Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOlívia Escobar Guimarães Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA IMPROVISAÇÃO COM FLORES: AÇÃO DO PIBID DANÇA DA UFRN ENTRE A GRADUAÇÃO E O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA REDE BÁSICA Discentes: Jessica Rafaela B. Cortés (Bolsista PIBID) Silvia Priscila Lopes Silva (Bolsista PIBID) Orientadora: Prof.: Dra. Karenine de Oliveira Porpino (Bolsista PIBID – Coordenadora)
2
O subprojeto PIBID-Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua em duas escolas da rede básica de ensino no Estado do Rio Grande do Norte Escola Municipal Profa. Zeneide Igino, localizada no Bairro de Cidade Nova, na Av. Solange Nunes do Nascimento, nº 277, na cidade de Natal – RN Foto: Portal PIBID UFRN – DANÇA (2015 )
3
Ações desenvolvidas: O presente trabalho foi desenvolvido como parte das ações Vivências em Dança e Dança em Trânsito Trata-se de uma apresentação de dança e uma oficina realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril)
4
A oficina : A coreografia com o uso de flores foi desenvolvida na disciplina de Composição Coreográfica do Curso de licenciatura em Dança, ministrada pelas professoras Patrícia Leal e Larissa Marques, tendo como referência os autores Tatsumi Hijikata e Pina Bausch. A composição foi apresentada Escola Municipal Zeneide Igino de Moura e a mesma estratégia de criação do trabalho foi vivida pelos alunos no formato de oficina de dança realizada com a turma do 5º ano B, do turno matutino.
5
Foto: Aquecimento, alunos do 5ªB Foto: Apresentação do dia Internacional da dança, bolsistas PIBID
6
Objetivos: Buscar uma articulação entre o apreciar e o fazer dança ancorados numa perspectiva de criação de novas possibilidades de movimento que extrapolam e ampliam o conhecimento de dança até então produzido pelos alunos Propor aos alunos uma investigação do movimento a partir do manuseio de flores brancas Articular os contextos formativos da graduação e do PIBID Foto: Alunos 5ªB
7
Resultados Consideram-se aqui novas possibilidades de criação em dança advindas da referência da Dança Contemporânea, cuja diversidade estética pode ampliar as perspectivas de ensino da dança na escola.
8
Referências FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2010
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.