunto de ferramentas que possibilita as pessoas interagirem e colaborarem formando assim uma comunidade virtual. As principais funcionalidades do software social são: Identidade: Identificação eletrônica pela qual o individuo é reconhecido na comunidade. Manter esta identificação imutável é importante, pois é através da mesma que todos os relacionamentos (amigos, conhecidos, contatos) são registrados. Presença:Característica que permite saber se um espaço é compartilhado com outro usuário (por exemplo, na ferramenta Messenger pode-se saber se algum amigo está on-line, ocupado, etc.). PRIMO, Alex ; BRAMBILLA, Ana Maria . Social Software e construção do conhecimento. Redes Com, Espanha, n. 2, p , Disponível em: < > Acesso em: 09 de dezembro 2007.

29 Relações: Correspondem ao registro de quem são os contatos / amigos
Relações: Correspondem ao registro de quem são os contatos / amigos. Através da definição destas relações sabe-se se algum dos contatos está presente naquele momento e espaço virtual. Conversações: São implementadas através da troca de mensagens sincrônicas, de forma diferente da troca de s ou de mensagens que não garantem a continuidade da conversação. Grupos: São instrumentos para agrupar interesses. Normalmente o processo de inclusão precisa apresentar alguma formalidade para forçar a lealdade ao grupo. MARTINS, Daniel Novais. O software social e suas aplicações Disponível em: < Acesso em: 30 de setembro de

30 Reputação: Permite classificar os indivíduos segundo graus de confiabilidade como, por exemplo, os participantes podem dar notas para as opiniões colocadas nas conversações ou medir o índice de reconhecimento do indivíduo pelo número de ‘amigos’ ou referências a ele existentes. Compartilhamento: Permite compartilhar informações, como links, fotografias, arquivos, etc.

31 Explicando a Web 2.0 usando a Web 2.0


Carregar ppt "WEB 2.0: conceitos e ferramentas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google