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Funções Departamento da Qualidade

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Apresentação em tema: "Funções Departamento da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Funções Departamento da Qualidade
Desenvolve Minas Funções Departamento da Qualidade

2 Funções Mapeamento de processos; Melhoria contínua de processos;
Coordenar e organizar auditorias internas e externas; * Programas da Qualidade; * Controle de Documentos; * Gestão do Conhecimento; * O Departamento de Garantia de Qualidade (DGQ) é responsável pela qualidade dos diversos setores e atividades da Empresa. Para a implantação da qualidade é necessário tempo, dedicação e sensibilização. Caracteriza-se por fazer o melhor, de maneira mais efetiva. Dessa forma, o DGQ deve influenciar todos os departamentos, com o objetivo de prestar-lhes consultoria, fazendo dos mesmos seus clientes internos. O contato direto com os departamentos permite que o DGQ e os demais departamentos consigam, em conjunto, propor soluções e melhorias para os processos internos. Trabalhar com qualidade é laborioso, logo exige-se que os profissionais da área sejam criativos, autênticos, persistentes, observadores e tenham poder de liderança e decisão. Diante disso, o departamento atua na empresa com a implementação de várias ferramentas de qualidade visando a melhoria contínua dos erros e problemas mais frequentes da empresa. Essas ferramentas atuam ainda na motivação e reconhecimento dos membros de acordo com todas as funções de melhoria executadas por eles. O DGQ tem como função ainda a gestão do conhecimento, a qual possui a responsabilidade de arquivamento e organização de todos os documentos da empresa assegurando que todos os membros tenham acesso a eles. Além disso, a gestão do conhecimento é importante para garantir que gestões futuras possam ter acesso a informações importantes dos processos e projetos da empresa, o que garante, consequentemente, eficácia, eficiência e qualidade na execução de suas funções.

3 Funções Modelo de Excelência em Gestão (MEG);
Preenchimento e Análise do PEG; * Qualidade dos projetos e propostas; Revisão da entrega de propostas; Padronização das entregas; Auditorias de projetos. Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008). * O Departamento de Garantia de Qualidade (DGQ) é responsável pela qualidade dos diversos setores e atividades da Empresa. Para a implantação da qualidade é necessário tempo, dedicação e sensibilização. Caracteriza-se por fazer o melhor, de maneira mais efetiva. Dessa forma, o DGQ deve influenciar todos os departamentos, com o objetivo de prestar-lhes consultoria, fazendo dos mesmos seus clientes internos. O contato direto com os departamentos permite que o DGQ e os demais departamentos consigam, em conjunto, propor soluções e melhorias para os processos internos. Trabalhar com qualidade é laborioso, logo exige-se que os profissionais da área sejam criativos, autênticos, persistentes, observadores e tenham poder de liderança e decisão. Diante disso, o departamento atua na empresa com a implementação de várias ferramentas de qualidade visando a melhoria contínua dos erros e problemas mais frequentes da empresa. Essas ferramentas atuam ainda na motivação e reconhecimento dos membros de acordo com todas as funções de melhoria executadas por eles. O DGQ tem como função ainda a gestão do conhecimento, a qual possui a responsabilidade de arquivamento e organização de todos os documentos da empresa assegurando que todos os membros tenham acesso a eles. Além disso, a gestão do conhecimento é importante para garantir que gestões futuras possam ter acesso a informações importantes dos processos e projetos da empresa, o que garante, consequentemente, eficácia, eficiência e qualidade na execução de suas funções.

4 Programas de Qualidade
Desenvolve Minas Programas de Qualidade

5 Programa 5S O 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.

6 Benefícios Melhoria do ambiente de trabalho;
Maior produtividade e eficiência; Redução de custos e perdas; Disciplina de hábitos e atitudes; Maior bem estra dos colaboradores.

7 Os 5 sensos 5S Utilização Organização Limpeza Bem-estar Autodisciplina

8 Os 5 sensos Utilização: separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. Organização: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Limpeza: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas das sujeiras e aprendendo a não sujar. Bem-estar: Trata da higiene pessoal, da higiene do ambiente e da higiene das relações humanas. Autodisciplina: o último senso consiste de fazer dessas atitudes um hábito, transformando o 5S num modo de vida.

9 Como implantar o 5S?

10 Definição de um mascote
Sugere-se que seja elaborado um mascote para representar o Programa 5S, com o objetivo de envolver os membros e facilitar a divulgação e a cobrança das ações do programa.

11 1. Reunião de conscientização
O objetivo é que os membros se conscientizem a respeito do programa e da implantação na EJ. Nela, deve ser apresentado sobre o programa 5S, focando nos benefícios que o programa trará para a empresa, principalmente, no que diz respeito a melhoria do clima e do ambiente. Recomenda-se a utilização de dinâmicas ou atividades que estimulem a participação e envolvimento dos membros.

12 2. Sugestões dos membros Coletar sugestões dos membros para a melhoria do clima e do ambiente da empresa bem como para a implantação do programa na EJ. Sugestões para o Dia D. Caixinhas de sugestões; Pesquisa de clima;

13 3. Estruturação do Programa
O objetivo será estruturar como funcionará o programa dentro da EJ, inclusive o Dia D, a partir dos treinamentos recebidos e das sugestões dadas pelos membros. Para isso pode ser utilizada a ferramenta 5W2H.

