A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parnasianismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parnasianismo."— Transcrição da apresentação:

1 parnasianismo

2 Mesmo contexto realista/naturalista
Contexto histórico Revolução Industrial Ascensão da classe burguesa ... Mesmo contexto realista/naturalista

3

4 características Objetividade Negação do sentimento Arte pela arte
Rigor formal - belezaaaa Descritivismo

5 autores Alberto de Oliveira Principal autor – reproduziu as formas
Objetivo estrutural Poeta antilírico Distanciamento da realidade Arte descritiva

6 VASO GREGO Esta de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa*, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Então, e, ora repleta ora esvazada, A taça amiga aos dedos seus tinia, Toda de roxas pétalas colmada.

7 Depois… Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas Finas hás de lhe ouvir, canora**** e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada música das cordas, Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

8

9

10 Mas diferente de Oliveira... Lirismo melancólico
Raimundo Correia Vocabulário precioso Descritivo Mas diferente de Oliveira... Lirismo melancólico Meditação e pessimismo Busca um caráter filosófico para as condições do homem É criticado pela falta de originalidade

11

12 AS POMBAS Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada... E à tarde, quando a rígida nortada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada... Também dos corações onde abotoam, Os sonhos, um por um, céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam, Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos corações não voltam mais...

13

14 Mal Secreto Se a cólera que espuma, a dor que mora N’alma, e destrói cada ilusão que nasce, Tudo o que punge, tudo o que devora O coração, no rosto se estampasse; Se se pudesse o espírito que chora Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse! Quanta gente que ri, talvez, consigo Guarda um atroz, recôndito inimigo, Como invisível chaga cancerosa! Quanta gente que ri, talvez existe, Cuja a ventura única consiste Em parecer aos outros venturosa!

15

16 Produziu contos, crônicas e obras didáticas
Olavo Bilac Deu preferência às formas fixas Culto do estilo Linguagem simples Pureza da forma Vertente sensual Temática amorosa Metalinguagem Preocupação nacionalista Autor mais, mais, mais... Produziu contos, crônicas e obras didáticas

17 Profissão de fé Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto relevo  Faz de uma flor. (...) Por isso, corre, por servir-me,  Sobre o papel A pena, como em prata firme  Corre o cinzel. (...) Torce, aprimora, alteia, lima  A frase; e, enfim,  No verso de ouro engasta a rima,  Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina,  Dobrada ao jeito  Do ourives, saia da oficina  Sem um defeito (...)

18

19 VIA LÁCTEA XIII Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto

20 Direis agora: "Tresloucado amigo. que conversas com elas
Direis agora: "Tresloucado amigo! que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo? "E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas।"

21

22 QUESTÕES 1. Marque a afirmativa correta:
a) O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia. b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial. c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre. d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal. e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.

23 2. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:
a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza; b) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas; c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos; d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo; e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.

24 03. Não caracteriza a estética parnasiana:
a) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas. b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma. c) A obsessão pelo adorno e contenção lírica. d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos. e) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.

25 4. Leia os versos: Esta, de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhantes copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia. Então e, ora repleta ora esvaziada, A taça amiga aos dedos seus tinia Todas de roxas pétalas colmada. (Alberto de Oliveira)

26 5. Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema: busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo; b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso; c) revalorização das idéias iluministas e descrição do passado; d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga; e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.

27 6. “Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.” trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta: a) distanciado da realidade. b) engajado. c) crítico. d) irônico. e) informal.

28 7. Leia com atenção:  “O objetivo da “arte pela arte” é o Belo, a criação da beleza pelo uso perfeito dos recursos artísticos; nesse sentido, levaram ao exagero o culto do ritmo, da rima e do vocabulário”; “A partir de 1883, este movimento se define na Literatura Brasileira, sobretudo com os versos de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac”. Assinale a alternativa que indica o movimento de que tratam os fragmentos acima: a – Modernismo b – Parnasianismo c – Concretismo d – Simbolismo e – Naturalismo

29 8. Na esteira da busca ________, o Parnasianismo tende ao ________
8. Na esteira da busca ________, o Parnasianismo tende ao ________. Dessa forma, ________ a possibilidade de vínculo com a realidade. a) da impessoalidade / dogmatismo / estabelece b) da perfeição formal / esteticismo / rejeita c) da perfeição formal / ilogismo / estabelece d) do psicologismo / ilogismo / refuta e) da impassibilidade / descritivismo / recupera

30 9. E sobre mim, silenciosa e triste, A Via-Láctea se desenrola Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac) Sobre o fragmento poético não é correto afirmar: a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação. b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético. c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros. d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva. e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.

31 10. Enfocando os temas e as atitudes parnasianos:
a) a poesia parnasiana é alienada, no sentido de que ignora as questões que não sejam essencialmente estéticas; b) há um acentuado desprezo pela plebe e pelas aspirações populares; c) o artesanato poético é sua principal preocupação; d) os parnasianos diferem da atitude impassível e anti- sentimental dos realistas; e) é uma poesia de elaboração, fruto do “esforço intelectual”.


Carregar ppt "Parnasianismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google