A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*
PROF.ª CLENISE L. SCHMIDT

2 SAE Metodologia científica de que o profissional enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência aos pacientes. (TANNURE, 2011).

3 RESOLUÇÃO COFEN-358/2009 IMPLEMENTAÇÃO DA SAE

4 Fases da SAE... Coleta de dados (Histórico de Enfermagem)
Diagnóstico de Enfermagem Planejamento Implementação da assistência de enfermagem Avaliação

5 HISTÓRICO DE ENFERMAGEM Anamnese e Exame Físico
1ª FASE HISTÓRICO DE ENFERMAGEM Anamnese e Exame Físico Coleta de informações referentes ao estado de saúde do indivíduo, da família e da comunidade, com o propósito de identificar as necessidades, os problemas, as preocupações e as reações humanas.

6 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM Análise e interpretação dos dados
2ª FASE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM Análise e interpretação dos dados O enfermeiro deverá ter capacidade de análise, julgamento, síntese e percepção ao interpretar dados clínicos. Devem ser listados em ordem de prioridade, com base no grau de ameaça ao nível de bem-estar do paciente.

7 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
2ª FASE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM Problemas reais Problemas potenciais Identificação das necessidades humanas básicas afetadas Grau de dependência da equipe de enfermagem

8 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
2ª FASE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM Domínios em que são distribuídos os diagnósticos de enfermagem da NANDA DOMÍNIO 1 PROMOÇÃO DA SAÚDE DOMÍNIO 2 NUTRIÇÃO DOMÍNIO 3 ELIMINAÇÃO E TROCA DOMÍNIO 4 ATIVIDADE/REPOUSO DOMÍNIO 5 PERCEPÇÃO/COGNIÇÃO DOMÍNIO 6 AUTOPERCEPÇÃO DOMÍNIO 7 PAPEIS E RELACIONAMENTO DOMÍNIO 8 SEXUALIADADE DOMÍNIO 9 ENFRENTAMENTO/ TOLERÂNCIA AO ESTRESSE DOMÍNIO 10 PRINCÍPIOS DE VIDA DOMÍNIO 11 SEGURANÇA/PROTEÇÃO DOMÍNIO 12 CONFORTO DOMÍNIO 13 CRESCIMENTO/ DESENVOLVIMENTO

9 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
2ª FASE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM Tipos de diagnósticos de enfermagem segundo NANDA Diagnósticos reais Diagnósticos de risco Diagnósticos de promoção da saúde Diagnósticos de bem-estar

10 Exemplos de diagnósticos de enfermagem
Diagnósticos reais Integridade tissular prejudicada, relacionada à imobilização física e circulação alterada, evidenciada por ferida com área de solapamento (8cm), na região trocantérica direita. Diagnósticos de risco Risco para integridade da pele prejudicada, relacionada à imobilização física e circulação alterada. Diagnósticos de promoção da saúde Comportamento de busca de saúde relacionado a autoestima elevada, evidenciado por desejo expresso de buscar um nível mais elevado de bem-estar. Diagnósticos de bem-estar Disposição para aumento da esperança relacionada a crenças de saúde e apoio de pessoas significativas evidenciado por relato de desejar reforçar a resolução de problemas para alcançar a meta de uma melhor condição de saúde.

11 PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA
3ª FASE PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA Plano de ação para alcançar resultados em relação aos diagnósticos de enfermagem

12 Itens necessários para os resultados esperados:
Ser claro e conciso Ser centrado no paciente Estar relacionado ao título do diagnóstico Ser atingíveis Conter limite de tempo Ser mensurável

13 4ª FASE IMPLEMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (PRESCRIÇÃO)
Ações prescritas e necessárias para obtenção dos resultados esperados. As prescrições devem incluir a ação a ser realizada, com descrição do verbo no infinitivo.

14 Itens necessários para uma prescrição da enfermagem:
O que fazer Como fazer Quando fazer Onde fazer Com que frequência fazer Por quanto tempo ou quando fazer NIC

15 AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
5ª FASE AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Ação de acompanhar as respostas do paciente aos cuidados prescritos e implementados. Anotações/evoluções no prontuário baseada na observação direta da resposta do paciente à terapia proposta.

16 NANDA NOC NIC

17 Educação Permanente dos profissionais envolvidos no processo.
Prática da SAE Educação Permanente dos profissionais envolvidos no processo. “Processos formativos estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde.”

18 EXAME FÍSICO

19 EXAME Finalidade: levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação de anormalidades encontradas para ter subsídios para o diagnóstico e posterior prescrição e evolução da assistência de enfermagem. O enfermeiro deverá realizar, criteriosamente, os seguintes passos propedêuticos: - INSPEÇÃO; - AUSCULTA; - PALPAÇÃO; - PERCUSSÃO.

20 INSPEÇÃO É a observação detalhada, com vista desarmada, da superfície externa do corpo (aspecto, cor, forma, tamanho e movimento), bem como das cavidades que são acessíveis para visualização exterior. - Começa no primeiro contato com o paciente, sendo a mais importante das técnicas; - É um exame minucioso e sistemático que visa ao comportamento do paciente e ao seu corpo.

21 AUSCULTA É o procedimento pelo qual se detectam os sons produzidos dentro do organismo, utilizando o estetoscópio. Importante meio de avaliação das funções cardiovascular, pulmonar e digestória.

22 AUSCULTA DE BULHAS CARDÍACAS

23 AUSCULTA PULMONAR

24 PALPAÇÃO É o toque exercido na região ou parte corporal, após observação, percebendo o estado de diversas estruturas. A experiência torna a percepção do normal e anormal mais fácil. *Céfalo-caudal.

25 PERCUSSÃO Consiste em golpear a superfície explorada do corpo para produzir sons que permitam avaliar as estruturas pelos tipos de sons produzidos. A percussão ajuda a determinar se o tecido subjacente é sólido ou se contém ar/líquido.

26 SONS ENCONTADOS NA PERCUSSÃO MACIÇO: regiões desprovidas de ar (músculo, fígado, coração). Sensação de dureza e resistência. SUBMACIÇO: variação do maciço, presença de ar em pequena quantidade. TIMPÂNICO: regiões que contenham ar, recobertas por membrana flexível, como o estômago. Sensação de elasticidade. CLARO PULMONAR: especificamente na área dos pulmões.

27 A enfermagem terá a importância que você dará a ela!
Lembre-se... A enfermagem terá a importância que você dará a ela! (TUNNARE, 2011)


Carregar ppt "SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google