14 4. Treinamento dos colaboradores
Os membros da EJ deverão ser treinados quanto a metodologia programa 5S que será implantada na EJ. O treinamento deve ser dinâmico e interativo, buscando envolver e conscientizar todos os membros quanto ao programa; Os membros devem ser treinados sobre o funcionamento do 5S na EJ todo início de gestão.

15 5. Pesquisa 5S Elaborar uma pesquisa 5S para enviar aos membros, abordando a satisfação deles com ambiente e a infraestrutura da empresa. A partir da pesquisa devem ser traçadas ações para melhorar estes dois aspectos. O resultados e as ações devem ser divulgadas aos membros.

16 6. Realização Dia D O objetivo do Dia D é trabalhar, de maneira prática, os Sensos de utilização, ordenação e limpeza através de um sistema de mutirão realizado por todos os membros da empresa.  Deve ser realizado um planejamento das ações do Dia D e das equipes que atuarão em determinadas áreas da empresa com os respectivos horários. Deve ser elaborado um Check-List das atividades a serem realizadas no Dia D para guiar as equipes. Sugere-se criar uma divulgação do Dia D.

17

18 Check-List dia D

19 7. Auditoria 5S As auditorias visam verificar se as atividades do 5S estão sendo seguidas relacionada ao três primeiros sensos e ao último. Realizada pelos membros periodicamente através de listas de verificação. Deve ser verificado arquivos digitais e físicos.

20 Ciclo 5S As atividades do 5S deverão ser realizadas por ciclo de acordo com a EJ. Treinamento para os membros; Pesquisa 5S; Dia D; Auditorias; Resultado por departamento;

21 Observações Deverá ocorrer a cobrança contínua à das atividades do 5S pelos responsáveis. A EJ pode optar por realizar um rodízio entre responsáveis e cada senso ou então deixar um único departamento responsável pelo monitoramento do 5S; É interessante que sejam criados mecanismos de pontuação para as áreas da empresa de acordo com a realização das atividades do 5S, para que haja. A área com maior pontuação deve ser premiada (Caixa de bombom, bis, livros);

22 Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ)
O PIQ consiste em um programa baseado em  critérios que são estabelecidos pelos departamentos, com pesos. Os critérios são atividades que todos os membros devem cumprir. O tempo todos esses critérios são avaliados e todo o mês é tabulado e divulgado o resultado de qual departamento se destacou positivamente (e negativamente), gerando um resultado final no término da gestão.

23 Benefícios Garantia do cumprimento de atividades;
Cumprimento de prazos; Melhoria no Programa 5S; Aumento da responsabilidade; Estímulo a participação de atividade não-obrigatórias; Melhoria no clima organizacional.

24 Critérios do PIQ Obrigatório:
Responder Pesquisa de Satisfação no prazo; Escrever Texto do Blog; Cumprir cronograma de limpeza. Erro: Esquecer objetos pessoais na empresa em local desapropriado; Perder Bótton; Atraso em reunião Geral. Bônus: Participar de eventos do NRS; Comparecer em RP da FEJEMG; Participar do Dia D do 5S.

25 Como implantar o PIQ? Estabelecer os critérios de cada departamento;
Estabelecer meta para a gestão Apresentar o Programa para os membros no início da gestão; Apresentar ou enviar critérios do PIQ aos membros; Solicitar a tabulação do resultado no final do mês;

26 Como implantar o PIQ? Tabular os resultados mensais por departamento;
Divulgar o resultado mensalmente e, no final da gestão, o resultado final; Enviar feedback aos membros; Premiação do departamento vencedor. - Pelos responsáveis pelos critérios; - Pelo responsável pelo programa.

27 Ciclo de Controle da Qualidade (CCQ)
O CCQ é um programa da qualidade que objetiva melhoria contínua. Uma equipe é formada para discutir sobre uma determinada falha ou problema encontrado na empresa, visando identificar as causas raízes e traçar ações de melhoria para a falha em questão; Metodologia Kaizen; Utilização de ferramentas da qualidade. Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito; 5 Por quês.

28 Gráfico de Ishikawa

29 5 Por quês

30 Como realizar uma reunião do CCQ?
Seleção do efeito: o efeito pode ser selecionado a partir de sugestões de todos os membros da empresa ou através de sugestões da diretoria executiva. Seleção de participantes: os participantes devem ser definidos de acordo com o problema a ser solucionado. Grupo homogêneo; Grupo heterogêneo.

31 Como realizar uma reunião do CCQ?
Convite aos participantes: convidar os participantes de acordo com o dia e horário estabelecido (observar interesse), abordando a importância de sua participação; Realização da reunião: utilização de ferramentas da qualidade, principalmente Ishikawa, sempre incentivando e questionando os participantes. É necessário um responsável por anotar as saídas da reunião.

32 Como realizar uma reunião do CCQ?
Divulgação das ações: divulgar as ações saídas da reunião determinando os responsáveis por executá-las. Acompanhamento das ações: o responsável pelo programa deverá monitorar e cobrar a execução das ações saídas das reuniões do CCQ.

33 Dicas para conduzir a reunião

34 Desenvolvimento 2015 Dúvidas?

35 Diretoria de Desenvolvimento

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