A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11 Microeletrônica Germano Maioli Penello Sala 5145 (sala 17 do laboratorio de engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11 Microeletrônica Germano Maioli Penello Sala 5145 (sala 17 do laboratorio de engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 11 Microeletrônica Germano Maioli Penello http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/Microeletronica%20_%202015-1.html Sala 5145 (sala 17 do laboratorio de engenharia elétrica) Aula 13

2 Resistores, capacitores e MOSFETs 2 Já vimos todas as camadas (máscaras) responsáveis pelo processamento de dispositivos. Neste momento, veremos em mais detalhes os leiautes de resistores, capacitores e MOSFETs.

3 Resistores 3 Os valores dos resistores e capacitores em um processo CMOS são dependentes da temperatura e da tensão (~10 -6 / o C). Coeficiente de temperatura  Coeficiente de temperatura de primeira ordem TCR1 também varia com a temperatura! R aumenta com a T

4 Resistores 4 Cálculo SPICE (termo quadrático): No cálculo a mão, consideramos TCR2 = 0

5 Exercício 5

6 6

7 Resistores 7 A resistência sempre aumenta com a temperatura? Mas o aumento da temperatura não causa um aumento de portadores livre? Mais portadores livres não causariam uma resistência menor?

8 Resistores 8 A resistência também se altera com a aplicação de tensão. O coeficiente de tensão é dado por VCR: V é a tensão média aplicada nos terminais do resistor. Este fenômeno é observado principalmente por causa da largura da região de depleção entre o poço-n e o substrato que altera a resistência de folha.

9 Exercício 9

10 10 Bem menor que a variação devido a temperatura

11 Exemplo 11 Divisor de tensão. Relacionar V out e V in

12 Exemplo 12 Divisor de tensão. Relacionar V out e V in Em função da temperatura: Independente da temperatura!

13 Exemplo 13 Divisor de tensão. Relacionar V out e V in Em função da temperatura: Independente da temperatura! Em função da tensão: Com e Dependente da tensão!

14 Resistores 14 Elemento unitário Vantagens em utilizar elementos unitários: Precisão sobre uma alta faixa de temperatura Evitar erros devido aos cantos da serpentina Variação da resistência nominal não afeta a tensão num divisor de tensão

15 Resistores 15 Guard ring Todo circuito de precisão está sujeito a ruídos do substrato (corrnete em circuitos adjacentes influenciando os vizinhos) O guard ring (implantação de p+ entre os circuitos) é um método simples de reduzir o ruído. Mantém o potencial em volta do circuito Protege o circuito de injeção de portadores indesejadas vindas do substrato. Guard ring num resistor

16 Resistores 16 Leiaute interdigitated O casamento de valores entre os resistores pode ser melhorado com o design abaixo Variações devido ao processo em diferentes regiões do substrato são minimizadas Note que a orientação dos resistores é a mesma (vertical) Os resistores tem essencialmente os mesmos efeitos parasíticos.

17 Resistores 17 Leiaute common-centroid (centro comum) O casamento de valores entre os resistores pode ser melhorado também com o design abaixo Variações devido ao processo em diferentes regiões do substrato são minimizadas Note que a orientação dos resistores é a mesma (vertical) Os resistores já não tem essencialmente os mesmos efeitos parasíticos.

18 Resistores 18 Leiaute common-centroid (centro comum) vs. interdigitated Resistor A teria 20  e B teria 16  Resistor A teria 18  e B teria 18  Melhor casamento entre os resistores

19 Exercício 19

20 Exercício 20

21 Resistores 21 Leiaute common-centroid (centro comum) O Leiaute common-centroid melhora o casamento de MOSFETs e capacitores também!

22 Resistores 22 Elementos dummy (falso, postiço) Difusão desigual devido a variações de concentração de dopantes levaria a um descasamento entre elementos. O elemento dummy não tem função elétrica nenhuma, ele é normalmente aterrado ou ligado ao VDD em vez de ficarem flutuando.


Carregar ppt "11 Microeletrônica Germano Maioli Penello Sala 5145 (sala 17 do laboratorio de engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google