A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como eu brinco? Conto, desenho e pinto."— Transcrição da apresentação:

1 Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Velho novo jeito de brincar Linhas da Vida – Balanço (5º ano – Turma 4) Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.

2 Apresentação Brincar é uma experiência humana, rica e complexa que, na maioria das vezes apoiada por alguns objetos (os brinquedos), ajuda na construção da identidade, na formação de indivíduos ao longo dos tempos. Porém o acesso às novas tecnologias fez com que brinquedos tradicionais e simples perdessem espaço e as brincadeiras ganharam novas formas. Visando resgatar e valorizar brincadeiras antigas, apoiados nas atividades do Projeto Mundo Leitor no livro Linhas da Vida – Balanço, os alunos do 5º ano turma 4 realizaram uma série de atividades com esse objetivo. Começaram entrevistando pessoas mais velhas para conhecer de que forma se divertiam e como eram seus brinquedos.

3 Apresentação Nesse processo, visando engajamento e motivação dos alunos, as charges, tirinhas e quadrinhos foram usados como forma de representação da realidade da criança, além de possibilitar o trabalho das linguagens verbal e não verbal. Partindo desse pressuposto, utilizando todo o conhecimento adquirido ao longo das atividades propostas, os alunos montaram uma exposição com imagens que retratam suas vivências relacionadas às brincadeiras, valorizando dessa forma as descobertas, inovações e novas maneiras de brincar. É válido ressaltar que a leitura de gibis e quadrinhos também é considerada um entretenimento, portanto, mais uma forma de aprender brincando.

4 Objetivos Resgatar as brincadeiras antigas
Valorizar antigas e novas brincadeiras Retratar as brincadeiras através de desenho Narrar vivências infantis através das tirinhas Realizar trocas a partir das vivências retratadas

5 Desenvolvimento 1º Momento:
Seguindo as orientações da atividade proposta pelo livro Linhas da Vida, os alunos entrevistaram pessoas mais velhas sobre as brincadeiras que realizavam na infância. Em consonância com a atividade e em homenagem ao dia dos avós, no dia 25 de julho, os avós de um dos alunos foram convidados a participar de um bate- papo com a turma e a dividir com ela um pouco de suas memórias sobre os brinquedos que utilizavam quando crianças e de que forma se divertiam.

6 Desenvolvimento 2º Momento:
Os estudos a cerca de tirinhas, quadrinhos e charges direcionaram a prática de algumas atividades e, partindo do tema “Como eu brinco”, os alunos realizaram uma produção nesse gênero textual, onde puderam expressar livremente suas preferências relativas às brincadeiras, o que permitiu a valorização das mesmas.

7 Desenvolvimento 3º Momento:
Mais uma vez orientada pelo livro Linhas da Vida, a turma desenvolveu as atividades que foram desde a observação do quadro Brincadeiras de Ricardo Ferrari à criação de um painel coletivo com imagens de crianças se divertindo com brincadeiras que ultrapassam as barreiras do tempo.

8 Desenvolvimento 4º Momento:
Os quadrinhos, tirinhas, charges e painel de brincadeiras produzidos pelos alunos foram reunidos em uma exposição que ocorreu na escola durante a “Semana da Criança”, entre os dias 05 a 09 de outubro, em homenagem ao dia da criança. Nesse período, os alunos do 4º e 5º ano tiveram acesso ao trabalho desenvolvido pela turma 4 do 5º ano e puderam trocar conhecimentos sobre as diferentes maneiras de se divertir.

9 Como brinco, eu conto assim...

10 Como brinco, eu conto assim...

11 Como brinco, eu conto assim...

12 Como brinco, eu conto assim...

13 Como brinco, eu conto assim...

14 Como brinco, eu conto assim...

15 Avaliação O processo inteiro foi uma grande troca de conhecimento e experiências: muitas brincadeiras antigas foram resgatadas e outras recém lançadas, como é o caso de alguns jogos eletrônicos, foram mencionadas. Apesar de existirem preferências declaradas por novas brincadeiras e brinquedos tecnológicos, nota-se claramente um encantamento por algumas das brincadeiras antigas citadas ao longo das atividades, principalmente as educativas, com regras pré-estabelecidas, que devem ser valorizadas, pois estimulam a responsabilidade e a disciplina, entre outros valores.

16 Galeria de Fotos

17

18

19


Carregar ppt "Como eu brinco? Conto, desenho e pinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google